A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luiza da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7394
Resumo: A presente monografia tem como objetivo principal a análise do artigo 9°, parágrafo 2º, inciso II, da Lei 11.340/2006, denominada Lei Maria da Penha, sancionada no dia 07 de agosto de 2006, pelo ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A Lei foi desenvolvida com o intuito de criar mecanismos de defesa contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. O artigo 9°, parágrafo 2°, inciso II, da referida Lei, assegura à mulher em situação de violência doméstica e familiar a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do seu local de trabalho, por até 6 (seis) meses, com o finalidade de preservar a integridade física e psicológica da ofendida, sendo discutido em âmbito nacional quanto a manutenção do contrato de trabalho, visto que ainda há divergências no que se refere a interrupção ou suspensão do contrato. Diante do exposto, o trabalho em questão foi desenvolvido a partir de uma análise de gênero, perfazendo os movimentos sociais femininos ao longo dos séculos, até o ingresso e a manutenção da mulher no mercado de trabalho, frente a uma sociedade predominantemente machista e dominadora.
id FURG_426cd313feb5bb33e52d88dc7d91256f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7394
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhistaMulherViolência domésticaManutenção do vínculo trabalhistaA presente monografia tem como objetivo principal a análise do artigo 9°, parágrafo 2º, inciso II, da Lei 11.340/2006, denominada Lei Maria da Penha, sancionada no dia 07 de agosto de 2006, pelo ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A Lei foi desenvolvida com o intuito de criar mecanismos de defesa contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. O artigo 9°, parágrafo 2°, inciso II, da referida Lei, assegura à mulher em situação de violência doméstica e familiar a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do seu local de trabalho, por até 6 (seis) meses, com o finalidade de preservar a integridade física e psicológica da ofendida, sendo discutido em âmbito nacional quanto a manutenção do contrato de trabalho, visto que ainda há divergências no que se refere a interrupção ou suspensão do contrato. Diante do exposto, o trabalho em questão foi desenvolvido a partir de uma análise de gênero, perfazendo os movimentos sociais femininos ao longo dos séculos, até o ingresso e a manutenção da mulher no mercado de trabalho, frente a uma sociedade predominantemente machista e dominadora.Costa, Eder Dion de PaulaGonçalves, Luiza da Silva2017-07-19T17:46:44Z2017-07-19T17:46:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Luiza da Silva. A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/7394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-14T00:53:52Zoai:repositorio.furg.br:1/7394Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-14T00:53:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
title A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
spellingShingle A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
Gonçalves, Luiza da Silva
Mulher
Violência doméstica
Manutenção do vínculo trabalhista
title_short A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
title_full A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
title_fullStr A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
title_full_unstemmed A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
title_sort A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista
author Gonçalves, Luiza da Silva
author_facet Gonçalves, Luiza da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Eder Dion de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luiza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Violência doméstica
Manutenção do vínculo trabalhista
topic Mulher
Violência doméstica
Manutenção do vínculo trabalhista
description A presente monografia tem como objetivo principal a análise do artigo 9°, parágrafo 2º, inciso II, da Lei 11.340/2006, denominada Lei Maria da Penha, sancionada no dia 07 de agosto de 2006, pelo ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A Lei foi desenvolvida com o intuito de criar mecanismos de defesa contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. O artigo 9°, parágrafo 2°, inciso II, da referida Lei, assegura à mulher em situação de violência doméstica e familiar a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do seu local de trabalho, por até 6 (seis) meses, com o finalidade de preservar a integridade física e psicológica da ofendida, sendo discutido em âmbito nacional quanto a manutenção do contrato de trabalho, visto que ainda há divergências no que se refere a interrupção ou suspensão do contrato. Diante do exposto, o trabalho em questão foi desenvolvido a partir de uma análise de gênero, perfazendo os movimentos sociais femininos ao longo dos séculos, até o ingresso e a manutenção da mulher no mercado de trabalho, frente a uma sociedade predominantemente machista e dominadora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-19T17:46:44Z
2017-07-19T17:46:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Luiza da Silva. A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7394
identifier_str_mv GONÇALVES, Luiza da Silva. A mulher em situação de violência doméstica e familiar: a manutenção do vínculo trabalhista. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384366123319296