Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andrey Gabriel Souza da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baliscei, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10758
Resumo: Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 402-420, 2021.
id FURG_592cdde6c07de97303858473efbde1d5
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10758
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)Enegreciendo - la potencialidad la potencialidad de las imágenes negras positivas en la sex education (2019)Blackening - the potentiality of positive black figures in the sex education series (2019)NegritudeCultura VisualImagemEstereótipoNegruraImagenEstereotipoBlacknessVisual cultureImageStereotypeRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 402-420, 2021.O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como referencial e objeto de análise as visualidades oportunizadas a partir do personagem Eric Effiong, da série Sex Education (2019), primeira temporada, produzida e distribuída pela plataforma de streaming Netflix. Apresentamos e contrapomos os estigmas que permeiam essa identidade racial e, por meio de Eric, analisamos a vivência do personagem em espaço escolar e a potencialidade de sua representação midiática em uma série popular entre jovens e adolescentes. No que tange à estrutura, inicialmente discutimos racialidade com estudos étnico-raciais, caminhando, após, para as formas de se ler imagens junto aos Estudos da Cultura Visual e com aporte metodológico do conjunto de procedimentos analíticos denominado PROVOQUE (BALISCEI, 2020); para, por fim, discutir e apresentar uma cena da série, a qual, consideramos, expressar significativo apreço à negritude.El objetivo es debatir sobre representaciones de negritud en la cultura visual contemporánea en articulación con espacios escolares. Para tanto, tomamos como referencial y objeto de análisis las visualidades proporcionadas desde el personaje Eric Effiong, de la serie Sex Education (2019), primera temporada, producida y distribuida por la plataforma de streaming Netflix. Presentamos y contraponemos los estigmas que atraviesan esa identidad racial y, mediante Eric, analizamos la vivencia del personaje en espacio escolar y la potencialidad de su representación mediática en una serie popular entre jóvenes y adolescentes. Con respeto a la estructura, inicialmente discutimos racialidad con estudios étnico-raciales, caminando, luego, hacia las formas de leerse imágenes junto a los Estudios de la Cultura Visual y con aporte metodológico del conjunto de procedimientos analíticos denominado PROVOQUE; para, finalmente, discutir y presentar una escena de la serie, la que, consideramos, expresa significativo aprecio a la negritud.The aim of this paper is to debate about representations of blackness in contemporary visual culture along with school spaces. Therefore, we take as a reference and object of analysis the visualities created by the character Eric Effiong, from the Sex Education series (2019), first season, produced and distributed by Netflix streaming service. We present and counteract the stigmas that permeate this racial identity and, through Eric, we analyze the character's experience in a school space and the potential of his media representation in a popular series among young people and teenagers. Related to the structure, we initially discussed raciality with ethnic-racial studies, moving towards ways of reading images with the Visual Culture Studies and with the methodological contribution of the set of analytical procedures called PROVOQUE; to, finally, discuss and present a scene from the series which we consider to express a significant appreciation to blacknessUniversidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:15:26Z2023-03-24T22:15:26Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCRUZ, A. G. S.; BALISCEI, J. P. Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série Sex Education (2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 402–420, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13555. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13555. Acesso em: 15 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1075810.14295/de.v9i2.13555porCruz, Andrey Gabriel Souza daBaliscei, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:15:28Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:15:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
Enegreciendo - la potencialidad la potencialidad de las imágenes negras positivas en la sex education (2019)
Blackening - the potentiality of positive black figures in the sex education series (2019)
title Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
spellingShingle Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
Cruz, Andrey Gabriel Souza da
Negritude
Cultura Visual
Imagem
Estereótipo
Negrura
Imagen
Estereotipo
Blackness
Visual culture
Image
Stereotype
title_short Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
title_full Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
title_fullStr Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
title_full_unstemmed Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
title_sort Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
author Cruz, Andrey Gabriel Souza da
author_facet Cruz, Andrey Gabriel Souza da
Baliscei, João Paulo
author_role author
author2 Baliscei, João Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Andrey Gabriel Souza da
Baliscei, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Negritude
Cultura Visual
Imagem
Estereótipo
Negrura
Imagen
Estereotipo
Blackness
Visual culture
Image
Stereotype
topic Negritude
Cultura Visual
Imagem
Estereótipo
Negrura
Imagen
Estereotipo
Blackness
Visual culture
Image
Stereotype
description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 402-420, 2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
2023-03-24T22:15:26Z
2023-03-24T22:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, A. G. S.; BALISCEI, J. P. Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série Sex Education (2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 402–420, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13555. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13555. Acesso em: 15 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10758
10.14295/de.v9i2.13555
identifier_str_mv CRUZ, A. G. S.; BALISCEI, J. P. Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série Sex Education (2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 402–420, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13555. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13555. Acesso em: 15 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i2.13555
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187265226080256