Os jovens em situação de vulnerabilidade social e suas percepções acerca da violência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10102 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos jovens em relação ao fenômeno da violência e suas manifestações. A pesquisa ocorreu no município do Rio Grande, na região central e nos bairros abrangidos no Programa de Prevenção a Violência (PPV). Foram investigados 217 jovens com idades entre 15 e 24 anos, ambos os sexos e alfabetizados. Como forma de analisar os contextos dos jovens foi utilizado o Modelo bioecológico do desenvolvimento humano, proposto por Bronfenbrenner. Foram utilizadas diferentes técnicas para coleta de dados: questionário, entrevistas semi-estruturadas, encontros semanais e diário íntimo. A pesquisa foi realizada em 10 escolas e também nos 2 Centros de Referência Assistência Social (CRAS). Do total de contextos investigados, foi possível atingir 39 bairros do município. Em termos gerais, não houve distinção na percepção da violência corrida nos contextos dos jovens participantes das áreas PPV e NÃO PPV, além disso, constatou-se que os jovens exerceram, em alguma vez, pelo menos um dos 3 papéis: vítima, ator e/ou testemunha. Dentre os resultados, no que se refere à violência percebida pelos jovens destaca-se: associação da violência, exclusivamente, à violência física; Uso de drogas, percebida como um agravante à violência; Banalização da violência quando ocorrida na família; O bullying como forma recorrente de violência e sofrida no contexto escolar, por parte de colegas e também cometido por professores; Atitude violenta por parte dos policiais. A violência é um dos mais graves problemas ambientais, pois ela afeta a integridade dos sujeitos podendo causar danos irreparáveis para a manutenção da vida humana. Partindo dessa proposição é importante trabalhar a concepção de violência enquanto problema ambiental com os jovens, para que eles possam a partir da reflexão sobre seu cotidiano, encontrar o significado desses acontecimentos e se perceberem enquanto agentes ativos desse meio. |
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Os jovens em situação de vulnerabilidade social e suas percepções acerca da violênciaJuventudeAdolescênciaViolênciaEducação AmbientalModelo ecológico do desenvolvimento humanoYouthAdolescenceViolenceEnvironmental EducationEcological model of human developmentO presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos jovens em relação ao fenômeno da violência e suas manifestações. A pesquisa ocorreu no município do Rio Grande, na região central e nos bairros abrangidos no Programa de Prevenção a Violência (PPV). Foram investigados 217 jovens com idades entre 15 e 24 anos, ambos os sexos e alfabetizados. Como forma de analisar os contextos dos jovens foi utilizado o Modelo bioecológico do desenvolvimento humano, proposto por Bronfenbrenner. Foram utilizadas diferentes técnicas para coleta de dados: questionário, entrevistas semi-estruturadas, encontros semanais e diário íntimo. A pesquisa foi realizada em 10 escolas e também nos 2 Centros de Referência Assistência Social (CRAS). Do total de contextos investigados, foi possível atingir 39 bairros do município. Em termos gerais, não houve distinção na percepção da violência corrida nos contextos dos jovens participantes das áreas PPV e NÃO PPV, além disso, constatou-se que os jovens exerceram, em alguma vez, pelo menos um dos 3 papéis: vítima, ator e/ou testemunha. Dentre os resultados, no que se refere à violência percebida pelos jovens destaca-se: associação da violência, exclusivamente, à violência física; Uso de drogas, percebida como um agravante à violência; Banalização da violência quando ocorrida na família; O bullying como forma recorrente de violência e sofrida no contexto escolar, por parte de colegas e também cometido por professores; Atitude violenta por parte dos policiais. A violência é um dos mais graves problemas ambientais, pois ela afeta a integridade dos sujeitos podendo causar danos irreparáveis para a manutenção da vida humana. Partindo dessa proposição é importante trabalhar a concepção de violência enquanto problema ambiental com os jovens, para que eles possam a partir da reflexão sobre seu cotidiano, encontrar o significado desses acontecimentos e se perceberem enquanto agentes ativos desse meio.The present study aimed to identify the perceptions of young people in relation to the phenomenon of violence and its manifestations. The research took place in Rio Grande, in central and neighborhoods covered in Programa de Prevenção à Violência (PPV). We investigated 217 young people aged between 15 and 24 years, both sexes and literate. In order to analyze the contexts of young people used the Bioecological model of human development proposed by Bronfenbrenner. We used different techniques for data collection: questionnaire, semi-structured interviews, meetings and diary. The survey was conducted in 10 schools and also in 2 reference centers, called Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Of all contexts investigated, it was possible to achieve 39 city districts. Overall, there was no difference in the perception of race violence in the contexts of young participants of the areas NÃO PPV and PPV also found that young people have had in some time, at least one of three roles: victim, actor and / or witness. Among the results, with regard to violence perceived by young stands: association of violence exclusively to physical violence, drug use, perceived as an aggravating factor to violence; Trivialization violence when it occurs in the family; Bullying as a form recurrent violence and suffering in the school, from colleagues and also committed by teachers; violent attitude by the police. Violence is one of the most serious environmental problems because it affects the integrity of the subjects may cause irreparable damage to the maintenance of human life. From this proposition is important to work the conception of violence as environmental problem with young people so that they can from the reflection on their daily lives, find the meaning of these events and felt as active agents in this environment.Paludo, Simone dos SantosMunhoz, Deise Parula2021-12-23T16:38:30Z2021-12-23T16:38:30Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNHOZ, Deise Parula. Os jovens em situação de vulnerabilidade social e suas percepções acerca da violência. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/10102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-23T16:38:30Zoai:repositorio.furg.br:1/10102Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-23T16:38:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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