Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Clériston Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dziekaniak, Gisele Vasconcelos, Santiago, Vanessa Dias, Munhoz, Deise Parula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3703
Resumo: Esta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil.
id FURG_34e61b8f41075d86e183e7e64aa01745
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3703
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolarHuman perception and image: alternative implementationBiblioteca escolarOrganização do conhecimentoPercepção humanaSchool libraryOrganization of knowledgeHuman perceptionEsta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil.This research was based on work by Miranda; Poméia; Bueno (2004), which argues that cultural factors and age of the students are issues that influence the human perception, and that some images are conventionally designated for different crops (such as North American and Brazilian). This proposal was not the intention of replacing the notations used for the classification of issues in libraries, widely distributed (numerical ratings of the CDD, CDU, etc), but suggest that this research calls "labeling" of these matters through images, that can best represent them. It is believed that the goal of the research was achieved: planning clear materials from the library. It suggests that development of this system of classification of images as an alternative organization of libraries containing its achievements in children's literature.2013-08-20T21:24:01Z2013-08-20T21:24:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013.1981-5344http://repositorio.furg.br/handle/1/3703porRamos, Clériston RibeiroDziekaniak, Gisele VasconcelosSantiago, Vanessa DiasMunhoz, Deise Parulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-25T16:26:17Zoai:repositorio.furg.br:1/3703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-25T16:26:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
Human perception and image: alternative implementation
title Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
spellingShingle Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
Ramos, Clériston Ribeiro
Biblioteca escolar
Organização do conhecimento
Percepção humana
School library
Organization of knowledge
Human perception
title_short Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
title_full Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
title_fullStr Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
title_full_unstemmed Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
title_sort Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
author Ramos, Clériston Ribeiro
author_facet Ramos, Clériston Ribeiro
Dziekaniak, Gisele Vasconcelos
Santiago, Vanessa Dias
Munhoz, Deise Parula
author_role author
author2 Dziekaniak, Gisele Vasconcelos
Santiago, Vanessa Dias
Munhoz, Deise Parula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Clériston Ribeiro
Dziekaniak, Gisele Vasconcelos
Santiago, Vanessa Dias
Munhoz, Deise Parula
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Organização do conhecimento
Percepção humana
School library
Organization of knowledge
Human perception
topic Biblioteca escolar
Organização do conhecimento
Percepção humana
School library
Organization of knowledge
Human perception
description Esta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-08-20T21:24:01Z
2013-08-20T21:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013.
1981-5344
http://repositorio.furg.br/handle/1/3703
identifier_str_mv RAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013.
1981-5344
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274690527232