Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaniel, Berenice Vahl
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1088
Resumo: Neste artigo discutimos a proposta do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna) e focamos o olhar na dinâmica de gestão de uma escola participante deste projeto, a fim de compreender como o coletivo da instituição articula sua implementação. Optamos por realizar uma análise de conteúdo através de entrevistas abertas com integrantes da escola. As análises indicaram que as ações cooperativas propiciadas pela equipe gestora do Projeto são imprescindíveis, pois fazem a articulação necessária entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Tais atitudes de cooperação possibilitam que a equipe gestora, junto aos professores, desenvolva o planejamento e a avaliação do processo educativo, o qual se constitui no cotidiano da escola, através das relações sócio-educativas produzidas e mantidas por seu coletivo.
id FURG_3901b404dc770ea65ae3947c327c5967
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1088
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escunaCooperative management in school: a face of the escuna projectGestão cooperativaProjetos de aprendizagemCooperative managementLearning projectsNeste artigo discutimos a proposta do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna) e focamos o olhar na dinâmica de gestão de uma escola participante deste projeto, a fim de compreender como o coletivo da instituição articula sua implementação. Optamos por realizar uma análise de conteúdo através de entrevistas abertas com integrantes da escola. As análises indicaram que as ações cooperativas propiciadas pela equipe gestora do Projeto são imprescindíveis, pois fazem a articulação necessária entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Tais atitudes de cooperação possibilitam que a equipe gestora, junto aos professores, desenvolva o planejamento e a avaliação do processo educativo, o qual se constitui no cotidiano da escola, através das relações sócio-educativas produzidas e mantidas por seu coletivo.In this paper, we have discussed the proposal of the University-School-Community Project (Escuna), i.e., the search for educational, interactive and interconnective methodologies in a systemic view, by focusing on the management dynamics developed in a school that takes part in this project. Thus, we can understand how this institution has implemented this project collectively. Discourse analysis was used to work on the interviews made with the staff. The analysis showed that the cooperative actions supported by the project managing team are fundamental, since they enable the articulation among different sectors in the school community. Such cooperative attitudes allow the managing team, along with the teachers, to develop education planning and evaluation, which become part of the school life through socio-educational relations established among all school members.2011-10-11T17:12:28Z2011-10-11T17:12:28Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVANIEL, B. V.; LAURINO, D. P.. Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna. Ambiente e Educação, Rio Grande, v.13, n.1, p. 97-118, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewFile/978/410>. Acesso em: 07 out. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1088porVaniel, Berenice VahlLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-11T17:12:28Zoai:repositorio.furg.br:1/1088Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-11T17:12:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
Cooperative management in school: a face of the escuna project
title Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
spellingShingle Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
Vaniel, Berenice Vahl
Gestão cooperativa
Projetos de aprendizagem
Cooperative management
Learning projects
title_short Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
title_full Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
title_fullStr Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
title_full_unstemmed Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
title_sort Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna
author Vaniel, Berenice Vahl
author_facet Vaniel, Berenice Vahl
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaniel, Berenice Vahl
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão cooperativa
Projetos de aprendizagem
Cooperative management
Learning projects
topic Gestão cooperativa
Projetos de aprendizagem
Cooperative management
Learning projects
description Neste artigo discutimos a proposta do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna) e focamos o olhar na dinâmica de gestão de uma escola participante deste projeto, a fim de compreender como o coletivo da instituição articula sua implementação. Optamos por realizar uma análise de conteúdo através de entrevistas abertas com integrantes da escola. As análises indicaram que as ações cooperativas propiciadas pela equipe gestora do Projeto são imprescindíveis, pois fazem a articulação necessária entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Tais atitudes de cooperação possibilitam que a equipe gestora, junto aos professores, desenvolva o planejamento e a avaliação do processo educativo, o qual se constitui no cotidiano da escola, através das relações sócio-educativas produzidas e mantidas por seu coletivo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-10-11T17:12:28Z
2011-10-11T17:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VANIEL, B. V.; LAURINO, D. P.. Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna. Ambiente e Educação, Rio Grande, v.13, n.1, p. 97-118, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewFile/978/410>. Acesso em: 07 out. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1088
identifier_str_mv VANIEL, B. V.; LAURINO, D. P.. Gestão cooperativa na escola: uma face do projeto escuna. Ambiente e Educação, Rio Grande, v.13, n.1, p. 97-118, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewFile/978/410>. Acesso em: 07 out. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187252595982336