Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1380 |
Resumo: | Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault. |
id |
FURG_383eb80917bd251c1651785b19d0ee5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1380 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gêneroTelling and hearing histories: school education, women and genderNarrativasGênero e educação escolarizadaNarrativesGender and schooling educationNeste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.In this article we aimed to analyze the net of narratives concerning the schooling education of women in the Beehive Solidarity Movement Association. To realize, we examined their narratives that emerged during the development of the Woman and Citizenship. course In the study, we problematized the reasons that hindered their access to school education, as well to the continuation of the study by these women, and the meanings they attribute to schooling education. In that sense, we tried to discuss the implications of some narratives and social practices in the constitution of the women at the Beehive. When proceeding in such a way we established connections with the Cultural Studies and of Gender, in the poststructuralist verges, and with some propositions of Michel Foucault.2011-11-18T05:17:49Z2011-11-18T05:17:49Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011.2178-079Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1380porSilva, Fabiane Ferreira daRibeiro, Paula Regina Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-18T05:17:49Zoai:repositorio.furg.br:1/1380Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-18T05:17:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero Telling and hearing histories: school education, women and gender |
title |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero |
spellingShingle |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero Silva, Fabiane Ferreira da Narrativas Gênero e educação escolarizada Narratives Gender and schooling education |
title_short |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero |
title_full |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero |
title_fullStr |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero |
title_full_unstemmed |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero |
title_sort |
Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero |
author |
Silva, Fabiane Ferreira da |
author_facet |
Silva, Fabiane Ferreira da Ribeiro, Paula Regina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiane Ferreira da Ribeiro, Paula Regina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Gênero e educação escolarizada Narratives Gender and schooling education |
topic |
Narrativas Gênero e educação escolarizada Narratives Gender and schooling education |
description |
Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-11-18T05:17:49Z 2011-11-18T05:17:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011. 2178-079X http://repositorio.furg.br/handle/1/1380 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011. 2178-079X |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384355969957888 |