Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Delton Aparecido
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7124
Resumo: Discutir Patrimônio cultural negro no Paraná implica em entender que as práticas de vida da população afro-brasileira estiveram em processo de conflito com o projeto nacional. Apesar da historiografia tradicional minimizar a presença de negros escravizado e no Pós-abolição no Paraná, ao analisarmos o patrimônio cultural, material e imaterial, do estado percebemos que diversos deles demonstram saberes, celebrações e lugares vinculados a população negra. Um exemplo disso, são as comunidades quilombolas, como a Paiol de Telha, que além de assegurar a sobrevivência dos povos e comunidades tradicionais salvaguardam as tradições e a memória negra no Paraná. O que nos leva a supor que o quilombo se apresenta como um “lugar de memória”, que consiste na necessidade de reconhecer a população afro-brasileira como uma presença marcante na história paranaense. Os moradores de quilombos são herdeiros não apenas da terra que seus antepassados moravam, mas também de um capital cultural simbólico que remonta a práticas antigas ligadas a tradição. Salvaguardar estas comunidades como patrimônio cultural reflete a necessidade de mudanças, que permitam a estes povos e comunidades, a experiência de viver sua cidadania sem que tenham que abrir mão de suas práticas culturais, sociais e econômicas.
id FURG_6a5d19b67536ec3720ae87c489864ac6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7124
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberesPatrimônio cultural negroPráticas de vidaMemóriaParanáBlack cultural heritagePractical lifeMemoryDiscutir Patrimônio cultural negro no Paraná implica em entender que as práticas de vida da população afro-brasileira estiveram em processo de conflito com o projeto nacional. Apesar da historiografia tradicional minimizar a presença de negros escravizado e no Pós-abolição no Paraná, ao analisarmos o patrimônio cultural, material e imaterial, do estado percebemos que diversos deles demonstram saberes, celebrações e lugares vinculados a população negra. Um exemplo disso, são as comunidades quilombolas, como a Paiol de Telha, que além de assegurar a sobrevivência dos povos e comunidades tradicionais salvaguardam as tradições e a memória negra no Paraná. O que nos leva a supor que o quilombo se apresenta como um “lugar de memória”, que consiste na necessidade de reconhecer a população afro-brasileira como uma presença marcante na história paranaense. Os moradores de quilombos são herdeiros não apenas da terra que seus antepassados moravam, mas também de um capital cultural simbólico que remonta a práticas antigas ligadas a tradição. Salvaguardar estas comunidades como patrimônio cultural reflete a necessidade de mudanças, que permitam a estes povos e comunidades, a experiência de viver sua cidadania sem que tenham que abrir mão de suas práticas culturais, sociais e econômicas.Discuss black cultural heritage in Parana implies understand that living practices of the african-Brazilian population were in conflict with the national design process. In Paraná, despite the traditional historiography minimize the presence of slaves and former slaves in their territory, to analyze the cultural heritage, tangible and intangible, the state realized that many of them demonstrate knowledge, celebrations and places linked to the black population. An example of this is the Quilombo communities, such as ‘Paiol de Telha’, which in addition to ensuring the survival of traditional peoples and communities safeguard the traditions and the black memory in Parana. Which leads us to suppose that the quilombo presents itself as a “place of memory”, which is the need to recognize the african-Brazilian population as a strong presence in paranaense history. The residents of quilombos are heirs not only the land that their ancestors lived, but also a symbolic cultural capital dating back to ancient practices linked to tradition. Safeguard these communities as cultural heritage reflects the need for change, to allow these peoples and communities, the experience of living their citizenship without having to give up their cultural, social and economic practices.2017-03-31T11:46:38Z2017-03-31T11:46:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFELIPE, Delton Aparecido. Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes. Historiae, Rio Grande, v. 6, n. 2, p. 117-134, 2015. Acesso em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/5587/3498 > Acesso em: 16 dez. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/7124porFelipe, Delton Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-03-31T11:46:38Zoai:repositorio.furg.br:1/7124Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-03-31T11:46:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
title Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
spellingShingle Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
Felipe, Delton Aparecido
Patrimônio cultural negro
Práticas de vida
Memória
Paraná
Black cultural heritage
Practical life
Memory
title_short Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
title_full Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
title_fullStr Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
title_full_unstemmed Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
title_sort Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes
author Felipe, Delton Aparecido
author_facet Felipe, Delton Aparecido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Delton Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural negro
Práticas de vida
Memória
Paraná
Black cultural heritage
Practical life
Memory
topic Patrimônio cultural negro
Práticas de vida
Memória
Paraná
Black cultural heritage
Practical life
Memory
description Discutir Patrimônio cultural negro no Paraná implica em entender que as práticas de vida da população afro-brasileira estiveram em processo de conflito com o projeto nacional. Apesar da historiografia tradicional minimizar a presença de negros escravizado e no Pós-abolição no Paraná, ao analisarmos o patrimônio cultural, material e imaterial, do estado percebemos que diversos deles demonstram saberes, celebrações e lugares vinculados a população negra. Um exemplo disso, são as comunidades quilombolas, como a Paiol de Telha, que além de assegurar a sobrevivência dos povos e comunidades tradicionais salvaguardam as tradições e a memória negra no Paraná. O que nos leva a supor que o quilombo se apresenta como um “lugar de memória”, que consiste na necessidade de reconhecer a população afro-brasileira como uma presença marcante na história paranaense. Os moradores de quilombos são herdeiros não apenas da terra que seus antepassados moravam, mas também de um capital cultural simbólico que remonta a práticas antigas ligadas a tradição. Salvaguardar estas comunidades como patrimônio cultural reflete a necessidade de mudanças, que permitam a estes povos e comunidades, a experiência de viver sua cidadania sem que tenham que abrir mão de suas práticas culturais, sociais e econômicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-03-31T11:46:38Z
2017-03-31T11:46:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELIPE, Delton Aparecido. Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes. Historiae, Rio Grande, v. 6, n. 2, p. 117-134, 2015. Acesso em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/5587/3498 > Acesso em: 16 dez. 2016.
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/7124
identifier_str_mv FELIPE, Delton Aparecido. Patrimônio cultural negro no Paraná: lugares, celebrações e saberes. Historiae, Rio Grande, v. 6, n. 2, p. 117-134, 2015. Acesso em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/5587/3498 > Acesso em: 16 dez. 2016.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384402428166144