Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10758 |
Resumo: | Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 402-420, 2021. |
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Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019)Enegreciendo - la potencialidad la potencialidad de las imágenes negras positivas en la sex education (2019)Blackening - the potentiality of positive black figures in the sex education series (2019)NegritudeCultura VisualImagemEstereótipoNegruraImagenEstereotipoBlacknessVisual cultureImageStereotypeRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 402-420, 2021.O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como referencial e objeto de análise as visualidades oportunizadas a partir do personagem Eric Effiong, da série Sex Education (2019), primeira temporada, produzida e distribuída pela plataforma de streaming Netflix. Apresentamos e contrapomos os estigmas que permeiam essa identidade racial e, por meio de Eric, analisamos a vivência do personagem em espaço escolar e a potencialidade de sua representação midiática em uma série popular entre jovens e adolescentes. No que tange à estrutura, inicialmente discutimos racialidade com estudos étnico-raciais, caminhando, após, para as formas de se ler imagens junto aos Estudos da Cultura Visual e com aporte metodológico do conjunto de procedimentos analíticos denominado PROVOQUE (BALISCEI, 2020); para, por fim, discutir e apresentar uma cena da série, a qual, consideramos, expressar significativo apreço à negritude.El objetivo es debatir sobre representaciones de negritud en la cultura visual contemporánea en articulación con espacios escolares. Para tanto, tomamos como referencial y objeto de análisis las visualidades proporcionadas desde el personaje Eric Effiong, de la serie Sex Education (2019), primera temporada, producida y distribuida por la plataforma de streaming Netflix. Presentamos y contraponemos los estigmas que atraviesan esa identidad racial y, mediante Eric, analizamos la vivencia del personaje en espacio escolar y la potencialidad de su representación mediática en una serie popular entre jóvenes y adolescentes. Con respeto a la estructura, inicialmente discutimos racialidad con estudios étnico-raciales, caminando, luego, hacia las formas de leerse imágenes junto a los Estudios de la Cultura Visual y con aporte metodológico del conjunto de procedimientos analíticos denominado PROVOQUE; para, finalmente, discutir y presentar una escena de la serie, la que, consideramos, expresa significativo aprecio a la negritud.The aim of this paper is to debate about representations of blackness in contemporary visual culture along with school spaces. Therefore, we take as a reference and object of analysis the visualities created by the character Eric Effiong, from the Sex Education series (2019), first season, produced and distributed by Netflix streaming service. We present and counteract the stigmas that permeate this racial identity and, through Eric, we analyze the character's experience in a school space and the potential of his media representation in a popular series among young people and teenagers. Related to the structure, we initially discussed raciality with ethnic-racial studies, moving towards ways of reading images with the Visual Culture Studies and with the methodological contribution of the set of analytical procedures called PROVOQUE; to, finally, discuss and present a scene from the series which we consider to express a significant appreciation to blacknessUniversidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:15:26Z2023-03-24T22:15:26Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCRUZ, A. G. S.; BALISCEI, J. P. Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série Sex Education (2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 402–420, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13555. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13555. Acesso em: 15 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1075810.14295/de.v9i2.13555porCruz, Andrey Gabriel Souza daBaliscei, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:15:28Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:15:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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