Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8556 |
Resumo: | O setor de comércio e serviços (terciário) é parte da organização econômica das diferentes sociedades e está presente principalmente nas cidades, é responsável pela maior parte dos empregos e desempenhou papel protagonista nas diferentes escalas e com elevada expansão nas últimas décadas. Dentre as atividades terciárias, o trabalho investigou o segmento comercial varejista, que é onde se adquirem a maior parte dos bens de consumo. A importância do crescimento do varejo na vida dos indivíduos e nos circuitos produtivos, não é acompanhada na mesma proporção por estudos sobre as estratégias de agentes econômicos hegemônicos. Busca-se preencher a lacuna existente, analisando quais as estratégias do segmento do comércio varejista para se desenvolver e quais as transformações ocorridas nos treze primeiros anos do século XXI. Em parte do período o Brasil viveu uma fase ascendente em sua economia refletindo em mudanças no emprego, na renda, no faturamento dos varejistas e no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Foram investigadas ações dos agentes econômicos hegemônicos atuantes no Brasil nos ramos de supermercados e de linha branca. Até o ano de 2013 os grupos dominantes no varejo nacional são estrangeiros e originam-se na França (Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) e nos Estados Unidos da América (Walmart). A entrada e expansão dos grupos estrangeiros se deu através de processos de aquisições e fusões. Destacam-se no varejo, transformações quanto ao crescimento do emprego, número de estabelecimentos, faturamento do setor, inovações tecnológica, mudanças em processos organizacionais, novos formatos de lojas e investimentos em estrutura de logística. |
id |
FURG_2fc62757fc30accdc1a2bc6811a60856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/8556 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no BrasilComércio VarejistaConcentração empresarialEstratégiasO setor de comércio e serviços (terciário) é parte da organização econômica das diferentes sociedades e está presente principalmente nas cidades, é responsável pela maior parte dos empregos e desempenhou papel protagonista nas diferentes escalas e com elevada expansão nas últimas décadas. Dentre as atividades terciárias, o trabalho investigou o segmento comercial varejista, que é onde se adquirem a maior parte dos bens de consumo. A importância do crescimento do varejo na vida dos indivíduos e nos circuitos produtivos, não é acompanhada na mesma proporção por estudos sobre as estratégias de agentes econômicos hegemônicos. Busca-se preencher a lacuna existente, analisando quais as estratégias do segmento do comércio varejista para se desenvolver e quais as transformações ocorridas nos treze primeiros anos do século XXI. Em parte do período o Brasil viveu uma fase ascendente em sua economia refletindo em mudanças no emprego, na renda, no faturamento dos varejistas e no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Foram investigadas ações dos agentes econômicos hegemônicos atuantes no Brasil nos ramos de supermercados e de linha branca. Até o ano de 2013 os grupos dominantes no varejo nacional são estrangeiros e originam-se na França (Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) e nos Estados Unidos da América (Walmart). A entrada e expansão dos grupos estrangeiros se deu através de processos de aquisições e fusões. Destacam-se no varejo, transformações quanto ao crescimento do emprego, número de estabelecimentos, faturamento do setor, inovações tecnológica, mudanças em processos organizacionais, novos formatos de lojas e investimentos em estrutura de logística.FURGMartins, Cesar Augusto AvilaOliveira, Matheus Rodrigues de2020-04-07T15:52:51Z2020-04-07T15:52:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Matheus Rodrigues de. Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS.http://repositorio.furg.br/handle/1/8556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T15:52:51Zoai:repositorio.furg.br:1/8556Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T15:52:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
title |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
spellingShingle |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil Oliveira, Matheus Rodrigues de Comércio Varejista Concentração empresarial Estratégias |
title_short |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
title_full |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
title_fullStr |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
title_sort |
Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil |
author |
Oliveira, Matheus Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Matheus Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Cesar Augusto Avila |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Matheus Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Varejista Concentração empresarial Estratégias |
topic |
Comércio Varejista Concentração empresarial Estratégias |
description |
O setor de comércio e serviços (terciário) é parte da organização econômica das diferentes sociedades e está presente principalmente nas cidades, é responsável pela maior parte dos empregos e desempenhou papel protagonista nas diferentes escalas e com elevada expansão nas últimas décadas. Dentre as atividades terciárias, o trabalho investigou o segmento comercial varejista, que é onde se adquirem a maior parte dos bens de consumo. A importância do crescimento do varejo na vida dos indivíduos e nos circuitos produtivos, não é acompanhada na mesma proporção por estudos sobre as estratégias de agentes econômicos hegemônicos. Busca-se preencher a lacuna existente, analisando quais as estratégias do segmento do comércio varejista para se desenvolver e quais as transformações ocorridas nos treze primeiros anos do século XXI. Em parte do período o Brasil viveu uma fase ascendente em sua economia refletindo em mudanças no emprego, na renda, no faturamento dos varejistas e no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Foram investigadas ações dos agentes econômicos hegemônicos atuantes no Brasil nos ramos de supermercados e de linha branca. Até o ano de 2013 os grupos dominantes no varejo nacional são estrangeiros e originam-se na França (Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) e nos Estados Unidos da América (Walmart). A entrada e expansão dos grupos estrangeiros se deu através de processos de aquisições e fusões. Destacam-se no varejo, transformações quanto ao crescimento do emprego, número de estabelecimentos, faturamento do setor, inovações tecnológica, mudanças em processos organizacionais, novos formatos de lojas e investimentos em estrutura de logística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-04-07T15:52:51Z 2020-04-07T15:52:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Matheus Rodrigues de. Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. http://repositorio.furg.br/handle/1/8556 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Matheus Rodrigues de. Estudo geoeconômico do setor comercial, processos gerais e impactos no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187270422822912 |