Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Karolina Maria Bezerra, Silva, Marlene Maria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7513
Resumo: O trabalho trata da gestão ambiental nas escolas a partir de experiências de educação ambiental. Analisar em que medida a implantação de um sistema simplificado de gestão ou um projeto de educação ambiental pode contribuir ao desenvolvimento organizacional e educacional é, na contemporaneidade, tarefa de suma importância diante da permanente necessidade de a escola contribuir na formação de cidadãos com atitudes conscientes e críticas. Nessa perspectiva, toma-se como eixo a experiência docente dos autores e a discussão teórico-reflexiva acerca das diferentes contradições e debates que permeiam o meio educacional quando a temática é a educação ambiental e sua inserção no contexto escolar. A temática em questão insere-se no âmbito da gestão ambiental, bem como se apresenta à luz da contemporaneidade de maneira holística, entre todas as áreas do saber, sendo passível de apreciação pelo público em geral, quer acredite ou se contraponha a uma excelência da prática ambiental no espaço escolar.
id FURG_38520411d0bb6e2508f26ec9e8f5b3da
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7513
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambientalEnvironmental Management And School: The Contruction Of An Environmental AttitudeGestão AmbientalEscolasAtitude ambientalEnvironmental managementSchoolsEnvironmental attitudeO trabalho trata da gestão ambiental nas escolas a partir de experiências de educação ambiental. Analisar em que medida a implantação de um sistema simplificado de gestão ou um projeto de educação ambiental pode contribuir ao desenvolvimento organizacional e educacional é, na contemporaneidade, tarefa de suma importância diante da permanente necessidade de a escola contribuir na formação de cidadãos com atitudes conscientes e críticas. Nessa perspectiva, toma-se como eixo a experiência docente dos autores e a discussão teórico-reflexiva acerca das diferentes contradições e debates que permeiam o meio educacional quando a temática é a educação ambiental e sua inserção no contexto escolar. A temática em questão insere-se no âmbito da gestão ambiental, bem como se apresenta à luz da contemporaneidade de maneira holística, entre todas as áreas do saber, sendo passível de apreciação pelo público em geral, quer acredite ou se contraponha a uma excelência da prática ambiental no espaço escolar.This study deals with environmental management in schools, based on experiences in Environmental Education. To analyze how the implementation of a simplified management system or a project in Environmental Education can contribute to the organizational and educational development is a fundamental task since the school needs to contribute to develop citizens who have conscious and critical attitudes these days. From this perspective, the authors’ teaching experience and the theoretical and reflexive discussion of different contradictions and debates that permeate the educational environment have been applied to the theme of Environmental Education and its insertion into the school context. This subject is part of the scope of environmental management besides being shown in the light of modern society in a holistic way in all areas of knowledge. The general public may, then, assess it, either believing in it or disagreeing with environmental practices in school.EDGRAF2017-08-03T00:39:52Z2017-08-03T00:39:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos; SANTOS, Karolina Maria Bezerra; SILVA, Marlene Maria da. Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 27-40, 2011. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2018> Acesso em: 11 Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/7513porAragão, João Paulo Gomes de VasconcelosSantos, Karolina Maria BezerraSilva, Marlene Maria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-08-03T00:39:52Zoai:repositorio.furg.br:1/7513Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-08-03T00:39:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
Environmental Management And School: The Contruction Of An Environmental Attitude
title Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
spellingShingle Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos
Gestão Ambiental
Escolas
Atitude ambiental
Environmental management
Schools
Environmental attitude
title_short Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
title_full Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
title_fullStr Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
title_full_unstemmed Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
title_sort Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental
author Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos
author_facet Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos
Santos, Karolina Maria Bezerra
Silva, Marlene Maria da
author_role author
author2 Santos, Karolina Maria Bezerra
Silva, Marlene Maria da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos
Santos, Karolina Maria Bezerra
Silva, Marlene Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Ambiental
Escolas
Atitude ambiental
Environmental management
Schools
Environmental attitude
topic Gestão Ambiental
Escolas
Atitude ambiental
Environmental management
Schools
Environmental attitude
description O trabalho trata da gestão ambiental nas escolas a partir de experiências de educação ambiental. Analisar em que medida a implantação de um sistema simplificado de gestão ou um projeto de educação ambiental pode contribuir ao desenvolvimento organizacional e educacional é, na contemporaneidade, tarefa de suma importância diante da permanente necessidade de a escola contribuir na formação de cidadãos com atitudes conscientes e críticas. Nessa perspectiva, toma-se como eixo a experiência docente dos autores e a discussão teórico-reflexiva acerca das diferentes contradições e debates que permeiam o meio educacional quando a temática é a educação ambiental e sua inserção no contexto escolar. A temática em questão insere-se no âmbito da gestão ambiental, bem como se apresenta à luz da contemporaneidade de maneira holística, entre todas as áreas do saber, sendo passível de apreciação pelo público em geral, quer acredite ou se contraponha a uma excelência da prática ambiental no espaço escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-08-03T00:39:52Z
2017-08-03T00:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos; SANTOS, Karolina Maria Bezerra; SILVA, Marlene Maria da. Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 27-40, 2011. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2018> Acesso em: 11 Dez. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/7513
identifier_str_mv ARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos; SANTOS, Karolina Maria Bezerra; SILVA, Marlene Maria da. Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 27-40, 2011. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2018> Acesso em: 11 Dez. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187271643365376