A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Guilherme José Parisi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10759
Resumo: Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 421-442, 2021.
id FURG_3b9054be287bb68ff1fb764038f5a9e9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10759
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciaisEl poder del concepto de sufrimiento ético-político para pensar las experiencias de travestis en la escuela: reflexiones inicialesThe power of the concept of ethical-political suffering to think about transvestites experiences at school: initial reflectionsTravestisEscolaSofrimento ético-políticoColegioSufrimiento ético-políticoTransvestiteSchoolEthical-political sufferingRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 421-442, 2021.Partindo do pressuposto epistemológico de que subjetividade e objetividade constituemse dialética e concomitantemente, este artigo teórico objetivou apropriar-se do conceito de sofrimento ético-político, criado pela teórica da psicologia social brasileira Bader Sawaia, para refletir sobre as vivências travestis no âmbito escolar. As travestis, consideradas seres dissidentes por excelência, são interpeladas no processo educativo por uma série de violências institucionais (embebidas, muitas vezes, por discursos de ódio), que se expressam na dimensão subjetiva como sofrimento e adoecimento. Assim, acreditamos ser potente qualificar de ético-político o sofrimento sentido pelas travestis nesta realidade, já que ele permite compreender tal fenômeno de modo amplo, indicando que o sofrimento é singular, mas também social, histórico e articulado às injustiças sociais. Concluindo, acreditamos que, embora muitas vezes necessitem se assujeitar às normas impostas e sofram com isso, várias travestis conseguem elaborar estratégias de resistência, seja através do fortalecimento coletivo, seja pela própria estética emancipada da travestilidade.Partiendo del supuesto epistemológico de que subjetividad y objetividad son dialéctica y concomitante, este artículo teórico tuvo como objetivo apropiarse del concepto de sufrimiento ético-político, creado por el teórico brasileño de la psicología social Bader Sawaia, para reflexionar sobre las experiencias travestis en el ámbito escolar. Los travestis, considerados seres disidentes por excelencia, son desafiados en el proceso educativo por una serie de violencias institucionales (incrustadas, a menudo, en el discurso del odio), que se expresan en la dimensión subjetiva como sufrimiento y enfermedad. Así, creemos que el sufrimiento que sienten los travestis en esta realidad es poderoso para calificar como ético-político, ya que permite una comprensión amplia de este fenómeno, indicando que el sufrimiento es único, pero también social, histórico y vinculado a las injusticias sociales. En conclusión, creemos que, aunque muchas veces necesitan someterse a normas impuestas y sufrirlas, varias travestis logran desarrollar estrategias de resistencia, ya sea a través del fortalecimiento colectivo o mediante la estética emancipada de la travestis.Based on the epistemological assumption that subjectivity and objectivity are dialectically and concomitantly, this theoretical article aimed to appropriate the concept of ethical-political suffering, created by the Brazilian social psychology theorist Bader Sawaia, to reflect on transvestite experiences in the school environment. Transvestites, considered dissident beings par excellence, are challenged in the educational process by a series of institutional violence (imbued often with hate speeches), which are expressed in the subjective dimension as suffering and illness. Thus, we believe that the suffering felt by transvestites in this reality is powerful to qualify as ethical-political, as it allows for a broad understanding of this phenomenon, indicating that suffering is unique, but also social, historical and linked to social injustices. In conclusion, we believe that, although they often need to submit to imposed norms and suffer from it, several transvestites manage to develop strategies of resistance, either through collective strengthening or through the emancipated aesthetics of transvestility.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:17:34Z2023-03-24T22:17:34Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDIAS, G. J. P. A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: trilhas iniciais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 421–442, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13558. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13558. Acesso em: 15 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1075910.14295/de.v9i2.13558porDias, Guilherme José Parisiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:17:35Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10759Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:17:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
El poder del concepto de sufrimiento ético-político para pensar las experiencias de travestis en la escuela: reflexiones iniciales
The power of the concept of ethical-political suffering to think about transvestites experiences at school: initial reflections
title A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
spellingShingle A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
Dias, Guilherme José Parisi
Travestis
Escola
Sofrimento ético-político
Colegio
Sufrimiento ético-político
Transvestite
School
Ethical-political suffering
title_short A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
title_full A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
title_fullStr A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
title_full_unstemmed A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
title_sort A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais
author Dias, Guilherme José Parisi
author_facet Dias, Guilherme José Parisi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Guilherme José Parisi
dc.subject.por.fl_str_mv Travestis
Escola
Sofrimento ético-político
Colegio
Sufrimiento ético-político
Transvestite
School
Ethical-political suffering
topic Travestis
Escola
Sofrimento ético-político
Colegio
Sufrimiento ético-político
Transvestite
School
Ethical-political suffering
description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 421-442, 2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
2023-03-24T22:17:34Z
2023-03-24T22:17:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, G. J. P. A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: trilhas iniciais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 421–442, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13558. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13558. Acesso em: 15 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10759
10.14295/de.v9i2.13558
identifier_str_mv DIAS, G. J. P. A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: trilhas iniciais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 421–442, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13558. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13558. Acesso em: 15 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i2.13558
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384417343111168