Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivone Maria Mendes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lapinski, Tatiane Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10950
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 18-26, Jan/Jul. 2019.
id FURG_438eb8ab96d03e82e37faabbd461f88f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10950
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogosUniversidad: espacio para (re)pensar concepciones de género, masculinidad y sus implicaciones en la formación de pedagogosUniversity: space to (re)think gender conceptions, masculinity and their implications in the training of pedagoguesGêneroMasculinidadesEducaçãoUniversidadeGéneroEducaciónUniversidadGenderMasculinityEducationUniversityRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 18-26, Jan/Jul. 2019.O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.El presente artículo analiza las concepciones sobre género y masculinidad(s) de pedagogos en formación, buscando discutir de qué forma la inserción de ellos en la universidad tiene repercutido en la (re)construcción de sus masculinidades. Enfoca aún aspectos de la formación en Pedagogía y el papel de la Universidad en el abordaje de las cuestiones de género, considerando las incidencias de éstas en las posibilidades formativas y profesionales. Las narrativas producidas por los participantes, en el contexto de un grupo focal, apuntan a la vivencia de experiencias en que sus masculinidades fueron cuestionadas, principalmente en función de la elección profesional. Sin embargo, ellos problematizan ese preconcepto como algo que debe ser desnaturalizado, así como las concepciones de género que lo sostienen. Se concluye que la Universidad puede asumir un papel importante en la discusión de patrones normativos de género y en la deconstrucción de prácticas discriminatorias en ese ámbito.This article analyzes the conceptions about gender and masculinity (s) of pedagogues in formation, trying to discuss how their insertion in the university context has had repercussion on the (re) construction of their masculinities. It also focuses on aspects of Pedagogy training and the University's role in addressing gender issues, considering the implications or cross-referencing of these issues in the educational and professional possibilities available to the pedagogues. The narratives produced by the research subjects, in the context of a focal group, point to the experience of experiences in which their masculinities were questioned, mainly in function of the professional choice. However, they problematize this prejudice as something that must be denatured, as well as the gender conceptions that support it. It is concluded that the University, like other educational spaces, can play an important role in the discussion of normative gender norms and in the deconstruction of discriminatory practices in this scope.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T00:01:39Z2023-05-16T00:01:39Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, I. M. M.; LAPINSKI, T. F. Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 18–26, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8624. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10950porSilva, Ivone Maria MendesLapinski, Tatiane Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T00:01:39Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10950Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T00:01:39Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
Universidad: espacio para (re)pensar concepciones de género, masculinidad y sus implicaciones en la formación de pedagogos
University: space to (re)think gender conceptions, masculinity and their implications in the training of pedagogues
title Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
spellingShingle Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
Silva, Ivone Maria Mendes
Gênero
Masculinidades
Educação
Universidade
Género
Educación
Universidad
Gender
Masculinity
Education
University
title_short Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
title_full Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
title_fullStr Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
title_full_unstemmed Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
title_sort Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos
author Silva, Ivone Maria Mendes
author_facet Silva, Ivone Maria Mendes
Lapinski, Tatiane Fátima
author_role author
author2 Lapinski, Tatiane Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivone Maria Mendes
Lapinski, Tatiane Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Masculinidades
Educação
Universidade
Género
Educación
Universidad
Gender
Masculinity
Education
University
topic Gênero
Masculinidades
Educação
Universidade
Género
Educación
Universidad
Gender
Masculinity
Education
University
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 18-26, Jan/Jul. 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
2023-05-16T00:01:39Z
2023-05-16T00:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, I. M. M.; LAPINSKI, T. F. Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 18–26, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8624. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10950
identifier_str_mv SILVA, I. M. M.; LAPINSKI, T. F. Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 18–26, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8624. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8624. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384400533389312