A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Angélica Arocha da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2433
Resumo: Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2011.
id FURG_66a43b078ba19f1bd8fcff6d5d8a851b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2433
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo FreireEnsinoInterdisciplinaridadeGeografiaEducationInterdisciplinarityGeographyDissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2011.Esta pesquisa tem por objetivo compreender a concepção do grupo de professores de Geografia do Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/RS, a respeito da interdisciplinaridade. Os procedimentos metodológicos contaram como o uso da revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A pesquisa foi realizada com quatro professores, que atuam com as séries finais do ensino fundamental, e com a coordenadora pedagógica da área de Geografia. Para se estabelecer a respeito de que proposta interdisciplinar se está partindo, o estudo é focado no pensamento de Paulo Freire, portanto a interdisciplinaridade foi abordada, na perspectiva inicial, de uma educação que procure entender o conhecimento como um todo e não somente em partes fragmentadas. Desta forma, possibilitando a ações dos sujeitos envolvidos de maneira a integrar os diferentes conhecimentos científicos entre si, somando às múltiplas realidades dos indivíduos. O diálogo sobre esta proposta metodológica direcionou a discussão de categorias que melhor explicariam essa concepção, encontrando desta forma, as categorias coletividade, tempo e avaliação como propulsoras da interpretação das entrevistas com os professores. Assim, a concepção dos professores de Geografia a respeito deste assunto, mostrou que eles entendem esta proposta metodológica como importante e fundamental para a compreensão mais totalizadora dos alunos acerca dos conteúdos desenvolvidos, mas que ainda há muitos limites que podem estar sendo superados e possibilidades de vencer estas limitações buscando, deste modo, alcançar o inédito viável.This research aims to understand the concept of the group of teachers of Geography in the College Hall Pelotense - Pelotas / RS, about interdisciplinarity. The methodological procedures counted as the use of literature review, semi-structured interviews and document analysis. The survey was conducted with four teachers who work with the upper grades of elementary school, and the educational coordinator of the area of Geography. To establish the interdisciplinary approach to what you are leaving, the study focuses on the thinking of Paulo Freire, so interdisciplinary has been addressed in the initial perspective, an education that seeks to understand knowledge as a whole and not only in fragmented parts . Thus, allowing the actions of individuals involved in order to integrate the different scientific knowledge among themselves, adding to the multiple realities of individuals. The dialogue on this methodological approach focused discussion of categories that better explain this concept, finding this way, the community categories, and assessment as driving time of the interviews with teachers. Thus, the notion of geography teachers on this subject, showed that they understand this proposal as an important methodological and fundamental to understanding more about the totalizing of the students developed content, but there are still many limitations that could have been overcome and opportunities seeking to overcome these limitations, thus achieving the untested feasibility.Pitano, Sandro de CastroSilva, Maria Angélica Arocha da2012-08-24T02:47:37Z2012-08-24T02:47:37Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria Angélica Arocha da. A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire. 2011. 104f. Dissertação( Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/2433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-08-24T02:47:37Zoai:repositorio.furg.br:1/2433Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-08-24T02:47:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
title A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
spellingShingle A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
Silva, Maria Angélica Arocha da
Ensino
Interdisciplinaridade
Geografia
Education
Interdisciplinarity
Geography
title_short A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
title_full A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
title_fullStr A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
title_sort A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire
author Silva, Maria Angélica Arocha da
author_facet Silva, Maria Angélica Arocha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pitano, Sandro de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Angélica Arocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Interdisciplinaridade
Geografia
Education
Interdisciplinarity
Geography
topic Ensino
Interdisciplinaridade
Geografia
Education
Interdisciplinarity
Geography
description Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-08-24T02:47:37Z
2012-08-24T02:47:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Angélica Arocha da. A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire. 2011. 104f. Dissertação( Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2433
identifier_str_mv SILVA, Maria Angélica Arocha da. A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire. 2011. 104f. Dissertação( Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187248277946368