A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dion, Sylvie
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8014
Resumo: No âmbito deste artigo, proponho analisar as diversas peregrinações de uma lenda canadense célebre a partir do "fait-divers" e dos acontecimentos históricos que lhe deram origem. Marie-Josephte Corriveau foi condenada pela Corte Marcial inglesa, em 18 de abril de 1763, na cidade de Québec, pela morte de seu segundo marido. A Nova França era há pouco tempo colônia britânica, o Canadá tinha sido cedido à Inglaterra pelo tratado de Paris, estando, portanto, sob regime militar. Esta mulher foi enforcada e, em seguida, para seguir de exemplo, foi exposta publicamente em uma gaiola de ferro durante mais de 40 dias. O crime e o horror do castigo ficaram gravados na memória coletiva e, pouco a pouco, a lenda se revelara em torno da famosa gaiola, tornando-se, assim, o eco popular dos acontecimentos e transformando a Corriveau em uma envenenadora, uma assassina em série, uma bruxa póstuma e um fantasma vingador.
id FURG_342115a13eb99c6b3af241376cff8046
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8014
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaioladaLendaFait-diversCanadá francêsAnálise do discursoLégendCanada françaisAnályse du discoursNo âmbito deste artigo, proponho analisar as diversas peregrinações de uma lenda canadense célebre a partir do "fait-divers" e dos acontecimentos históricos que lhe deram origem. Marie-Josephte Corriveau foi condenada pela Corte Marcial inglesa, em 18 de abril de 1763, na cidade de Québec, pela morte de seu segundo marido. A Nova França era há pouco tempo colônia britânica, o Canadá tinha sido cedido à Inglaterra pelo tratado de Paris, estando, portanto, sob regime militar. Esta mulher foi enforcada e, em seguida, para seguir de exemplo, foi exposta publicamente em uma gaiola de ferro durante mais de 40 dias. O crime e o horror do castigo ficaram gravados na memória coletiva e, pouco a pouco, a lenda se revelara em torno da famosa gaiola, tornando-se, assim, o eco popular dos acontecimentos e transformando a Corriveau em uma envenenadora, uma assassina em série, uma bruxa póstuma e um fantasma vingador.Dans le contexte de cet article, je propose d’analyser les différents pèlerinages d’une célèbre légende canadienne du «fait-divers» et les événements historiques qui l’ont provoquée. Marie-Josephte Corriveau fut reconnue coupable par le tribunal martial anglais le 18 avril 1763, à Québec, du décès de son deuxième mari. La Nouvelle-France était récemment une colonie britannique. Le Canada avait été cédé à l'Angleterre par le traité de Paris et donc sous un régime militaire. Cette femme a été pendue puis, à titre d'exemple, exposée publiquement dans une cage de fer pendant plus de 40 jours. Le crime et l’horreur du châtiment étaient inscrits dans la mémoire collective et peu à peu, la légende s’était déroulée autour de la célèbre cage, devenant ainsi l’écho populaire des événements et transformant Corriveau en un empoisonneur, un meurtrier série, une sorcière posthume et un fantôme vengeur.EDUNISC2019-09-25T21:05:48Z2019-09-25T21:05:48Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDION, Sylvie. A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, jan-jul. 2005. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13890. Acesso em: 5 set. 2019.1982-2014http://repositorio.furg.br/handle/1/8014porDion, Sylvieinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-09-25T21:05:48Zoai:repositorio.furg.br:1/8014Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-09-25T21:05:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
title A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
spellingShingle A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
Dion, Sylvie
Lenda
Fait-divers
Canadá francês
Análise do discurso
Légend
Canada français
Anályse du discours
title_short A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
title_full A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
title_fullStr A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
title_full_unstemmed A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
title_sort A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada
author Dion, Sylvie
author_facet Dion, Sylvie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dion, Sylvie
dc.subject.por.fl_str_mv Lenda
Fait-divers
Canadá francês
Análise do discurso
Légend
Canada français
Anályse du discours
topic Lenda
Fait-divers
Canadá francês
Análise do discurso
Légend
Canada français
Anályse du discours
description No âmbito deste artigo, proponho analisar as diversas peregrinações de uma lenda canadense célebre a partir do "fait-divers" e dos acontecimentos históricos que lhe deram origem. Marie-Josephte Corriveau foi condenada pela Corte Marcial inglesa, em 18 de abril de 1763, na cidade de Québec, pela morte de seu segundo marido. A Nova França era há pouco tempo colônia britânica, o Canadá tinha sido cedido à Inglaterra pelo tratado de Paris, estando, portanto, sob regime militar. Esta mulher foi enforcada e, em seguida, para seguir de exemplo, foi exposta publicamente em uma gaiola de ferro durante mais de 40 dias. O crime e o horror do castigo ficaram gravados na memória coletiva e, pouco a pouco, a lenda se revelara em torno da famosa gaiola, tornando-se, assim, o eco popular dos acontecimentos e transformando a Corriveau em uma envenenadora, uma assassina em série, uma bruxa póstuma e um fantasma vingador.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-09-25T21:05:48Z
2019-09-25T21:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DION, Sylvie. A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, jan-jul. 2005. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13890. Acesso em: 5 set. 2019.
1982-2014
http://repositorio.furg.br/handle/1/8014
identifier_str_mv DION, Sylvie. A legendificação do "fait-divers" o caso de Marie-Josephte Corriveau: a enforcada engaiolada. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, jan-jul. 2005. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13890. Acesso em: 5 set. 2019.
1982-2014
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUNISC
publisher.none.fl_str_mv EDUNISC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384389009539072