Processo de desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9648 |
Resumo: | Sensibilidade moral pode ser conceituada como um senso apurado para identificar problemas morais diante de outros problemas, sendo necessário mais do que apenas o conhecimento teórico para esse reconhecimento. Para ser capaz de distinguir entre sentimentos, valores, crenças, fatos e refletir sobre essas situações, é necessária uma capacidade cognitiva pré-condicionada por uma motivação moral para fazer o bem, o que significa que a sensibilidade moral e a motivação moral, que se configura como uma característica benevolente do ser humano para fazer o bem, estão interligadas desde o período de formação. Teve-se como objetivo geral: analisar o processo de desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação em enfermagem.O estudo foi desenvolvido em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A etapa quantitativa teve como objetivos: adaptar culturalmente e validar o Moral Sensitivity Questionnairepara estudantes de graduação em enfermagem brasileiros;identificar os preditores e a associação dos fatores da sensibilidade moral com as características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de graduação em enfermagem. Essa etapa foi realizada com 143 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade do sul do Brasil, através da aplicação da versão adaptada do instrumento Moral Sensitivity Questionnaire. A validade de face e conteúdo dos constructos do instrumentoforamconsideradassatisfatóriaspara utilização no contexto brasileiro, sendo realizada mediante avaliação do comitê de especialistas, realização do pré-teste e alfa de Cronbach. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão, sendo utilizado o software estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 22.0. A partir da análise fatorial, foram identificados seis constructos: modificando a autonomia do paciente; confiança no conhecimento de enfermagem; estruturação do conceito de moral; confiança no conhecimento prático; conflitos morais e respeito à autonomia do paciente. A partir da análise de regressão foi possível observar que três dimensões apresentaram relação de predição com o desenvolvimento da sensibilidade moral, sendo a dimensão confiança no conhecimento de enfermagem com uma relação positiva, e as dimensões modificando a autonomia do paciente e experimentando conflitos morais, caracterizadas por uma relação inversamente proporcional ao desenvolvimento da sensibilidade. Foi possível identificar que os aspectos relacionados aos conhecimentos e vivências proporcionadas pela formação acadêmica, influenciam positiva ou negativamente no processo de sensibilização dos estudantes de enfermagem tendo sido identificado por esse estudo, uma diminuição progressiva na sensibilidade moral, sendo os acadêmicos de final do curso menos sensíveis às questões éticas vivenciadas no cotidiano das práticas clinicas. Na etapa qualitativa,teve-se como objetivo especifico conhecer como os aspectos do ensino e problematização da ética se relacionam com o processo de desenvolvimento da sensibilidade moral dos estudantes de enfermagem.Para tanto, foram realizadas entrevistas áudio gravadas através de um instrumento semi estruturado, com dezoito estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade do sul do Brasil. Para análise dos dados realizou-se a análise textual discursiva, emergindo três categorias: orientação interpessoal; aspectos do ensino e da problematização e interiorização de valores ético-morais. Assim,pode-se evidenciar que a sensibilidade moral dos estudantes de enfermagem se desenvolve a partir de três componentes básicos, sendo os aspectos relativos à constituição previa dos indivíduos, às questões relacionais estabelecidas dentro dos ambientes de convívio e os elementos educativos relacionados à ética e a problematização de conflitos. Essa pesquisa respeitou os preceitos éticos contidos na Resolução 466/12, sendo aprovada pelo comitê de ética local sob o parecer n° 67/2016. Por fim, ao relacionar as duas etapas dessa pesquisa, pode-se identificar que ambas demonstram uma importante influência tanto dos valores pessoais, quanto dos conhecimentos e das experiências proporcionadas pelos espaços formativos no processo de desenvolvimento da sensibilidade moral dos estudantes. Assim, o presente estudo defendeu a tese de que os estudantes de graduação apresentam diferentes níveis de sensibilidade moral, a qual pode ser influenciada pelo ensino da ética e problematização durante seu processo de desenvolvimento formativo. |
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Processo de desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação em enfermagemProcess of development of moral sensitivity in undergraduate students in nursingProceso de desarrollo de la sensibilidad moral en estudiantes de graduación en enfermeríaDesenvolvimento moralEstudantes de EnfermagemÉtica em EnfermagemÉticaMoralMoral developmentNursing studentsEthics in NursingEthicDesarrollo moralEstudiantes de EnfermeríaÉtica en EnfermeríaSensibilidade moral pode ser conceituada como um senso apurado para identificar problemas morais diante de outros problemas, sendo necessário mais do que apenas o conhecimento teórico para esse reconhecimento. Para ser capaz de distinguir entre sentimentos, valores, crenças, fatos e refletir sobre essas situações, é necessária uma capacidade cognitiva pré-condicionada por uma motivação moral para fazer o bem, o que significa que a sensibilidade moral e a motivação moral, que se configura como uma característica benevolente do ser humano para fazer o bem, estão interligadas desde o período de formação. Teve-se como objetivo geral: analisar o processo de desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação em enfermagem.O estudo foi desenvolvido em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A etapa quantitativa teve como objetivos: adaptar culturalmente e validar o Moral Sensitivity Questionnairepara estudantes de graduação em enfermagem brasileiros;identificar os preditores e a associação dos fatores da sensibilidade moral com as características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de graduação em enfermagem. Essa etapa foi realizada com 143 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade do sul do Brasil, através da aplicação da versão adaptada do instrumento Moral Sensitivity Questionnaire. A validade de face e conteúdo dos constructos do instrumentoforamconsideradassatisfatóriaspara utilização no contexto brasileiro, sendo realizada mediante avaliação do comitê de especialistas, realização do pré-teste e alfa de Cronbach. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão, sendo utilizado o software estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 22.0. A partir da análise fatorial, foram identificados seis constructos: modificando a autonomia do paciente; confiança no conhecimento de enfermagem; estruturação do conceito de moral; confiança no conhecimento prático; conflitos morais e respeito à autonomia do paciente. A partir da análise de regressão foi possível observar que três dimensões apresentaram relação de predição com o desenvolvimento da sensibilidade moral, sendo a dimensão confiança no conhecimento de enfermagem com uma relação positiva, e as dimensões modificando a autonomia do paciente e experimentando conflitos morais, caracterizadas por uma relação inversamente proporcional ao desenvolvimento da sensibilidade. Foi possível identificar que os aspectos relacionados aos conhecimentos e vivências proporcionadas pela formação acadêmica, influenciam positiva ou negativamente no processo de sensibilização dos estudantes de enfermagem tendo sido identificado por esse estudo, uma diminuição progressiva na sensibilidade moral, sendo os acadêmicos de final do curso menos sensíveis às questões éticas vivenciadas no cotidiano das práticas clinicas. Na etapa qualitativa,teve-se como objetivo especifico conhecer como os aspectos do ensino e problematização da ética se relacionam com o processo de desenvolvimento da sensibilidade moral dos estudantes de enfermagem.Para tanto, foram realizadas entrevistas áudio gravadas através de um instrumento semi estruturado, com dezoito estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade do sul do Brasil. Para análise dos dados realizou-se a análise textual discursiva, emergindo três categorias: orientação interpessoal; aspectos do ensino e da problematização e interiorização de valores ético-morais. Assim,pode-se evidenciar que a sensibilidade moral dos estudantes de enfermagem se desenvolve a partir de três componentes básicos, sendo os aspectos relativos à constituição previa dos indivíduos, às questões relacionais estabelecidas dentro dos ambientes de convívio e os elementos educativos relacionados à ética e a problematização de conflitos. Essa pesquisa respeitou os preceitos éticos contidos na Resolução 466/12, sendo aprovada pelo comitê de ética local sob o parecer n° 67/2016. Por fim, ao relacionar as duas etapas dessa pesquisa, pode-se identificar que ambas demonstram uma importante influência tanto dos valores pessoais, quanto dos conhecimentos e das experiências proporcionadas pelos espaços formativos no processo de desenvolvimento da sensibilidade moral dos estudantes. Assim, o presente estudo defendeu a tese de que os estudantes de graduação apresentam diferentes níveis de sensibilidade moral, a qual pode ser influenciada pelo ensino da ética e problematização durante seu processo de desenvolvimento formativo.Moral sensibility can be conceptualized as a keen sense to identify moral problems in the face of other problems, requiring more than just theoretical knowledge for this recognition. In order to be able to distinguish between feelings, values, beliefs, facts and to reflect on these situations, a cognitive capacity preconditioned by a moral motivation to do good is necessary, which means that moral sensibility and moral motivation, which Constitutes a benevolent characteristic of the human being to do good, are interconnected from the period of formation. The objective was to analyze the process of development of moral sensitivity in nursing undergraduate students. The study was developed in two stages, one quantitative and the other qualitative. The quantitative stage had as objectives: to culturally adapt and validate the Moral Sensitivity Questionnaire for undergraduate nursing students in Brazil; To identify the predictors and the association of factors of moral sensitivity with the sociodemographic and academic characteristics of undergraduate students in nursing. This stage was carried out with 143 undergraduate nursing students from a university in the south of Brazil, through the applicationof the adapted version of the Moral Sensitivity Questionnaire. The validity of face and content of the constructs of the instrument were considered satisfactory for use in the Brazilian context, being carried out through an evaluation of the expert committee, pre-test and Cronbach's alpha. Descriptive statistics, analysis of variance and regression analysis were used to analyze the data, using statistical software Statistical Package for Social Sciences version 22.0. From the factorial analysis, six constructs were identified: modifying the autonomy of the patient; Confidence in nursing knowledge; Structuring of the concept of morality; Confidence in practical knowledge; Moral conflicts and respect for patient autonomy. From the regression analysis it was possible to observe that three dimensions presented a predictive relationship with the development of moral sensitivity, the dimension of confidence in nursing knowledge with a positive relation, and the dimensions modifying the autonomy of the patient and experiencing moral conflicts, characterized By a ratio inversely proportional to the development of sensitivity. It was possible to identify that the aspects related to the knowledge and experiences provided by the academic formation, influence positively or negatively in the process of sensitization of the nursing students, having been identified by this study, a progressive decrease in the moral sensibility, being the academics of end of the course less Sensitive to the ethical issues experienced in the daily practice of clinical practice. In the qualitative stage, the specific objective was to know how aspects of teaching and problematization of ethics are related to the process of development of moral sensitivity of nursing students. For that, audio interviews were recorded through a semistructured instrument, with eighteen undergraduate nursing students from a university in the south of Brazil. For analysis of the data the discursive textual analysis was carried out, emerging three categories: interpersonal orientation; Aspects of teaching and the problematization and internalization of ethical-moral values. Thus, it can be evidenced that the moral sensitivity of nursing students develops from three basic components, being the aspects related to the previous constitution of the individuals, to the relational issues established within the convivial environments and the educational elements related to ethics and The problematization of conflicts. This research complied with the ethical precepts contained in Resolution 466/12 and was approved by the local ethics committee under opinion No. 67/2016. Finally, when we relate the two stages of this research, we can identify that both demonstrate an important influence both of the personal values, of the knowledge and of the experiences provided by the formative spaces in the process of development of the students' moral sensibility. Thus, the present study defended the thesis that undergraduate students present different levels of moral sensitivity, which can be influenced by the teaching of ethics and problematization during their formative development process.La sensibilidad moral puede ser conceptuada como un sentido apurado para identificar problemas morales ante otros problemas, siendo necesario más que sólo el conocimiento teórico para ese reconocimiento. Para ser capaz de distinguir entre sentimientos, valores, creencias, hechos y reflexión sobre esas situaciones, es necesaria una capacidad cognitiva precondicionada por una motivación moral para hacer el bien, lo que significa que la sensibilidad moral y la motivación moral, que se Como una característica benevolente del ser humano para hacer el bien, están interconectadas desde el período de formación. Se tuvo como objetivo general: analizar el proceso de desarrollo de la sensibilidad moral en estudiantes de graduación en enfermería. El estudio se desarrolló en dos etapas, una cuantitativa y otra cualitativa. La etapa cuantitativa tuvo como objetivos: adaptar culturalmente y validar el Moral Sensitivity Questionnaire para estudiantes de graduación en enfermería brasileños; Identificar los predictores y la asociación de los factores de la sensibilidad moral con las características sociodemográficas y académicas de estudiantes de graduación en enfermería. Esta etapa fue realizada con 143 estudiantes del curso de graduación en enfermería de una universidad del sur de Brasil, a través de la aplicación de la versión adaptada del instrumento Moral Sensitivity Questionnaire. La validez de cara y contenido de los constructos del instrumento fueron consideradas satisfactorias para su uso en el contexto brasileño, siendo realizada mediante evaluación del comité de especialistas, realización del pre-test y alfa de Cronbach. Para el análisis de los datos se utilizó la estadística descriptiva, análisis de varianza y análisis de regresión, siendo utilizado elsoftware estadístico Statistical Package for Social Sciences versión 22.0. A partir del análisis factorial, se identificaron seis constructos: modificando la autonomía del paciente; Confianza en el conocimiento de enfermería; La estructura del concepto demoral; Confianza en el conocimiento práctico; Conflictos morales y respeto a la autonomía del paciente. A partir del análisis de regresión fue posible observar que tres dimensiones presentaron relación de predicción con el desarrollo de la sensibilidad moral, siendo la dimensión confianza en el conocimiento de enfermería con una relación positiva, y las dimensiones modificando la autonomía del paciente y experimentando conflictos morales, caracterizadas Por una relación inversamente proporcional al desarrollo de la sensibilidad. Es posible identificar que los aspectos relacionados a los conocimientos y vivencias proporcionados por la formación académica, influencian positiva o negativamente en el proceso de sensibilización de los estudiantes de enfermería habiendo sido identificado por ese estudio, una disminución progresiva en la sensibilidad moral, siendo los académicos de final del curso menos Sensibles a las cuestiones éticas vivenciadas en el cotidiano de las prácticas clínicas. En la etapa cualitativa,se tuvo como objetivo específico conocer cómo los aspectos de la enseñanza y problematización de la ética se relacionan con el proceso de desarrollo de la sensibilidad moral de los estudiantes de enfermería. Para ello, se realizaron entrevistas audio grabadas a través de un instrumento semiestructurado, con dieciocho estudiantes del curso de graduación en enfermería de una universidad del sur de Brasil. Para el análisis de los datos se realizó el análisis textual discursivo, emergiendo tres categorías: orientación interpersonal; Aspectos de la enseñanza y de la problematización e interiorización de valores ético-morales. Así, se puede evidenciar que la sensibilidad moral de los estudiantes de enfermería se desarrolla a partir de tres componentes básicos, siendo los aspectos relativos a la constitución previa de los individuos, a las cuestiones relacionales establecidas dentro de los ambientes de convivencia y los elementos educativos relacionados a la ética y La problematización de conflictos. Esta investigación respetó los preceptos éticos contenidos en la Resolución 466/12, siendo aprobada por el comité de ética local bajo el dictamen n ° 67/2016. Por último, al relacionar las dos etapas de esta investigación, se puede identificar que ambas demuestran una importante influencia tanto de los valores personales, de los conocimientos y de las experiencias proporcionadas por los espacios formativos en el proceso de desarrollo de la sensibilidad moral de los estudiantes. Así, el presente estudio defendió la tesis de que los estudiantes de graduación presentan diferentes niveles de sensibilidad moral, la cual puede ser influenciada por la enseñanza de la ética y la problematización durante su proceso de desarrollo formativo.Barlem, Edison Luiz DevosHirsch, Carolina Domingues2021-09-06T22:44:41Z2021-09-06T22:44:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHIRSCH, Carolina Domingues. Processo de desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação em enfermagem.2017. 142f. 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