A educação ambiental e a interdisciplinaridade através da horta : um estudo de caso entre duas escolas da cidade de Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcelo Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6140
Resumo: O presente estudo de caso tem como objetivo relacionar a Educação Ambiental (EA) aos aspectos multidisciplinares de conteúdos das ciências naturais, tendo por base o tema da “horta escolar” e de sua interpretação por estudantes de duas escolas da cidade do Rio Grande/RS, uma delas situada no contexto urbano, e a outra, no meio rural. Para esta análise, consideramos a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pedro Francisco Bertoni em Domingos Petroline e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão de Cerro Largo no bairro Centro de nossa cidade. Desse modo, realizamos um debate teórico e analítico da escola enquanto possível instrumento de aprendizagem sobre conteúdos científicos relacionados ao meio ambiente, associada a uma abordagem de natureza participativa e lúdica fundada na sensibilização dos atores envolvidos em seus respectivos cenários.Como procedimento metodológico,foi elaborado um questionário discutindo junto às escolas em reuniões agendadas anteriormente e dúvidas pertinentes às questões propostas foram esclarecidas servindo de base para investigação desta pesquisa, feita com aproximadamente vinte e seis alunos entre as duas escolas.Assim,uma parcela de estudantes de ambas as escolas foram envolvidos na coleta de um grupo de questões objetivas e descritivas relacionadas a temas ambientais do cotidiano, realizando-se posteriormente um estudo comparativo entre as respostas de cada escola considerada conforme as faixas etárias nelas existentes.De um modo geral, as manifestações textuais dos educandos foram agrupadas em diferentes eixos tematizados da seguinte forma: Agricultura Orgânica e Interdisciplinaridade/Ensino de Ciências Naturais/Meio Ambiente.Como resultados, podemos compreender que a horta escolar constitui-se numa potencial “laboratório vivo” que transcende até mesmo os domínios da sala de aula, uma vez que se revela como um sistema ecológico em que há interação dinâmica entre todos os seus elementos constitutivos observados de forma direta pelos alunos: o solo, as plantas, a atmosfera e suas relações. Neste sentido, foi possível apreender o potencial ecológico-educativo que a horta proporciona in loco aos interessados em se aprofundar nos complexos mecanismos da natureza, e assim, um melhor entendimento dos conteúdos estudados nas disciplinas de ciências naturais.
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Desse modo, realizamos um debate teórico e analítico da escola enquanto possível instrumento de aprendizagem sobre conteúdos científicos relacionados ao meio ambiente, associada a uma abordagem de natureza participativa e lúdica fundada na sensibilização dos atores envolvidos em seus respectivos cenários.Como procedimento metodológico,foi elaborado um questionário discutindo junto às escolas em reuniões agendadas anteriormente e dúvidas pertinentes às questões propostas foram esclarecidas servindo de base para investigação desta pesquisa, feita com aproximadamente vinte e seis alunos entre as duas escolas.Assim,uma parcela de estudantes de ambas as escolas foram envolvidos na coleta de um grupo de questões objetivas e descritivas relacionadas a temas ambientais do cotidiano, realizando-se posteriormente um estudo comparativo entre as respostas de cada escola considerada conforme as faixas etárias nelas existentes.De um modo geral, as manifestações textuais dos educandos foram agrupadas em diferentes eixos tematizados da seguinte forma: Agricultura Orgânica e Interdisciplinaridade/Ensino de Ciências Naturais/Meio Ambiente.Como resultados, podemos compreender que a horta escolar constitui-se numa potencial “laboratório vivo” que transcende até mesmo os domínios da sala de aula, uma vez que se revela como um sistema ecológico em que há interação dinâmica entre todos os seus elementos constitutivos observados de forma direta pelos alunos: o solo, as plantas, a atmosfera e suas relações. Neste sentido, foi possível apreender o potencial ecológico-educativo que a horta proporciona in loco aos interessados em se aprofundar nos complexos mecanismos da natureza, e assim, um melhor entendimento dos conteúdos estudados nas disciplinas de ciências naturais.This paper is a study of case which goal is to connect environmental education (EE) with multidisciplinary aspects of the contents of natural sciences. It has by basis the topic of “Gardening at school” and its interpretation by students of two different schools at the city of Rio Grande (RS). One of the schools is located in rural area and the other in urban area. For this analysis it was considered a public school named Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pedro Francisco Bertoni located in Domingos Petrolini (a rural area ) and another public school named Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão de Cerro Largo located in urban area. Thereby, it was realized a theoretical and analytical debate about the school as a tool for learning scientific contents related to environment, also associated to an approach of participative and playful nature. All grounded in the sensitization of the stakeholders in their respective scenarios.Methodological procedure was prepared a questionnaire discussing with schools previously scheduled meetings relevant to questions and doubts were clarified proposals serving as the basis for this research poll of about twenty-six students between the two schools.Thus, a portion of students from both schools were involved in answering objective and descriptive questions about environmental themes.Afterwards, a comparative study among the answers is done accordingly by age and school. Generally, the textual manifestations of students were grouped in different sections titled: Organic Agriculture and Interdisciplinarity/ Teaching of Natural Sciences/ Environment. As a result it can be understood that Gardening at school may work as a potential live laboratory that transcends the classroom walls. Because it is an ecological systems that has dynamics interactions between the constitutive elements observed by direct experience by the students, such as: soil, plants, air and its relations. In this sense,it was possible to see the potential of gardening at school as an excellent tool in the process of ecological teachings. It is a practical study, which provides in loco a way to go deeper in the complex mechanisms of nature, thus, a better understanding of contents studied in the disciplines of natural sciences.Veras Neto, Francisco QuintanilhaKrolow, Ivan Renato CardosoRodrigues, Marcelo Dias2016-05-25T21:18:08Z2016-05-25T21:18:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Marcelo Dias. 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