Lugar universitário coerente e processos educativos socioambientais no século XXI: plano diretor de um campus da Universidade dos Ecossistemas Costeiros e Oceânicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8403
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que o projeto do lugar universitário, apoiado pelo Plano Diretor dos campi de instituições de ensino superior, é um elo entre planejamento e educação, capaz de potencializar as escolhas acadêmicas e contribuir na formação de uma atitude ecológica rumo ao desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. A tese objetivou apontar estratégias que instrumentalizem a elaboração participativa de planos diretores de instituições de ensino superior, evidenciando o papel do lugar universitário coerente e de seu projeto, como atores nos processos educativos socioambientais em um contexto do século XXI. Destacou-se como estudo de caso, o campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na cidade do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Essa escolha pautou-se na vocação institucional da FURG em ser uma universidade voltada para o ecossistema costeiro e oceânico, o que define um perfil educacional especialmente importante para o desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. O caminho metodológico assumido buscou abordar, além do caso da FURG, produções arquitetônico-urbanísticas de outras instituições de ensino superior, o contexto histórico nacional de criação dos campi universitários e particularidades locais no estudo pessoa-ambiente que possam servir como um ponto de partida para o desenvolvimento de planos diretores universitários. Essa abordagem levou a segmentação das análises em três rotas que se complementam para um delineamento sistêmico dos resultados contemplando aspectos da relação pessoa-ambiente sob a ótica dos vivenciadores, da morfologia ambiental e dos processos históricos de produção do lugar universitário campus Carreiros. Esse caminho metodológico compôs-se por quatorze estratégias de trabalho que resultaram em subsídios ao desenvolvimento de diretrizes de planejamento socioambiental universitário permitindo instrumentalizar a participação da comunidade acadêmica no processo de planejamento socioambiental do campus dentro de seu perfil educacional. As estratégias de investigação do lugar e de participação, propostos para o planejamento socioambiental do campus Carreiros, permitiram o delineamento de cenários e a identificação de dimensões relevantes capazes de contribuir para a construção de um lugar universitário coerente. As propostas de planejamento participativo utilizadas demonstraram serem processos educativos importantes para o desenvolvimento de uma ética social ecológica, pois ao se defrontarem com aspectos morfológicos de seus ambientes e serem desafiados a contribuir com o projeto do lugar, os participantes se sentem despertos de uma inconsciência do estar-no-mundo e passam a olhar os ambientes onde estão imersos de forma atenta e topofílica. Somente a partir desta transição, que enfatiza a sistemicidade do lugar através da interação pessoas-ambiente é que são capazes de efetivamente contribuir nos processos de planejamento socioambientalmente responsáveis.
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Destacou-se como estudo de caso, o campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na cidade do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Essa escolha pautou-se na vocação institucional da FURG em ser uma universidade voltada para o ecossistema costeiro e oceânico, o que define um perfil educacional especialmente importante para o desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. O caminho metodológico assumido buscou abordar, além do caso da FURG, produções arquitetônico-urbanísticas de outras instituições de ensino superior, o contexto histórico nacional de criação dos campi universitários e particularidades locais no estudo pessoa-ambiente que possam servir como um ponto de partida para o desenvolvimento de planos diretores universitários. Essa abordagem levou a segmentação das análises em três rotas que se complementam para um delineamento sistêmico dos resultados contemplando aspectos da relação pessoa-ambiente sob a ótica dos vivenciadores, da morfologia ambiental e dos processos históricos de produção do lugar universitário campus Carreiros. Esse caminho metodológico compôs-se por quatorze estratégias de trabalho que resultaram em subsídios ao desenvolvimento de diretrizes de planejamento socioambiental universitário permitindo instrumentalizar a participação da comunidade acadêmica no processo de planejamento socioambiental do campus dentro de seu perfil educacional. As estratégias de investigação do lugar e de participação, propostos para o planejamento socioambiental do campus Carreiros, permitiram o delineamento de cenários e a identificação de dimensões relevantes capazes de contribuir para a construção de um lugar universitário coerente. As propostas de planejamento participativo utilizadas demonstraram serem processos educativos importantes para o desenvolvimento de uma ética social ecológica, pois ao se defrontarem com aspectos morfológicos de seus ambientes e serem desafiados a contribuir com o projeto do lugar, os participantes se sentem despertos de uma inconsciência do estar-no-mundo e passam a olhar os ambientes onde estão imersos de forma atenta e topofílica. Somente a partir desta transição, que enfatiza a sistemicidade do lugar através da interação pessoas-ambiente é que são capazes de efetivamente contribuir nos processos de planejamento socioambientalmente responsáveis.This work assumes that the academic place design, equipped by the campuses Master Plan of the institutions of higher education, is a linkage between planning and education, able to enhance the academic choices and contribute in the formation of an ecological attitude towards the development of socio-environmental responsible societies. The thesis aimed to pinpoint strategies in order to create tools to the participatory elaboration of master plans for higher education institutions, highlighting the role of academic place coherent and your project, such as social actors in educational processes in a context of the 21st century. Stood out as a case study, the Carreiros campus of Federal University of Rio Grande – FURG, in Rio Grande city, Rio Grande do Sul State, Brazil. This choice based in FURG’s institutional vocation in be a University focused on the ecosystem and oceanic coastal, what defines an educational profile especially important for the development of socio-environmental responsible societies. The methodological approach, besides the focus on the FURG case study, approaches architectural-urbanistic productions of other higher education institutions, the national historical context from creation of campuses and the local characteristics in the person-environment studies, which might serve as a starting point for the development of others university master plans. This approach guided the segmentation of analyses on three routes that complement each other to a systemic design of results showing aspects of the person-environment relationship from the perspective of “experiencers”, environmental morphology, and the historical processes of production of academic place. This methodological way was composed by fourteen working strategies that resulted in subsidies to the development of academic environmental planning guidelines and the creation of instruments to the social- environmental planning of campus with focus on participation of academic community in the process inside of your educational profile. The place investigation strategies and to participative planning proposed for the Carreiros campus environmental planning, have permitted to delineate scenarios and to identify relevant dimensions in contributing to the construction of an academic place coherent. Participatory planning proposals be demonstrated important educational processes used for the development of an ecological social ethics, because when the participants join with morphological aspects of their environment and be challenged to contribute to the project, they feel wide awake an unconsciousness of being-in-world and look at the environments where are immersed so attentive and topophilic way. Only from this transition, which emphasizes the systemic aspect of the place through interaction people-environment is that they are able to effectively contribute making part of the socio-environmentally responsible planning processes.Santos, Arion de Castro Kurtz dosVeiga, Rita de Cássia Gnutzmann2020-03-09T13:55:41Z2020-03-09T13:55:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVEIGA, Rita de Cássia Gnuztmann. Lugar universitário coerente e processos educativos socioambientais no século XXI: plano diretor de um campus da Universidade dos Ecossistemas Costeiros e Oceânicos. 2011. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/8403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-10T19:58:40Zoai:repositorio.furg.br:1/8403Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-10T19:58:40Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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