Redes Sociais, participação e racionalidade: um estudo de caso sobre suas tramas nas organizações não governamentais
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6822 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a discutir os desafios do trabalho em redes junto ao público jovem, tomando por objeto de estudo a experiência do Projeto Espaço Criança Esperança (ECE) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção social junto ao aglomerado urbano da Serra, fruto da articulação entre corporações privadas (Rede Globo de Televisão), organismos internacionais (UNESCO), poder público local (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) e uma universidade privada. A intervenção comunitária desenvolvida pela extensão universitária encontrou no aglomerado da Serra, segundo palavras dos próprios moradores, um “aglomerado de projetos”. Essa realidade, somada ao elevado grau de vulnerabilidade social e limitado acesso às políticas públicas, torna o estudo de caso emblemático quanto aos desafios, limites, impasses e possibilidades de construção de novas interações entre os atores sociais capazes de, ao mesmo tempo, avançar na construção da cidadania no país e modernizar as práticas de extensão universitária brasileira. |
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Redes Sociais, participação e racionalidade: um estudo de caso sobre suas tramas nas organizações não governamentaisSocial networks, participation, and rationality: a case study of non-governmental organizationsRedes sociaisParticipaçãoRacionalidadesSocial networksParticipationRationalityO presente artigo se propõe a discutir os desafios do trabalho em redes junto ao público jovem, tomando por objeto de estudo a experiência do Projeto Espaço Criança Esperança (ECE) em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção social junto ao aglomerado urbano da Serra, fruto da articulação entre corporações privadas (Rede Globo de Televisão), organismos internacionais (UNESCO), poder público local (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) e uma universidade privada. A intervenção comunitária desenvolvida pela extensão universitária encontrou no aglomerado da Serra, segundo palavras dos próprios moradores, um “aglomerado de projetos”. Essa realidade, somada ao elevado grau de vulnerabilidade social e limitado acesso às políticas públicas, torna o estudo de caso emblemático quanto aos desafios, limites, impasses e possibilidades de construção de novas interações entre os atores sociais capazes de, ao mesmo tempo, avançar na construção da cidadania no país e modernizar as práticas de extensão universitária brasileira.This study aims to discuss the challenges of networking with young audience, taking part from the experience of Child Hope Space Project (ECE) in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. It is a project of social intervention in the Serra urban agglomeration, as the fruit of relationship among private corporations (Globo TV), international organizations (UNESCO), local government (Municipality of Belo Horizonte) and a private university. Community intervention developed by university extension found in Serra, in the words of local residents, “a cluster of projects”. This reality, coupled with the high degree of social vulnerability and limited access to public policies, makes the case study emblematic with regard to the challenges, limitations, difficulties and possibilities of building new interactions between social actors able to progress in the construction of citizenship in the country and at the same time to modernize the practices of Brazilian university extension.EDGRAF2016-11-29T17:16:29Z2016-11-29T17:16:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Claudia Andréa Mayorga; TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Souza; GUERRA, Júnia Fátima do Carmo. Redes Sociais, participação e racionalidade: um estudo de caso sobre suas tramas nas organizações não governamentais. Sinergia, v. 16, n. 1, p. 31-41, 2012. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/3924>. Acesso em: 28 nov. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/6822porBorges, Claudia Andréa MayorgaTeodósio, Armindo dos Santos de SousaGuerra, Júnia Fátima do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-19T20:48:52Zoai:repositorio.furg.br:1/6822Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-19T20:48:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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