Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3703 |
Resumo: | Esta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil. |
id |
FURG_34e61b8f41075d86e183e7e64aa01745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3703 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolarHuman perception and image: alternative implementationBiblioteca escolarOrganização do conhecimentoPercepção humanaSchool libraryOrganization of knowledgeHuman perceptionEsta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil.This research was based on work by Miranda; Poméia; Bueno (2004), which argues that cultural factors and age of the students are issues that influence the human perception, and that some images are conventionally designated for different crops (such as North American and Brazilian). This proposal was not the intention of replacing the notations used for the classification of issues in libraries, widely distributed (numerical ratings of the CDD, CDU, etc), but suggest that this research calls "labeling" of these matters through images, that can best represent them. It is believed that the goal of the research was achieved: planning clear materials from the library. It suggests that development of this system of classification of images as an alternative organization of libraries containing its achievements in children's literature.2013-08-20T21:24:01Z2013-08-20T21:24:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013.1981-5344http://repositorio.furg.br/handle/1/3703porRamos, Clériston RibeiroDziekaniak, Gisele VasconcelosSantiago, Vanessa DiasMunhoz, Deise Parulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-25T16:26:17Zoai:repositorio.furg.br:1/3703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-25T16:26:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar Human perception and image: alternative implementation |
title |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar |
spellingShingle |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar Ramos, Clériston Ribeiro Biblioteca escolar Organização do conhecimento Percepção humana School library Organization of knowledge Human perception |
title_short |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar |
title_full |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar |
title_fullStr |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar |
title_sort |
Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar |
author |
Ramos, Clériston Ribeiro |
author_facet |
Ramos, Clériston Ribeiro Dziekaniak, Gisele Vasconcelos Santiago, Vanessa Dias Munhoz, Deise Parula |
author_role |
author |
author2 |
Dziekaniak, Gisele Vasconcelos Santiago, Vanessa Dias Munhoz, Deise Parula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Clériston Ribeiro Dziekaniak, Gisele Vasconcelos Santiago, Vanessa Dias Munhoz, Deise Parula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Organização do conhecimento Percepção humana School library Organization of knowledge Human perception |
topic |
Biblioteca escolar Organização do conhecimento Percepção humana School library Organization of knowledge Human perception |
description |
Esta pesquisa foi baseada no trabalho de Miranda; Poméia; Bueno (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc.), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo, em seu acervo literatura infanto juvenil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-08-20T21:24:01Z 2013-08-20T21:24:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013. 1981-5344 http://repositorio.furg.br/handle/1/3703 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Clériston Ribeiro et al. Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infantojuvenil de uma biblioteca escolar. Perspectiva em Ciência da Informação, v.16, n. 4, p. 55-72, 2011. Disponivel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1001>. Acesso em: 20 ago 2013. 1981-5344 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187274690527232 |