Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atallah, Gianne Zanella
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6983
Resumo: O referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de representação: as Professoras e as Artistas. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música de Rio Grande como importante espaço de atuação feminina na esfera pública.
id FURG_6441a1e5f787ab8c05d00594ef26766a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6983
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio GrandeMúsicaMulherPositivismoConservatório de música de Rio GrandeMusicGenderPositivismConservatory of music in Rio GrandeOral historyO referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de representação: as Professoras e as Artistas. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música de Rio Grande como importante espaço de atuação feminina na esfera pública.This article seeks to identify the forms of representation of women musicians, from the memories of the students and Teachers of the Music Conservatory of Rio Grande, highlighting two categories of representation: the teachers and Artists. Took itself as temporal work the Decade of 1940 until the first half of 1950, considering the acting period of women interviewed within the Conservatory of music in Rio Grande. From the oral interviews, sought to identify the family influences, the motivation for the study of music, the construction of the professional career and the dichotomy between being an artist and being a teacher. In addition to realizing the direct representation with each of these roles, we identified the process of conquest of space music by women, setting up the Big River Conservatory of music as an important female performance space in the public sphere.2017-01-05T16:15:15Z2017-01-05T16:15:15Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfATALLAH, Gianne Zanella. Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. Historiae, Rio Grande, v. 2, n. 3, p. 35-59, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3158/1825 > Acesso em 2 dez. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6983porAtallah, Gianne Zanellainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-05T16:15:15Zoai:repositorio.furg.br:1/6983Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-05T16:15:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
title Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
spellingShingle Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
Atallah, Gianne Zanella
Música
Mulher
Positivismo
Conservatório de música de Rio Grande
Music
Gender
Positivism
Conservatory of music in Rio Grande
Oral history
title_short Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
title_full Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
title_fullStr Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
title_full_unstemmed Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
title_sort Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande
author Atallah, Gianne Zanella
author_facet Atallah, Gianne Zanella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Atallah, Gianne Zanella
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Mulher
Positivismo
Conservatório de música de Rio Grande
Music
Gender
Positivism
Conservatory of music in Rio Grande
Oral history
topic Música
Mulher
Positivismo
Conservatório de música de Rio Grande
Music
Gender
Positivism
Conservatory of music in Rio Grande
Oral history
description O referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de representação: as Professoras e as Artistas. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música de Rio Grande como importante espaço de atuação feminina na esfera pública.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-01-05T16:15:15Z
2017-01-05T16:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ATALLAH, Gianne Zanella. Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. Historiae, Rio Grande, v. 2, n. 3, p. 35-59, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3158/1825 > Acesso em 2 dez. 2016.
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/6983
identifier_str_mv ATALLAH, Gianne Zanella. Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. Historiae, Rio Grande, v. 2, n. 3, p. 35-59, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3158/1825 > Acesso em 2 dez. 2016.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187272205402112