Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Jayne Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10358
Resumo: Objetivo: investigar as barreiras percebidas à prática de atividade física (AF) entre escolares do ensino médio de uma instituição federal sul do Brasil. População alvo: estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino do sul do Brasil. Delineamento: estudo transversal. Desfecho: barreiras percebidas à prática de atividade física pelo instrumento de Santos et al. (2009) validade e desenvolvido para adolescentes. O desfecho foi operacionaliza em número de barreiras. Processo amostral: não houve, pois o estudo foi constituído por todos os escolares do ensino médio de um instituto federal. Delineamento transversal. Utilizou-se questionário autoaplicável para investigar as barreiras à prática de AF na faixa etária de 14-20 anos. Foi realizado Teste Exato de Fisher, para investigar diferenças entre a percepção de barreiras e as variáveis independentes, e Regressão de Poisson tendo como desfecho o número de barreiras percebidas. Resultados: Participaram do estudo 508 estudantes, com idade média de 17,3 anos (DP=1,3), 51,2% meninos. As barreiras à prática de AF mais prevalentes foram: ter muitas tarefas (62,9%); preferir fazer outras coisas (60,4%); falta de tempo (59,3%) e preguiça (50,6%). Pertencer ao grupo feminino, ao tercil mais pobre do índice de bens e ao último ano do ensino médio (EM) aumentou a probabilidade de relato de barreiras à prática de AF. Contudo, gostar das aulas de educação física (EF) diminuiu a probabilidade de relato de barreiras. Conclusões: os achados direcionam para ações no grupo feminino, estudantes do último ano do EM e a grupos mais pobres.
id FURG_4c768aff88b2b07b34f3e8e4979ceefc
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10358
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.Barriers perceived to physical activity practice by south brazilian high school studentsAtividade físicaBarreirasAdolescentesSaúdeEducação físicaPhysical activityBarriersAdolescentsHealthPhysical educationObjetivo: investigar as barreiras percebidas à prática de atividade física (AF) entre escolares do ensino médio de uma instituição federal sul do Brasil. População alvo: estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino do sul do Brasil. Delineamento: estudo transversal. Desfecho: barreiras percebidas à prática de atividade física pelo instrumento de Santos et al. (2009) validade e desenvolvido para adolescentes. O desfecho foi operacionaliza em número de barreiras. Processo amostral: não houve, pois o estudo foi constituído por todos os escolares do ensino médio de um instituto federal. Delineamento transversal. Utilizou-se questionário autoaplicável para investigar as barreiras à prática de AF na faixa etária de 14-20 anos. Foi realizado Teste Exato de Fisher, para investigar diferenças entre a percepção de barreiras e as variáveis independentes, e Regressão de Poisson tendo como desfecho o número de barreiras percebidas. Resultados: Participaram do estudo 508 estudantes, com idade média de 17,3 anos (DP=1,3), 51,2% meninos. As barreiras à prática de AF mais prevalentes foram: ter muitas tarefas (62,9%); preferir fazer outras coisas (60,4%); falta de tempo (59,3%) e preguiça (50,6%). Pertencer ao grupo feminino, ao tercil mais pobre do índice de bens e ao último ano do ensino médio (EM) aumentou a probabilidade de relato de barreiras à prática de AF. Contudo, gostar das aulas de educação física (EF) diminuiu a probabilidade de relato de barreiras. Conclusões: os achados direcionam para ações no grupo feminino, estudantes do último ano do EM e a grupos mais pobres.Objective: To investigate the perceived barriers to physical activity (PA) practice among high school students from a federal institution in southern Brazil. Target population: High school students from a federal education institute in southern Brazil. Design: cross-sectional study. Outcome: perceived barriers to physical activity practice by the instrument of Santos et al. (2009) validity and developed for adolescents. The outcome was operationalized in number of barriers. Sample process: none, because the study consisted of all high school students from a federal institute. Cross-sectional design. A self-administered questionnaire was used to investigate the barriers to PA practice in the age group of 14-20 years. Fisher's exact test was performed to investigate differences between the perception of barriers and the independent variables, and Poisson Regression with the outcome as the number of perceived barriers. Results: The study included 508 students, with an average age of 17.3 years (SD = 1.3), 51.2% boys. The most prevalent barriers to PA were: having many tasks (62.9%); prefer to do other things (60.4%); lack of time (59.3%) and laziness (50.6%). Belonging to the female group, the poorer tertile of the property index and the last year of high school (MS) increased the likelihood of reporting barriers to PA. However, enjoying PE classes decreased the likelihood of reporting barriers. Conclusions: the findings point to actions in the female group, senior students from MS and to poorer groups.Dumith, Samuel de CarvalhoLeite, Jayne Santos2022-02-11T19:40:06Z2022-02-11T19:40:06Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Jayne Santos. Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/10358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-02-11T19:40:06Zoai:repositorio.furg.br:1/10358Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-02-11T19:40:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
Barriers perceived to physical activity practice by south brazilian high school students
title Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
spellingShingle Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
Leite, Jayne Santos
Atividade física
Barreiras
Adolescentes
Saúde
Educação física
Physical activity
Barriers
Adolescents
Health
Physical education
title_short Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
title_full Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
title_fullStr Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
title_full_unstemmed Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
title_sort Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil.
author Leite, Jayne Santos
author_facet Leite, Jayne Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dumith, Samuel de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Jayne Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Barreiras
Adolescentes
Saúde
Educação física
Physical activity
Barriers
Adolescents
Health
Physical education
topic Atividade física
Barreiras
Adolescentes
Saúde
Educação física
Physical activity
Barriers
Adolescents
Health
Physical education
description Objetivo: investigar as barreiras percebidas à prática de atividade física (AF) entre escolares do ensino médio de uma instituição federal sul do Brasil. População alvo: estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino do sul do Brasil. Delineamento: estudo transversal. Desfecho: barreiras percebidas à prática de atividade física pelo instrumento de Santos et al. (2009) validade e desenvolvido para adolescentes. O desfecho foi operacionaliza em número de barreiras. Processo amostral: não houve, pois o estudo foi constituído por todos os escolares do ensino médio de um instituto federal. Delineamento transversal. Utilizou-se questionário autoaplicável para investigar as barreiras à prática de AF na faixa etária de 14-20 anos. Foi realizado Teste Exato de Fisher, para investigar diferenças entre a percepção de barreiras e as variáveis independentes, e Regressão de Poisson tendo como desfecho o número de barreiras percebidas. Resultados: Participaram do estudo 508 estudantes, com idade média de 17,3 anos (DP=1,3), 51,2% meninos. As barreiras à prática de AF mais prevalentes foram: ter muitas tarefas (62,9%); preferir fazer outras coisas (60,4%); falta de tempo (59,3%) e preguiça (50,6%). Pertencer ao grupo feminino, ao tercil mais pobre do índice de bens e ao último ano do ensino médio (EM) aumentou a probabilidade de relato de barreiras à prática de AF. Contudo, gostar das aulas de educação física (EF) diminuiu a probabilidade de relato de barreiras. Conclusões: os achados direcionam para ações no grupo feminino, estudantes do último ano do EM e a grupos mais pobres.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-02-11T19:40:06Z
2022-02-11T19:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Jayne Santos. Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/10358
identifier_str_mv LEITE, Jayne Santos. Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes do ensino médio do sul do Brasil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187257630195712