O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Júlia Silveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9528
Resumo: O cinema nacional e internacional recorreu e continua a recorrer à inspiração e auxílio de obras consagradas ou polêmicas para compor seus substratos. No Brasil, filmes baseados em livros, como Tropa de elite ou mesmo Batismo de sangue, que aqui se analisa mais detidamente, não são novidade. No entanto, é interessante perceber como o cinema nacional tem servido como fonte para novas, ou velhas, interpretações do Brasil e de suas estruturas sociais, político-econômicas e administrativas. Esse viés do cinema brasileiro acabou por configurar uma quarta tendência interpretativa do Brasil, que podemos chamar de denunciante. Esta se utiliza, para constituir sua crítica e denúncia dos problemas nacionais, tanto de substratos literários quanto de históricos. Assim, o cinema brasileiro tem se debruçado sobre a literatura e a história nacional para apresentar sua mensagem. Apresenta-se neste artigo a análise de dois filmes baseados em livros: Memórias póstumas de Brás Cubas, proveniente da literatura machadiana, e Batismo de sangue, baseado na obra de denúncia escrita por Frei Betto.
id FURG_4ad5506a65886f56db72863eb4fcfd10
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9528
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Bettocinemapolíticainterpretações do BrasilO cinema nacional e internacional recorreu e continua a recorrer à inspiração e auxílio de obras consagradas ou polêmicas para compor seus substratos. No Brasil, filmes baseados em livros, como Tropa de elite ou mesmo Batismo de sangue, que aqui se analisa mais detidamente, não são novidade. No entanto, é interessante perceber como o cinema nacional tem servido como fonte para novas, ou velhas, interpretações do Brasil e de suas estruturas sociais, político-econômicas e administrativas. Esse viés do cinema brasileiro acabou por configurar uma quarta tendência interpretativa do Brasil, que podemos chamar de denunciante. Esta se utiliza, para constituir sua crítica e denúncia dos problemas nacionais, tanto de substratos literários quanto de históricos. Assim, o cinema brasileiro tem se debruçado sobre a literatura e a história nacional para apresentar sua mensagem. Apresenta-se neste artigo a análise de dois filmes baseados em livros: Memórias póstumas de Brás Cubas, proveniente da literatura machadiana, e Batismo de sangue, baseado na obra de denúncia escrita por Frei Betto.Ed. da FURG2021-06-21T18:26:16Z2021-06-21T18:26:16Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Júlia Siveira. O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto. Biblos, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 83 - 100, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/858. Acesso em: 01 abr. 2021.http://repositorio.furg.br/handle/1/9528porMatos, Júlia Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-20T13:59:19Zoai:repositorio.furg.br:1/9528Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-20T13:59:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
title O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
spellingShingle O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
Matos, Júlia Silveira
cinema
política
interpretações do Brasil
title_short O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
title_full O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
title_fullStr O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
title_full_unstemmed O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
title_sort O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto
author Matos, Júlia Silveira
author_facet Matos, Júlia Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Júlia Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
política
interpretações do Brasil
topic cinema
política
interpretações do Brasil
description O cinema nacional e internacional recorreu e continua a recorrer à inspiração e auxílio de obras consagradas ou polêmicas para compor seus substratos. No Brasil, filmes baseados em livros, como Tropa de elite ou mesmo Batismo de sangue, que aqui se analisa mais detidamente, não são novidade. No entanto, é interessante perceber como o cinema nacional tem servido como fonte para novas, ou velhas, interpretações do Brasil e de suas estruturas sociais, político-econômicas e administrativas. Esse viés do cinema brasileiro acabou por configurar uma quarta tendência interpretativa do Brasil, que podemos chamar de denunciante. Esta se utiliza, para constituir sua crítica e denúncia dos problemas nacionais, tanto de substratos literários quanto de históricos. Assim, o cinema brasileiro tem se debruçado sobre a literatura e a história nacional para apresentar sua mensagem. Apresenta-se neste artigo a análise de dois filmes baseados em livros: Memórias póstumas de Brás Cubas, proveniente da literatura machadiana, e Batismo de sangue, baseado na obra de denúncia escrita por Frei Betto.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2021-06-21T18:26:16Z
2021-06-21T18:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Júlia Siveira. O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto. Biblos, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 83 - 100, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/858. Acesso em: 01 abr. 2021.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9528
identifier_str_mv MATOS, Júlia Siveira. O cinema e as interpretações do Brasil: de Machado a Frei Betto. Biblos, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 83 - 100, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/858. Acesso em: 01 abr. 2021.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed. da FURG
publisher.none.fl_str_mv Ed. da FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384375957913600