Sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem: perspectiva foucaultiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8395 |
Resumo: | A ocorrência de sofrimento moral (SM) em estudantes de enfermagem tem sido pouco pesquisada, embora sua exposição a situações moralmente angustiantes é reconhecidamente ampla, devido ao cumprimento de experiências educacionais no ambiente clínico. Mediante utilização de referencial filosófico foucaultiano, foi defendida a seguinte tese: Os estudantes de graduação em enfermagem apresentam sofrimento moral diante de situações moralmente inadequadas e enfrentam dificuldades de resistir devido ao exercício de poder disciplinar vivenciado no ambiente de formação. Teve-se como objetivo geral: Conhecer a ocorrência do SM em estudantes de graduação em enfermagem de diferentes universidades do Sul do Brasil. Ainda, como objetivos específicos: elaborar e validar um instrumento de análise da frequência e intensidade de SM em estudantes de enfermagem; analisar o sofrimento moral e sua relação com variáveis sociodemográficas e acadêmicas, em estudantes de graduação em enfermagem; compreender as estratégias de resistência adotadas pelos estudantes de graduação em enfermagem, diante de situações de sofrimento moral. O estudo foi desenvolvido em três etapas: metodológica, quantitativa e qualitativa. A etapa metodológica compreendeu a elaboração e validação da Escala de Sofrimento Moral para Estudantes de Enfermagem (ESMEE) para verificar as situações que conduzem ao sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem, desenvolvida por meio de oito etapas e submetida à validação de face, conteúdo e constructo. Os resultados demonstraram que o instrumento construído é válido e fidedigno, apresentando os requisitos necessários quanto a validade fatorial e consistência interna. Foram seis constructos identificados: Comprometimento da dimensão ética do cuidado ao usuário; Condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário; Práticas docentes autoritárias; Falta de competência docente; Desrespeito à dimensão ética da formação profissional; Opção profissional. A etapa quantitativa foi realizada com 499 estudantes de três universidades do Sul do Brasil, duas públicas e uma privada, mediante aplicação do instrumento elaborado na primeira etapa desse estudo. Realizaram-se estatística descritiva, testes de associação (teste t e Anova) e regressão. Assim, os estudantes que referiram maiores níveis de SM tinham como características demográficas e acadêmicas estarem matriculados nas séries finais do curso, não terem como formação anterior o curso auxiliar/técnico de enfermagem, e estarem matriculados em uma universidade federal. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 estudantes de enfermagem das três universidades. Mediante análise textual discursiva, emergiram duas categorias: Inação frente ao SM: a construção de corpos dóceis e a fragilização moral do estudante; Estratégias de resistência ao SM: exercício de poder. Dessa forma, o exercício do poder disciplinar sobre os estudantes parece contribuir para sua fragilização moral, dificultando a implementação de estratégias de resistência no enfrentamento do SM. As estratégias de resistência dos estudantes, mediante seu exercício de poder, parecem favorecer seu fortalecimento moral. |
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Sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem: perspectiva foucaultianaEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemÉtica em EnfermagemPoderEstudos de validaçãoNursing studentsEducation in NursingEthics in NursingPowerValidation studiesA ocorrência de sofrimento moral (SM) em estudantes de enfermagem tem sido pouco pesquisada, embora sua exposição a situações moralmente angustiantes é reconhecidamente ampla, devido ao cumprimento de experiências educacionais no ambiente clínico. Mediante utilização de referencial filosófico foucaultiano, foi defendida a seguinte tese: Os estudantes de graduação em enfermagem apresentam sofrimento moral diante de situações moralmente inadequadas e enfrentam dificuldades de resistir devido ao exercício de poder disciplinar vivenciado no ambiente de formação. Teve-se como objetivo geral: Conhecer a ocorrência do SM em estudantes de graduação em enfermagem de diferentes universidades do Sul do Brasil. Ainda, como objetivos específicos: elaborar e validar um instrumento de análise da frequência e intensidade de SM em estudantes de enfermagem; analisar o sofrimento moral e sua relação com variáveis sociodemográficas e acadêmicas, em estudantes de graduação em enfermagem; compreender as estratégias de resistência adotadas pelos estudantes de graduação em enfermagem, diante de situações de sofrimento moral. O estudo foi desenvolvido em três etapas: metodológica, quantitativa e qualitativa. A etapa metodológica compreendeu a elaboração e validação da Escala de Sofrimento Moral para Estudantes de Enfermagem (ESMEE) para verificar as situações que conduzem ao sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem, desenvolvida por meio de oito etapas e submetida à validação de face, conteúdo e constructo. Os resultados demonstraram que o instrumento construído é válido e fidedigno, apresentando os requisitos necessários quanto a validade fatorial e consistência interna. Foram seis constructos identificados: Comprometimento da dimensão ética do cuidado ao usuário; Condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário; Práticas docentes autoritárias; Falta de competência docente; Desrespeito à dimensão ética da formação profissional; Opção profissional. A etapa quantitativa foi realizada com 499 estudantes de três universidades do Sul do Brasil, duas públicas e uma privada, mediante aplicação do instrumento elaborado na primeira etapa desse estudo. Realizaram-se estatística descritiva, testes de associação (teste t e Anova) e regressão. Assim, os estudantes que referiram maiores níveis de SM tinham como características demográficas e acadêmicas estarem matriculados nas séries finais do curso, não terem como formação anterior o curso auxiliar/técnico de enfermagem, e estarem matriculados em uma universidade federal. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 estudantes de enfermagem das três universidades. Mediante análise textual discursiva, emergiram duas categorias: Inação frente ao SM: a construção de corpos dóceis e a fragilização moral do estudante; Estratégias de resistência ao SM: exercício de poder. Dessa forma, o exercício do poder disciplinar sobre os estudantes parece contribuir para sua fragilização moral, dificultando a implementação de estratégias de resistência no enfrentamento do SM. As estratégias de resistência dos estudantes, mediante seu exercício de poder, parecem favorecer seu fortalecimento moral.The occurrence of moral suffering (MS) in nursing students has been poorly researched, although its exposure to morally distressing situations is admittedly broad due to the fulfillment of educational experiences in the clinical setting. Using a Foucaultian philosophical reference, the following thesis was defended: Nursing undergraduates present moral suffering in the morally inadequate situations and difficulties to resist due to the exercise of disciplinary power experienced in the training environment. The objective was to know the occurrence of MS in undergraduate nursing students. The specific objectives were to elaborate and validate an instrument to analyze the frequency and intensity of MS in nursing students; to analyze the moral suffering and its relationship with sociodemographic and academic variables in undergraduate nursing students from different universities in the South of Brazil; to understand the strategies of resistance adopted by undergraduate students in nursing, faced with situations of moral suffering. The study was developed in three stages: methodological, quantitative and qualitative. The methodological stage included the elaboration and validation of scale of moral suffering for students nursing (ESMEE) developed through eight stages and submitted to phase, content and construct validation. The results demonstrated that the instrument is valid and reliable, presenting the necessary requirements regarding factorial validity and internal consistency. There were six identified constructs: Commitment to the ethical dimension of the patient care; Institutional conditions unsuitable for the teaching of patient care; Authoritarian teaching practices; Lack of teacher competence; Disrespect for the ethical dimension of vocational training; Professional option. The quantitative stage was performed with 499 students from three southern Brazilian universities, two public and one private, through the application of the instrument elaborated in the first stage of this study. Descriptive, variance and regression analyseswere performed. Thus, students who reported higher levels of MS had demographic and academic characteristics that were enrolled in the final series of the course, did not have previous training in nursing assistant/technician and enrolled in a federal university. In the qualitative stage, semi-structured interviews were conducted with 21 nursing students from the three universities. Two categories emerged through discursive textual analysis: Inaction in MS: the construction of docile bodies and the student´s moral fragilization; Strategies of resistance to MS: the exercise of power. Thus, the exercise of disciplinary power over students seems to contribute to their moral fragilization, hindering to implement resistance strategies in the MS. Through their exercise of power, the students´ resistance strategies seem to favor their moral strengthening.Lunardi, Valéria LerchBordignon, Simoní Saraiva2020-03-05T20:45:15Z2020-03-05T20:45:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORDIGNON, Simoní Saraiva . Sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem: perspectiva foucaultiana. 2016. 159f. 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