Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7192 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais. |
id |
FURG_340cf5584a8881666eb8914e6305ac02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7192 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendênciasErgonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trendsUsabilidadeRealidade aumentadaEducaçãoUsabilityAugmented realityEducationO objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais.The objective of this research was to present a revision of recent researches involving ergonomics and usability in environments of mixed reality. The challenges associated to the future of virtual environments of training that arise with those technologies and what computational, educational and ergonomics resources should be implemented, were investigated. The bibliographical revision was carried out through the search in three service of index-linking in the Web, indicate that few researches utilize technologies of increased and mixed reality with emphasis in the educational aspects.EDGRAF2017-06-08T12:16:48Z2017-06-08T12:16:48Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016.2358-34520102-7352http://repositorio.furg.br/handle/1/7192porVaghetti, César Augusto OteroBotelho, Silvia Silva da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-06-08T12:16:48Zoai:repositorio.furg.br:1/7192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-06-08T12:16:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências Ergonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trends |
title |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
spellingShingle |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências Vaghetti, César Augusto Otero Usabilidade Realidade aumentada Educação Usability Augmented reality Education |
title_short |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
title_full |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
title_fullStr |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
title_full_unstemmed |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
title_sort |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
author |
Vaghetti, César Augusto Otero |
author_facet |
Vaghetti, César Augusto Otero Botelho, Silvia Silva da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Botelho, Silvia Silva da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaghetti, César Augusto Otero Botelho, Silvia Silva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usabilidade Realidade aumentada Educação Usability Augmented reality Education |
topic |
Usabilidade Realidade aumentada Educação Usability Augmented reality Education |
description |
O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2017-06-08T12:16:48Z 2017-06-08T12:16:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016. 2358-3452 0102-7352 http://repositorio.furg.br/handle/1/7192 |
identifier_str_mv |
VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016. 2358-3452 0102-7352 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187246712422400 |