Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, José Ricardo Vargas de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pontes, Daniele Regina, Leal, Anne Pinheiro, Araujo, Renato, Marques, Anna Carolina, Hirayama, William Haruhissa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/765
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais alcançados pela pesquisa “Autogestão e Poder”, no que se refere à análise das categorias de exercício de poder propostas por Faria (2004). Os dados analisados até aqui foram obtidos por meio de entrevistas com participantes de quatro organizações que desenvolvem processos autogestionários: uma cooperativa do setor de confecção situada no Rio de Janeiro, uma cooperativa de serviços técnicos de engenharia situada em São Paulo, uma fábrica recuperada do setor de metalurgia, também situada em São Paulo e uma organização não governamental situada em Curitiba. Por meio de análise de conteúdo procurou-se identificar os elementos constituintes das categorias de exercício do poder que se expressavam nas falas dos entrevistados. Estes elementos fornecem subsídios para delimitação mais precisa do fenômeno pesquisado, orientando para aprofundar o entendimento de como as formas de controle social e as relações de poder intervêm nos processos e relações de trabalho, na gestão e nas articulações político-estratégicas das organizações coletivistas de trabalho.
id FURG_5d9204ac8c731ba0469fc3dfa3ec941b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/765
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalhoO objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais alcançados pela pesquisa “Autogestão e Poder”, no que se refere à análise das categorias de exercício de poder propostas por Faria (2004). Os dados analisados até aqui foram obtidos por meio de entrevistas com participantes de quatro organizações que desenvolvem processos autogestionários: uma cooperativa do setor de confecção situada no Rio de Janeiro, uma cooperativa de serviços técnicos de engenharia situada em São Paulo, uma fábrica recuperada do setor de metalurgia, também situada em São Paulo e uma organização não governamental situada em Curitiba. Por meio de análise de conteúdo procurou-se identificar os elementos constituintes das categorias de exercício do poder que se expressavam nas falas dos entrevistados. Estes elementos fornecem subsídios para delimitação mais precisa do fenômeno pesquisado, orientando para aprofundar o entendimento de como as formas de controle social e as relações de poder intervêm nos processos e relações de trabalho, na gestão e nas articulações político-estratégicas das organizações coletivistas de trabalho.2011-06-17T19:21:49Z2011-06-17T19:21:49Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFARIA, José Ricardo Vargas de et al. Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2008. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/55376598/EORC2961> Acesso em: 14 jun. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/765porFaria, José Ricardo Vargas dePontes, Daniele ReginaLeal, Anne PinheiroAraujo, RenatoMarques, Anna CarolinaHirayama, William Haruhissainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-09T17:17:00Zoai:repositorio.furg.br:1/765Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-09T17:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
title Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
spellingShingle Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
Faria, José Ricardo Vargas de
title_short Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
title_full Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
title_fullStr Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
title_full_unstemmed Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
title_sort Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho
author Faria, José Ricardo Vargas de
author_facet Faria, José Ricardo Vargas de
Pontes, Daniele Regina
Leal, Anne Pinheiro
Araujo, Renato
Marques, Anna Carolina
Hirayama, William Haruhissa
author_role author
author2 Pontes, Daniele Regina
Leal, Anne Pinheiro
Araujo, Renato
Marques, Anna Carolina
Hirayama, William Haruhissa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, José Ricardo Vargas de
Pontes, Daniele Regina
Leal, Anne Pinheiro
Araujo, Renato
Marques, Anna Carolina
Hirayama, William Haruhissa
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais alcançados pela pesquisa “Autogestão e Poder”, no que se refere à análise das categorias de exercício de poder propostas por Faria (2004). Os dados analisados até aqui foram obtidos por meio de entrevistas com participantes de quatro organizações que desenvolvem processos autogestionários: uma cooperativa do setor de confecção situada no Rio de Janeiro, uma cooperativa de serviços técnicos de engenharia situada em São Paulo, uma fábrica recuperada do setor de metalurgia, também situada em São Paulo e uma organização não governamental situada em Curitiba. Por meio de análise de conteúdo procurou-se identificar os elementos constituintes das categorias de exercício do poder que se expressavam nas falas dos entrevistados. Estes elementos fornecem subsídios para delimitação mais precisa do fenômeno pesquisado, orientando para aprofundar o entendimento de como as formas de controle social e as relações de poder intervêm nos processos e relações de trabalho, na gestão e nas articulações político-estratégicas das organizações coletivistas de trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-06-17T19:21:49Z
2011-06-17T19:21:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, José Ricardo Vargas de et al. Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2008. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/55376598/EORC2961> Acesso em: 14 jun. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/765
identifier_str_mv FARIA, José Ricardo Vargas de et al. Categorias de exercício do poder em organizações coletivistas de trabalho. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2008. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/55376598/EORC2961> Acesso em: 14 jun. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187233369292800