Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Letiery de Moura
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7852
Resumo: A Biblioteconomia é uma ciência que tem dificuldades em assumir o seu protagonismo na sociedade. Bibliotecários apontam como causa a falta de interesse das pessoas na leitura, em contrapartida, alguns autores associam como efeito a displicência dos profissionais da área a se fazerem relevantes, mas em um ponto os discursos entram em sintonia na área da informação: a necessidade de formar e atrair novos leitores. Dentro desta perspectiva entende-se que a música em ações culturais nas bibliotecas escolares são convites atrativos para os jovens em formação nas escolas, abrindo um novo horizonte para a construção de leitores e usuários da biblioteca. A música utilizada como ferramenta de pesquisa nesse trabalho foi o Ritm and Poetry, que com suas diretrizes político-sociais poéticas conseguem dialogar com as novas gerações utilizando como recurso o ritmo e a poesia para denunciar e expor a maneira escatológica que é tratada a cultura no Brasil. Neste trabalho investigou-se na literatura nacional e internacional se a música é contemplada em atividades desenvolvidas em bibliotecas. Os resultados evidenciaram que os principais temas diziam respeito a preservação cultural de povos utilizando a música folclórica de uma região; inclusão social e acessibilidade; mapeamento de instituições musicais; políticas de aquisições e atividades culturais de incentivo à leitura. Concluiu-se que ainda há pouca bibliografia presente sobre ações culturais envolvendo música em bibliotecas escolares, porém acredita-se que esse trabalho possa servir de base para pesquisas futuras em prol de obter-se alternativas em intervenções culturais e educacionais que possam acarretar em uma substancial ascensão de novos leitores
id FURG_43da48e6f8e43b340bb3825052bbf130
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7852
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literaturaBiblioteconomiaAção culturalBiblioteca escolarMúsicaHip HopBibliotecasLibrarianshipCultural actionSchool libraryMusicLibrariesA Biblioteconomia é uma ciência que tem dificuldades em assumir o seu protagonismo na sociedade. Bibliotecários apontam como causa a falta de interesse das pessoas na leitura, em contrapartida, alguns autores associam como efeito a displicência dos profissionais da área a se fazerem relevantes, mas em um ponto os discursos entram em sintonia na área da informação: a necessidade de formar e atrair novos leitores. Dentro desta perspectiva entende-se que a música em ações culturais nas bibliotecas escolares são convites atrativos para os jovens em formação nas escolas, abrindo um novo horizonte para a construção de leitores e usuários da biblioteca. A música utilizada como ferramenta de pesquisa nesse trabalho foi o Ritm and Poetry, que com suas diretrizes político-sociais poéticas conseguem dialogar com as novas gerações utilizando como recurso o ritmo e a poesia para denunciar e expor a maneira escatológica que é tratada a cultura no Brasil. Neste trabalho investigou-se na literatura nacional e internacional se a música é contemplada em atividades desenvolvidas em bibliotecas. Os resultados evidenciaram que os principais temas diziam respeito a preservação cultural de povos utilizando a música folclórica de uma região; inclusão social e acessibilidade; mapeamento de instituições musicais; políticas de aquisições e atividades culturais de incentivo à leitura. Concluiu-se que ainda há pouca bibliografia presente sobre ações culturais envolvendo música em bibliotecas escolares, porém acredita-se que esse trabalho possa servir de base para pesquisas futuras em prol de obter-se alternativas em intervenções culturais e educacionais que possam acarretar em uma substancial ascensão de novos leitoresLibrarianship is a science that has difficulties in assuming its protagonism in society. Librarians point to people's lack of interest in reading, in contrast, some authors associate as effect the lack of professionalism of the area to become relevant, but at one point the discourses are in tune in the area of information: the need to train and attract new readers. Within this perspective, it is understood that music in cultural actions in school libraries are attractive invitations for young people in formation in schools, opening a new horizon for the construction of readers and users of the library. The music used as a research tool in this work was Ritm and Poetry, which with its poetic political-social guidelines manage to dialogue with the new generations using rhythm and poetry as a resource to denounce and expose the eschatological way that culture is treated in the Brazil. In this work it was investigated in the national and international literature if the music is contemplated in activities developed in libraries. The results showed that the main themes were the cultural preservation of people using the folk music of a region; social inclusion and accessibility; mapping of musical institutions; acquisition policies and cultural activities to encourage reading. It was concluded that there is still little bibliography present on cultural actions involving music in school libraries, but it is believed that this work can serve as a basis for future research in order to obtain alternatives in cultural and educational interventions that can lead to a substantial rise of new readers.Maia, Maria de Fátima SantosBastos, Letiery de Moura2019-07-19T11:47:07Z2019-07-19T11:47:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBASTOS, Letiery de Moura. Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão de literatura. 2018. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humana e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/7852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-07-19T11:47:07Zoai:repositorio.furg.br:1/7852Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-07-19T11:47:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
title Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
spellingShingle Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
Bastos, Letiery de Moura
Biblioteconomia
Ação cultural
Biblioteca escolar
Música
Hip Hop
Bibliotecas
Librarianship
Cultural action
School library
Music
Libraries
title_short Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
title_full Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
title_fullStr Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
title_full_unstemmed Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
title_sort Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão da literatura
author Bastos, Letiery de Moura
author_facet Bastos, Letiery de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Letiery de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ação cultural
Biblioteca escolar
Música
Hip Hop
Bibliotecas
Librarianship
Cultural action
School library
Music
Libraries
topic Biblioteconomia
Ação cultural
Biblioteca escolar
Música
Hip Hop
Bibliotecas
Librarianship
Cultural action
School library
Music
Libraries
description A Biblioteconomia é uma ciência que tem dificuldades em assumir o seu protagonismo na sociedade. Bibliotecários apontam como causa a falta de interesse das pessoas na leitura, em contrapartida, alguns autores associam como efeito a displicência dos profissionais da área a se fazerem relevantes, mas em um ponto os discursos entram em sintonia na área da informação: a necessidade de formar e atrair novos leitores. Dentro desta perspectiva entende-se que a música em ações culturais nas bibliotecas escolares são convites atrativos para os jovens em formação nas escolas, abrindo um novo horizonte para a construção de leitores e usuários da biblioteca. A música utilizada como ferramenta de pesquisa nesse trabalho foi o Ritm and Poetry, que com suas diretrizes político-sociais poéticas conseguem dialogar com as novas gerações utilizando como recurso o ritmo e a poesia para denunciar e expor a maneira escatológica que é tratada a cultura no Brasil. Neste trabalho investigou-se na literatura nacional e internacional se a música é contemplada em atividades desenvolvidas em bibliotecas. Os resultados evidenciaram que os principais temas diziam respeito a preservação cultural de povos utilizando a música folclórica de uma região; inclusão social e acessibilidade; mapeamento de instituições musicais; políticas de aquisições e atividades culturais de incentivo à leitura. Concluiu-se que ainda há pouca bibliografia presente sobre ações culturais envolvendo música em bibliotecas escolares, porém acredita-se que esse trabalho possa servir de base para pesquisas futuras em prol de obter-se alternativas em intervenções culturais e educacionais que possam acarretar em uma substancial ascensão de novos leitores
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-19T11:47:07Z
2019-07-19T11:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Letiery de Moura. Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão de literatura. 2018. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humana e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7852
identifier_str_mv BASTOS, Letiery de Moura. Música em ações culturais nas bibliotecas: revisão de literatura. 2018. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humana e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187249338056704