Sustentabilidade ou sustentabilidades? A conceituação do termo pelos pesquisadores em educação ambiental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6073 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande teve por objetivo compreender como alguns reconhecidos educadores ambientais que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação conceituam sustentabilidade e como incorporam esta temática em suas pesquisas. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED), durante a 34a Reunião Anual, em 2012. A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. O estabelecimento do diálogo com os dados empíricos circunscreveu-se em torno de autores como Loureiro, Leff, Tristão, Carvalho, entre outros. A partir da análise de dados emergiram as categorias finais relativas às concepções dos pesquisadores colaboradores da pesquisa sobre a temática da sustentabilidade: 1. O paradigma da sustentabilidade: construção de sociedades sustentáveis; 2. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; 3. O advento de diferentes relações sociais, políticas e culturais. Ficou evidenciado que os pesquisadores abordam a sustentabilidade como um tema transversal e polissêmico, cuja discussão é imprescindível no atual cenário mundial, por trazer, em seu bojo, a emergência de outras e diferentes formas de relações embasadas em aspectos socioambientais. Imbricada ao debate sobre sustentabilidade emerge a necessidade de se repensar o atual modelo econômico bem como o desenvolvimento de sociedades sustentáveis que tenham como finalidade uma maior preocupação ambiental. Portanto, pensar a sustentabilidade, superando a teia de dominação que o sistema econômico impõe sobre as sociedades, é criar a possibilidade de novas relações, de outras formas de apropriação da natureza, de uma vida diferente em direção não som. |
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Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. O estabelecimento do diálogo com os dados empíricos circunscreveu-se em torno de autores como Loureiro, Leff, Tristão, Carvalho, entre outros. A partir da análise de dados emergiram as categorias finais relativas às concepções dos pesquisadores colaboradores da pesquisa sobre a temática da sustentabilidade: 1. O paradigma da sustentabilidade: construção de sociedades sustentáveis; 2. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; 3. O advento de diferentes relações sociais, políticas e culturais. Ficou evidenciado que os pesquisadores abordam a sustentabilidade como um tema transversal e polissêmico, cuja discussão é imprescindível no atual cenário mundial, por trazer, em seu bojo, a emergência de outras e diferentes formas de relações embasadas em aspectos socioambientais. Imbricada ao debate sobre sustentabilidade emerge a necessidade de se repensar o atual modelo econômico bem como o desenvolvimento de sociedades sustentáveis que tenham como finalidade uma maior preocupação ambiental. Portanto, pensar a sustentabilidade, superando a teia de dominação que o sistema econômico impõe sobre as sociedades, é criar a possibilidade de novas relações, de outras formas de apropriação da natureza, de uma vida diferente em direção não som.This study, which was carried out in the Post-graduate Program in Environmental Education at the Universidade Federal de Rio Grande, in Rio Grande, RS, Brazil, aimed at understanding how some well-known environmental educators who teach in post-graduate programs in Education concept sustainability and how they deal with this theme in their researches. Semi-structured interviews were carried out with researchers that take part in the Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) at the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), during the 34th Annual Meeting in 2012. They were chosen because they have been connected to post-graduate programs in Education and have developed research in Environmental Education. Textual Discourse Analysis (TDA) by Moraes and Galiazzi was applied to the data. Authors such as Loureiro, Leff, Tristão and Carvalho were used and referenced to establish a dialogue with the empirical data. The data analysis led to categories regarding the way the researchers understand sustainability: 1. The paradigm of sustainability: the construction of sustainable societies; 2. Sustainability and sustainable development; 3. The rise of different social, political and cultural relations. Results show that the researchers regard sustainability as a transversal and a polysemic theme whose discussion is fundamental in the current world because it carries, in its core, other different forms of relations based on socioenvironmental aspects. This debate also triggers the need to think about the present economic model and the development of sustainable societies that have environmental concerns. Therefore, thinking of sustainability to overcome the domination web imposed by the economic system on the society is to create the possibility of new relations and other forms of facing nature and life not only towards the future we look for but also towards the future/present we nee.Schmidt, Elisabeth BrandãoMatta, Caroline Rodrigues da2016-04-26T18:43:38Z2016-04-26T18:43:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTA, Caroline Rodrigues. Sustentabilidade ou sustentabilidades? A conceituação do termo pelos pesquisadores em educação ambiental. 2013. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande,2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-12-04T01:24:48Zoai:repositorio.furg.br:1/6073Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-12-04T01:24:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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