Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Carolina e Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Bruno Machado de Souza, Franco, Heloísa de Lima Alves, Alvarenga, Hugo Horta Tanizaka de Alvarenga, Laurindo, Jeferson Ulisses Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10978
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 376-395, Jan/Jun. 2019.
id FURG_6a4832142fd3c45e9d0a1747c504e9f4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10978
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+Atención y diversidad: contribuciones del servicioescuela para la promoción de salud al público LGBTI+Attendance and diversity: contributions from the school service for public health promotion of the LGBTI+ communityDiversidadeEducaçãoÉticaLGBTI+DiversidadEducaciónDiversityEducationEthicRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 376-395, Jan/Jun. 2019.O presente artigo buscou investigar como o atendimento psicológico é conduzido ao público LGBTI+, tendo em vista o Código de Ética Profissional para nortear seu exercício clínico que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. Baseado nos estudos sobre a sexualidade e os gêneros e, em especial, os relativos à diversidade sexual, promoveu-se uma discussão ética sobre as vicissitudes do que é oferecido pelos Serviços-Escola de Psicologia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter documental e tratada pela análise de categoria de Flores. Após a interpretação dos dados, conclui-se que o serviço oferecido foi conduzido de forma ética visando à promoção de saúde do paciente. Entretanto, notou-se uma precariedade nos relatos e uso equivocado da nomenclatura, o que preconiza a necessidade da inclusão de disciplinas relacionadas a gênero e diversidade.El presente artículo investiga como la atención psicológica es conducido al público LGBTI+, con miras a el Código de Ética para nortear su ejercicio clínico que establece normas de acción para los psicólogos en relación a la interrogación de la orientación sexual. Basado en los estudios sobre a sexualidad y género y, en especial los relativos a la diversidad sexual, se promovió una discusión ética sobre las vicisitudes del que es ofrecido por los Servicios-Escuela de Psicología. Luego fue realizada una investigación descriptiva, de carácter documental y tratada por el análisis de categoría de Flores. Después de la interpretación de los datos, se concluye que el servicio ofrecido fue conducido de forma ética visando la promoción de salud del paciente. Se notó una precariedad en los relatos y uso equivocado de la nomenclatura, lo que preconiza la necesidad de la inclusión de disciplinas relacionadas a la género y diversidad.The present article sought to investigate how psychological care is conducted to the LGBTI + public, in view of the Code of Professional Ethics of the Psychologist to guide its clinical practice and the Resolution of the CFP nº 1/99 that establishes standards of performance for psychologists in how to act in cases of sexual orientation. Based on the studies on sexuality and gender, and especially those related to sexual diversity, an ethical discussion about of what was offered and promoted by the School Psychology Services. A descriptive research was done by documentary character and treated by the category analysis of Flores. After the interpretation of the data, it was concluded that the service offered was conducted in an ethical manner aiming at promoting the patient's health. However, there was a poor use of nomenclature in the reports, which advocates the need to include disciplines related to gender and diversity.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:45:03Z2023-05-17T22:45:03Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBATISTA, A. C. de S. et al. Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 376–395, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9008. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10978porBatista, Ana Carolina e SouzaCarvalho, Bruno Machado de SouzaFranco, Heloísa de Lima AlvesAlvarenga, Hugo Horta Tanizaka de AlvarengaLaurindo, Jeferson Ulisses Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:45:03Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10978Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:45:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
Atención y diversidad: contribuciones del servicioescuela para la promoción de salud al público LGBTI+
Attendance and diversity: contributions from the school service for public health promotion of the LGBTI+ community
title Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
spellingShingle Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
Batista, Ana Carolina e Souza
Diversidade
Educação
Ética
LGBTI+
Diversidad
Educación
Diversity
Education
Ethic
title_short Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
title_full Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
title_fullStr Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
title_full_unstemmed Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
title_sort Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+
author Batista, Ana Carolina e Souza
author_facet Batista, Ana Carolina e Souza
Carvalho, Bruno Machado de Souza
Franco, Heloísa de Lima Alves
Alvarenga, Hugo Horta Tanizaka de Alvarenga
Laurindo, Jeferson Ulisses Barreto
author_role author
author2 Carvalho, Bruno Machado de Souza
Franco, Heloísa de Lima Alves
Alvarenga, Hugo Horta Tanizaka de Alvarenga
Laurindo, Jeferson Ulisses Barreto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Carolina e Souza
Carvalho, Bruno Machado de Souza
Franco, Heloísa de Lima Alves
Alvarenga, Hugo Horta Tanizaka de Alvarenga
Laurindo, Jeferson Ulisses Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Educação
Ética
LGBTI+
Diversidad
Educación
Diversity
Education
Ethic
topic Diversidade
Educação
Ética
LGBTI+
Diversidad
Educación
Diversity
Education
Ethic
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 376-395, Jan/Jun. 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06
2023-05-17T22:45:03Z
2023-05-17T22:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, A. C. de S. et al. Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 376–395, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9008. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10978
identifier_str_mv BATISTA, A. C. de S. et al. Atendimento psicológico e diversidade: contribuições do serviço-escola para a promoção de saúde ao público LGBTI+. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 376–395, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9008. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187234945302528