Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiane Ferreira da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ribeiro, Paula Regina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1380
Resumo: Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.
id FURG_383eb80917bd251c1651785b19d0ee5f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1380
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gêneroTelling and hearing histories: school education, women and genderNarrativasGênero e educação escolarizadaNarrativesGender and schooling educationNeste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.In this article we aimed to analyze the net of narratives concerning the schooling education of women in the Beehive Solidarity Movement Association. To realize, we examined their narratives that emerged during the development of the Woman and Citizenship. course In the study, we problematized the reasons that hindered their access to school education, as well to the continuation of the study by these women, and the meanings they attribute to schooling education. In that sense, we tried to discuss the implications of some narratives and social practices in the constitution of the women at the Beehive. When proceeding in such a way we established connections with the Cultural Studies and of Gender, in the poststructuralist verges, and with some propositions of Michel Foucault.2011-11-18T05:17:49Z2011-11-18T05:17:49Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011.2178-079Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1380porSilva, Fabiane Ferreira daRibeiro, Paula Regina Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-18T05:17:49Zoai:repositorio.furg.br:1/1380Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-18T05:17:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
Telling and hearing histories: school education, women and gender
title Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
spellingShingle Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
Silva, Fabiane Ferreira da
Narrativas
Gênero e educação escolarizada
Narratives
Gender and schooling education
title_short Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
title_full Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
title_fullStr Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
title_full_unstemmed Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
title_sort Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
author Silva, Fabiane Ferreira da
author_facet Silva, Fabiane Ferreira da
Ribeiro, Paula Regina Costa
author_role author
author2 Ribeiro, Paula Regina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiane Ferreira da
Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Gênero e educação escolarizada
Narratives
Gender and schooling education
topic Narrativas
Gênero e educação escolarizada
Narratives
Gender and schooling education
description Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-18T05:17:49Z
2011-11-18T05:17:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011.
2178-079X
http://repositorio.furg.br/handle/1/1380
identifier_str_mv SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011.
2178-079X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384355969957888