Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaghetti, César Augusto Otero
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Botelho, Silvia Silva da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7192
Resumo: O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais.
id FURG_340cf5584a8881666eb8914e6305ac02
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7192
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendênciasErgonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trendsUsabilidadeRealidade aumentadaEducaçãoUsabilityAugmented realityEducationO objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais.The objective of this research was to present a revision of recent researches involving ergonomics and usability in environments of mixed reality. The challenges associated to the future of virtual environments of training that arise with those technologies and what computational, educational and ergonomics resources should be implemented, were investigated. The bibliographical revision was carried out through the search in three service of index-linking in the Web, indicate that few researches utilize technologies of increased and mixed reality with emphasis in the educational aspects.EDGRAF2017-06-08T12:16:48Z2017-06-08T12:16:48Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016.2358-34520102-7352http://repositorio.furg.br/handle/1/7192porVaghetti, César Augusto OteroBotelho, Silvia Silva da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-06-08T12:16:48Zoai:repositorio.furg.br:1/7192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-06-08T12:16:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
Ergonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trends
title Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
spellingShingle Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
Vaghetti, César Augusto Otero
Usabilidade
Realidade aumentada
Educação
Usability
Augmented reality
Education
title_short Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
title_full Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
title_fullStr Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
title_full_unstemmed Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
title_sort Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
author Vaghetti, César Augusto Otero
author_facet Vaghetti, César Augusto Otero
Botelho, Silvia Silva da Costa
author_role author
author2 Botelho, Silvia Silva da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaghetti, César Augusto Otero
Botelho, Silvia Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Usabilidade
Realidade aumentada
Educação
Usability
Augmented reality
Education
topic Usabilidade
Realidade aumentada
Educação
Usability
Augmented reality
Education
description O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-06-08T12:16:48Z
2017-06-08T12:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016.
2358-3452
0102-7352
http://repositorio.furg.br/handle/1/7192
identifier_str_mv VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016.
2358-3452
0102-7352
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187246712422400