Determinantes da alocação de tempo entre trabalhar e estudar dos jovens do Rio Grande do Sul em 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabriela dos Passos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7598
Resumo: O atual trabalho tem como propósito constatar os principais determinantes na escolha entre estudar e trabalhar de jovens de 15 a 29 anos, do Brasil, e, mais especificamente, do Rio Grande do Sul. E assim, ser capaz de identificar se os determinantes que definem essas escolhas, são os mesmos para ambos os territórios. Para atingir tal objetivo, o estudo está fundamentado na literatura que trata a importância do capital humano, o jovem e o mercado de trabalho, além, do auxílio da teoria econômica do trabalho. Ademais, foi aplicado o modelo econométrico logit multinomial com a finalidade de atingir a probabilidade de cada escolha do jovem. Sendo essas escolhas, estudar, trabalhar, desempenhar as duas atividades ou nenhuma delas. Os dados aplicados foram retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio do ano de 2015. Entre os resultados encontrados, foi notório que não há distinções, significativas, entre os determinantes que definem as ocupações dos jovens brasileiros e do RS. Dessa forma, a decisão do jovem de apenas trabalhar está associado ao gênero masculino e ser casado. Para a escolha de somente estudar, dentre os determinantes, ser mulher, de cor branca e residir em áreas urbanas. Para a opção que concilia os estudos com o trabalho, o único determinante comum entre os territórios, foi a renda familiar per capita. E por fim, não estudar e não trabalhar está relacionado ao gênero feminino e aos jovens que tem filhos.
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Para atingir tal objetivo, o estudo está fundamentado na literatura que trata a importância do capital humano, o jovem e o mercado de trabalho, além, do auxílio da teoria econômica do trabalho. Ademais, foi aplicado o modelo econométrico logit multinomial com a finalidade de atingir a probabilidade de cada escolha do jovem. Sendo essas escolhas, estudar, trabalhar, desempenhar as duas atividades ou nenhuma delas. Os dados aplicados foram retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio do ano de 2015. Entre os resultados encontrados, foi notório que não há distinções, significativas, entre os determinantes que definem as ocupações dos jovens brasileiros e do RS. Dessa forma, a decisão do jovem de apenas trabalhar está associado ao gênero masculino e ser casado. Para a escolha de somente estudar, dentre os determinantes, ser mulher, de cor branca e residir em áreas urbanas. 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