Especialista em educação ambiental - constituição de subjetividades num curso na modalidade educação a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Maristela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6070
Resumo: Nesta dissertação apresento uma pesquisa de investigação sobre a constituição de subjetividades com um grupo de dez egressos do Curso de Educação Ambiental Lato Sensu, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no município São Lourenço do Sul/RS. Para desenvolver, metodologicamente, esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa, optei por utilizar alguns recursos sugeridos pela história oral temática, realizando dez entrevistas semiestruturadas. Como objetivo principal, este estudo busca problematizar e perceber a Educação Ambiental e o curso de especialização como mecanismos capazes de subjetivar e de incidir, produtivamente, sobre os estudantes que por ele passaram. Nesse sentido, essa pesquisa surgiu a partir de algumas reflexões e inquietações acerca do questionamento sobre como e em que condições nos constituímos como sujeitos. Entendo que currículo, poder e subjetivação são elementos produtivos e constitutivos de condutas, ações e sujeitos. Para perceber as marcas e os atravessamentos do referido curso na constituição desses sujeitos da ação ambiental, utilizo como referência teórica algumas pistas das problematizações desenvolvidas pelos estudos de Michel Foucault sobre poder e subjetivação, bem como, estudos desenvolvidos por Tomaz Tadeu da Silva sobre currículo. Para tanto, ao longo desta investigação, procuro mostrar que a Educação Ambiental e a sua profissionalização se estabelecem como mecanismos eficazes para a constituição de subjetividades desejadas. Através de técnicas e procedimentos relacionados ao campo ambiental se instituem tecnologias de poder e de subjetivação com a finalidade de governar as condutas dos sujeitos que, atravessados por essas relações, tendem a desenvolver determinados modos de se relacionar consigo mesmos e com os outros. A partir desta investigação pude perceber que o curso de especialização em Educação Ambiental se apresentou como uma possibilidade de produção de subjetividades constituídas dentro de um processo que ocorre no interior de práticas sociais previamente articuladas. Ao legitimar as práticas pedagógicas desses estudantes, o referido curso lhes autorizou a falar sobre Educação Ambiental, conduziu e movimentou um conjunto de atividades, de técnicas e de procedimentos com os quais esses egressos atuaram sobre si mesmos, produzindo suas subjetividades.
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Nesse sentido, essa pesquisa surgiu a partir de algumas reflexões e inquietações acerca do questionamento sobre como e em que condições nos constituímos como sujeitos. Entendo que currículo, poder e subjetivação são elementos produtivos e constitutivos de condutas, ações e sujeitos. Para perceber as marcas e os atravessamentos do referido curso na constituição desses sujeitos da ação ambiental, utilizo como referência teórica algumas pistas das problematizações desenvolvidas pelos estudos de Michel Foucault sobre poder e subjetivação, bem como, estudos desenvolvidos por Tomaz Tadeu da Silva sobre currículo. Para tanto, ao longo desta investigação, procuro mostrar que a Educação Ambiental e a sua profissionalização se estabelecem como mecanismos eficazes para a constituição de subjetividades desejadas. Através de técnicas e procedimentos relacionados ao campo ambiental se instituem tecnologias de poder e de subjetivação com a finalidade de governar as condutas dos sujeitos que, atravessados por essas relações, tendem a desenvolver determinados modos de se relacionar consigo mesmos e com os outros. A partir desta investigação pude perceber que o curso de especialização em Educação Ambiental se apresentou como uma possibilidade de produção de subjetividades constituídas dentro de um processo que ocorre no interior de práticas sociais previamente articuladas. Ao legitimar as práticas pedagógicas desses estudantes, o referido curso lhes autorizou a falar sobre Educação Ambiental, conduziu e movimentou um conjunto de atividades, de técnicas e de procedimentos com os quais esses egressos atuaram sobre si mesmos, produzindo suas subjetividades.In this dissertation I present a research on the formation of subjectivities with a group of ten graduates of Curso de Educação Ambiental Lato Sensu offered by the Federal University of Rio Grande, through Sistema Universidade Aberta do Brasil in the city of São Lourenço do Sul/RS . To develop this research methodologically from a qualitative approach I chose to use some resources based on thematic oral history theory, performing ten semi-structured interviews. The main objective of this study is to raise questions and understand environmental education, and this specific specialization course, as mechanisms capable of produce the students as subjects constructed by the course curriculum. The origin of this research is the questioning about the conditions in which we build ourselves as a subject. Curriculum is part of one's construction and conduct. I analyze the marks of the course curriculum in the constitution of the environmental action subject through the theoretical reference of Michel Foucault studies on power and subjectivity, as well as studies conducted by Tomaz Tadeu da Silva on curriculum. Through this approach I argue that environmental education and professionalization are established as effective mechanisms for the formation of subjectivities. Pedagogical technologies of power and subjectivity are instituted through techniques and procedures related to the environmental field in order to govern the conduct of individuals who tend to develop certain ways of relating to themselves and others that attend the kind of subject willed by curriculum. This investigation was able to show the Environmental Education course as a possible strategy of producing subjectivities that are built in a process which happens inside existent social practices. By legitimating students' pedagogical practices the course authorized them to talk about Environmental Education. It also has conducted and moved a assemblage of activities, techniques and procedures that allowed the graduated students to work on themselves producing their own subjectivities.Prado, Daniel PorciunculaOsório, Mara Rejane VieiraDutra, Maristela2016-04-26T16:21:26Z2016-04-26T16:21:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Maristela. Especialista em educação ambiental - constituição de subjetividades num curso na modalidade educação a distância. 2013. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-04-26T16:21:26Zoai:repositorio.furg.br:1/6070Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-04-26T16:21:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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