Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6886 |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação localizadas na Terra do Meio, região da Amazônia paraense. A Educação Popular e a metodologia freiriana de alfabetização de adultos serviram como suporte às atividades desenvolvidas. Esse processo, que teve como princípios o diálogo e a participação comunitários, favoreceu a valorização da cultural tradicional – e por conseguinte do meio ambiente –, além de uma compreensão mais protagonista e crítica de sua própria realidade. As experiências descritas podem servir como parâmetros para atuações com populações tradicionais, residentes ou não em áreas protegidas. É importante alertar, entretanto, que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as propostas para seu enfrentamento foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias. |
id |
FURG_2f768146573ffff320bbac567796468a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6886 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicasPopular Education and Environment: Dialogues with Traditional Populations in the Amazon RegionEducação popularMeio ambientePopulações tradicionaisAlfabetização de adultosPopular educationEnvironmentTraditional populationLiteracy programs for adultsO presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação localizadas na Terra do Meio, região da Amazônia paraense. A Educação Popular e a metodologia freiriana de alfabetização de adultos serviram como suporte às atividades desenvolvidas. Esse processo, que teve como princípios o diálogo e a participação comunitários, favoreceu a valorização da cultural tradicional – e por conseguinte do meio ambiente –, além de uma compreensão mais protagonista e crítica de sua própria realidade. As experiências descritas podem servir como parâmetros para atuações com populações tradicionais, residentes ou não em áreas protegidas. É importante alertar, entretanto, que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as propostas para seu enfrentamento foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias.This paper aims at describing an experience in consulting whose objectives were the census of the dwellers, the socio-economic diagnosis and the creation of the Deliberative Councils in two Conservation Units located in Terra do Meio, Pará, in the Amazon region. Popular Education and Freire‟s methodology applied to literacy programs for adults formed the bases for the tasks that were carried out. This process used some principles, such as communitarian dialogue and participation, and valued the traditional culture – consequently, the environment –, besides favoring a more participative and critical understanding of the reality. The experiences that were described can be used as parameters to work with traditional populations that live/don‟t live in conservation areas. However, it is important to point out that the problems this research diagnosed are regional. Therefore, the proposals presented to face them were considered according to their specificity and idiosyncrasy.EDGRAF2016-12-07T16:02:45Z2016-12-07T16:02:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONCELOS, Valéria Oliveira de; et al. Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 47-66, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/879/914>. Acesso em: 30. nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6886porVasconcellos, Valéria Oliveira deSiqueira, Cristiano Tierno deSantos, RaquelSalazar, MarceloStraatmann, JefersonNeves, LeticiaReis, Allan Ribeiro dosCampos, Patrícia Grecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-07T16:02:45Zoai:repositorio.furg.br:1/6886Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-07T16:02:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas Popular Education and Environment: Dialogues with Traditional Populations in the Amazon Region |
title |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
spellingShingle |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas Vasconcellos, Valéria Oliveira de Educação popular Meio ambiente Populações tradicionais Alfabetização de adultos Popular education Environment Traditional population Literacy programs for adults |
title_short |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
title_full |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
title_fullStr |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
title_full_unstemmed |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
title_sort |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
author |
Vasconcellos, Valéria Oliveira de |
author_facet |
Vasconcellos, Valéria Oliveira de Siqueira, Cristiano Tierno de Santos, Raquel Salazar, Marcelo Straatmann, Jeferson Neves, Leticia Reis, Allan Ribeiro dos Campos, Patrícia Greco |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Cristiano Tierno de Santos, Raquel Salazar, Marcelo Straatmann, Jeferson Neves, Leticia Reis, Allan Ribeiro dos Campos, Patrícia Greco |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Valéria Oliveira de Siqueira, Cristiano Tierno de Santos, Raquel Salazar, Marcelo Straatmann, Jeferson Neves, Leticia Reis, Allan Ribeiro dos Campos, Patrícia Greco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular Meio ambiente Populações tradicionais Alfabetização de adultos Popular education Environment Traditional population Literacy programs for adults |
topic |
Educação popular Meio ambiente Populações tradicionais Alfabetização de adultos Popular education Environment Traditional population Literacy programs for adults |
description |
O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação localizadas na Terra do Meio, região da Amazônia paraense. A Educação Popular e a metodologia freiriana de alfabetização de adultos serviram como suporte às atividades desenvolvidas. Esse processo, que teve como princípios o diálogo e a participação comunitários, favoreceu a valorização da cultural tradicional – e por conseguinte do meio ambiente –, além de uma compreensão mais protagonista e crítica de sua própria realidade. As experiências descritas podem servir como parâmetros para atuações com populações tradicionais, residentes ou não em áreas protegidas. É importante alertar, entretanto, que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as propostas para seu enfrentamento foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-12-07T16:02:45Z 2016-12-07T16:02:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; et al. Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 47-66, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/879/914>. Acesso em: 30. nov. 2016. 2238-5533 http://repositorio.furg.br/handle/1/6886 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; et al. Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 47-66, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/879/914>. Acesso em: 30. nov. 2016. 2238-5533 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187268385439744 |