Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuchiara, Débora Copstein
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Marques, Wiliam Correa, Fernandes, Elisa Helena Leão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/944
Resumo: O consumo mundial de energia elétrica cresce proporcionalmente com o desenvolvimento de cada país fazendo com que os tradicionais métodos de produção dessa energia contribuam para alguns dos sérios problemas ambientais pelos quais atravessa o planeta. Através da frequência de ocorrência de determinada altura de onda, é possível quantificar a energia do mar, o que torna esta informação fundamental para instalação de conversores de energia de ondas em energia elétrica. Consequentemente a partir do conhecimento do clima de ondas de cada região é possível determinar o potencial energético através do fluxo de energia transportado pelas ondas dominantes. Dentro deste contexto este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul através da utilização do modelo SWAN que considera o efeito de fundos lamosos em sua formulação. A avaliação foi realizada mediante a comparação dos resultados modelados na ausência da lama e com lama presente na faixa que identifica a localização da lama fluída na grade computacional. A comparação dos resultados modelados com o SWAN sem lama e com lama mostrou uma grande atenuação na altura significativa da onda na faixa representativa da lama fluída no domínio computacional e consequentemente uma diminuição do potencial energético nestas áreas.
id FURG_663d5289e41b61ec9b6aac3885a08eb0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/944
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.Clima de ondasAtenuação das ondasFluxo de energiaModelagem numéricaO consumo mundial de energia elétrica cresce proporcionalmente com o desenvolvimento de cada país fazendo com que os tradicionais métodos de produção dessa energia contribuam para alguns dos sérios problemas ambientais pelos quais atravessa o planeta. Através da frequência de ocorrência de determinada altura de onda, é possível quantificar a energia do mar, o que torna esta informação fundamental para instalação de conversores de energia de ondas em energia elétrica. Consequentemente a partir do conhecimento do clima de ondas de cada região é possível determinar o potencial energético através do fluxo de energia transportado pelas ondas dominantes. Dentro deste contexto este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul através da utilização do modelo SWAN que considera o efeito de fundos lamosos em sua formulação. A avaliação foi realizada mediante a comparação dos resultados modelados na ausência da lama e com lama presente na faixa que identifica a localização da lama fluída na grade computacional. A comparação dos resultados modelados com o SWAN sem lama e com lama mostrou uma grande atenuação na altura significativa da onda na faixa representativa da lama fluída no domínio computacional e consequentemente uma diminuição do potencial energético nestas áreas.2011-08-30T17:29:17Z2011-08-30T17:29:17Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCUCHIARA, D.; MARQUES, W. C.; FERNANDES, E. H. L.. Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul. In: Seminário sobre ondas, marés, engenharia oceânica e oceanografia por satélite, 8, Arraial do Cabo, 2009. Disponível em: <http://www.ieapm.mar.mil.br/omarsat2009/omar2009/Cuchiara_et_al_2009.pdf> Acesso em: 29 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/944porCuchiara, Débora CopsteinMarques, Wiliam CorreaFernandes, Elisa Helena Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-17T13:14:04Zoai:repositorio.furg.br:1/944Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-17T13:14:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
title Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
spellingShingle Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
Cuchiara, Débora Copstein
Clima de ondas
Atenuação das ondas
Fluxo de energia
Modelagem numérica
title_short Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
title_full Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
title_fullStr Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
title_full_unstemmed Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
title_sort Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul.
author Cuchiara, Débora Copstein
author_facet Cuchiara, Débora Copstein
Marques, Wiliam Correa
Fernandes, Elisa Helena Leão
author_role author
author2 Marques, Wiliam Correa
Fernandes, Elisa Helena Leão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuchiara, Débora Copstein
Marques, Wiliam Correa
Fernandes, Elisa Helena Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Clima de ondas
Atenuação das ondas
Fluxo de energia
Modelagem numérica
topic Clima de ondas
Atenuação das ondas
Fluxo de energia
Modelagem numérica
description O consumo mundial de energia elétrica cresce proporcionalmente com o desenvolvimento de cada país fazendo com que os tradicionais métodos de produção dessa energia contribuam para alguns dos sérios problemas ambientais pelos quais atravessa o planeta. Através da frequência de ocorrência de determinada altura de onda, é possível quantificar a energia do mar, o que torna esta informação fundamental para instalação de conversores de energia de ondas em energia elétrica. Consequentemente a partir do conhecimento do clima de ondas de cada região é possível determinar o potencial energético através do fluxo de energia transportado pelas ondas dominantes. Dentro deste contexto este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul através da utilização do modelo SWAN que considera o efeito de fundos lamosos em sua formulação. A avaliação foi realizada mediante a comparação dos resultados modelados na ausência da lama e com lama presente na faixa que identifica a localização da lama fluída na grade computacional. A comparação dos resultados modelados com o SWAN sem lama e com lama mostrou uma grande atenuação na altura significativa da onda na faixa representativa da lama fluída no domínio computacional e consequentemente uma diminuição do potencial energético nestas áreas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-08-30T17:29:17Z
2011-08-30T17:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUCHIARA, D.; MARQUES, W. C.; FERNANDES, E. H. L.. Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul. In: Seminário sobre ondas, marés, engenharia oceânica e oceanografia por satélite, 8, Arraial do Cabo, 2009. Disponível em: <http://www.ieapm.mar.mil.br/omarsat2009/omar2009/Cuchiara_et_al_2009.pdf> Acesso em: 29 ago. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/944
identifier_str_mv CUCHIARA, D.; MARQUES, W. C.; FERNANDES, E. H. L.. Avaliação do efeito dos depósitos lamíticos no potencial energético do Rio Grande do Sul. In: Seminário sobre ondas, marés, engenharia oceânica e oceanografia por satélite, 8, Arraial do Cabo, 2009. Disponível em: <http://www.ieapm.mar.mil.br/omarsat2009/omar2009/Cuchiara_et_al_2009.pdf> Acesso em: 29 ago. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187247259779072