Biomonitoramento participativo, com insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade da água, realizado com alunos da Escola Municipal José Pedro Gonçalves, Comunidade do Parauninha, Conceição do Mato Dentro, MG
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8922 |
Resumo: | A região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. Tal cenário sofre impactos de diversas atividades antrópicas. Para que o atual quadro sofra alterações benéficas, é essencial que as comunidades locais participem ativamente do processo de implantação de atividades sustentáveis. Com programas de Educação ambiental nas escolas de ensino básico, é possível atingir jovens e crianças, público potencial para compreender novas críticas e conceitos em torno de problemas e questões ambientais vigentes na sociedade. Nesse contexto, o usufruto da técnica de identificação de organismos macroinvertebrados para a detecção de ações antrópicas é de importância relevante, pois a presença ou a ausência de certas espécies serve como indicador, em longo prazo, da qualidade da água. |
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Biomonitoramento participativo, com insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade da água, realizado com alunos da Escola Municipal José Pedro Gonçalves, Comunidade do Parauninha, Conceição do Mato Dentro, MGParticipatory biomonitoring with aquatic insects as bioindicators of water quality carried out with students at the City School José Pedro Gonçalves, in the Community of Parauninha, in Conceição do Mato Dentro, Minas GeraisAtividades sustentáveisEducação AmbientalOrganismos macroinvertebradosSustainable activitiesEnvironmental EducationMacroinvertebrate organismsA região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. Tal cenário sofre impactos de diversas atividades antrópicas. Para que o atual quadro sofra alterações benéficas, é essencial que as comunidades locais participem ativamente do processo de implantação de atividades sustentáveis. Com programas de Educação ambiental nas escolas de ensino básico, é possível atingir jovens e crianças, público potencial para compreender novas críticas e conceitos em torno de problemas e questões ambientais vigentes na sociedade. Nesse contexto, o usufruto da técnica de identificação de organismos macroinvertebrados para a detecção de ações antrópicas é de importância relevante, pois a presença ou a ausência de certas espécies serve como indicador, em longo prazo, da qualidade da água.The region of the Parauninha sub-basin, along with its communities, is part of the Serra do Espinhaço Biosphere Reserve whose characteristics are its high biodiversity and its priceless socio-cultural aspects. This scenario has undergone the impact of several anthropic activities. Local communities must actively participate in the process of implementation of sustainable activities so that beneficial changes can be incorporated. Environmental Education programs in Elementary Schools may involve children and adolescents, the audience who can understand new criticism and concepts regarding environmental problems and issues in our society. In this context, the use of the identification technique of macroinvertebrate organisms in order to detect anthropic actions is fundamental since their presence or absence may be an indicator of water quality in the long term.2020-09-12T18:26:52Z2020-09-12T18:26:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Luiza Hoehne Mattos de; ANDRADE, Miguel Ângelo; PAPROCKI, Henrique. Biomonitoramento participativo, com insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade da água, realizado com alunos da Escola Municipal José Pedro Gonçalves, Comunidade do Parauninha, Conceição do Mato Dentro, MG. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 57-74, 2011. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1941> Acesso em: 11 dez. 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8922porOliveira, Luiza Hoehne Mattos deAndrade, Miguel ÂngeloPaprocki, Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-12T18:26:52Zoai:repositorio.furg.br:1/8922Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-12T18:26:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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