Arte educação e saúde mental : A relevância da arte como abordagem terapêutica na construção dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8551
Resumo: A presente dissertação teve como propósito compreender as potencialidades da Arte na construção do sujeito (VIGOTSKY, 1984) usuário de drogas psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas - CAPS ad Rio Grande. A pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e objetivou compreender quais são os benefícios da Arte, instigando de forma, a saber, como se dá a abordagem terapêutica na promoção da vida e da saúde da pessoa usuária de drogas em tratamento? A Arte, neste contexto, é entendida a partir de uma abordagem educativa - ainda que em um ambiente não escolar - e aproxima dois campos do conhecimento: a Educação em Saúde e a Arte. A abordagem metodológica qualitativa envolveu um estudo de caso (VENTURA, 2007), com uma usuária em tratamento no CAPS ad, participante e autora do projeto de arte analisado. Tal estudo contou também com narrativas (LARROSA, 2004) e com uma série de desenhos da usuária em questão. As informações produzidas foram analisadas por meio da leitura e interpretação de textos não verbais (BERGER, 2004, FERRARA, 2002, JUNG, 2005). Ainda foi realizada uma breve reflexão sobre a obra da pintora mexicana Frida Kahlo e estabelecidas algumas relações com os desenhos que compuseram o corpo de análise da pesquisa, além de revisão bibliográfica no campo da Educação, Arteterapia, Saúde Mental e legislação em Saúde Mental. Foram objetivos específicos da investigação: perceber o papel do Arte/Educador num ambiente de Educação em Saúde; estimular a reflexão artística para grupos considerados marginais; perceber a realidade das políticas públicas de Saúde Mental; além de investigar a capacidade terapêutica da linguagem do desenho. A partir da reflexão proposta, através do aporte teórico da construção do sujeito e da análise das narrativas escritas e simbólicas, foi possível concluir que, a Arte cumpre o papel criativo e terapêutico de transformar sentimentos através de diferentes linguagens artísticas.
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A abordagem metodológica qualitativa envolveu um estudo de caso (VENTURA, 2007), com uma usuária em tratamento no CAPS ad, participante e autora do projeto de arte analisado. Tal estudo contou também com narrativas (LARROSA, 2004) e com uma série de desenhos da usuária em questão. As informações produzidas foram analisadas por meio da leitura e interpretação de textos não verbais (BERGER, 2004, FERRARA, 2002, JUNG, 2005). Ainda foi realizada uma breve reflexão sobre a obra da pintora mexicana Frida Kahlo e estabelecidas algumas relações com os desenhos que compuseram o corpo de análise da pesquisa, além de revisão bibliográfica no campo da Educação, Arteterapia, Saúde Mental e legislação em Saúde Mental. Foram objetivos específicos da investigação: perceber o papel do Arte/Educador num ambiente de Educação em Saúde; estimular a reflexão artística para grupos considerados marginais; perceber a realidade das políticas públicas de Saúde Mental; além de investigar a capacidade terapêutica da linguagem do desenho. A partir da reflexão proposta, através do aporte teórico da construção do sujeito e da análise das narrativas escritas e simbólicas, foi possível concluir que, a Arte cumpre o papel criativo e terapêutico de transformar sentimentos através de diferentes linguagens artísticas.The main purpose of this thesis was to understand the Art potential for the construction of the subject (VIGOTSKY, 1984) who uses psychoactive drugs and who is on treatment at Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas - CAPS ad Rio Grande. This research is linked to the post graduate program Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde and aimed to understand what are the benefits of Art? And how does the therapeutic approach act to provide better life and health quality to drugs users that are on treatment? Art, in this context, is understood like an educative approach - even if in a non-school environment - and it approximates two fields of knowledge: Health Education and Art itself. The qualitative methodological approach involved a case study (VENTURA, 2007) that was based on a drug user on treatment at CAPS ad, who is a participant and the author of the art project analyzed. This case study used the narratives (LARROSA, 2004) and a series of drawings of the drug user. The pieces of information produced were analyzed through reading and interpretation of non-verbal texts (BERGER, 2004, FERRARA, 2002, JUNG, 2005). A brief reflection about the work of the Mexican painter Frida Kahlo was also done and it was established some relations with the drawings that make up this research, in addition to a bibliographic review in the field of Education, Art Therapy, Mental Health and Mental Health legislation. The specific objects of this research were: to recognize the role of an Art/Educator in a Health Education environment; to stimulate artistic reflection in groups that are considered marginal people; to realize the reality of public policy of Mental Health; besides investigating the therapeutic capacity of the language of drawing. From this reflection, it was possible to conclude that, through the theoretical support about the construction of the subject and through the analysis of the written and symbolic texts, Art fulfils the creative and therapeutic role of transforming feelings through different artistic languages.Lima, Cleiva Aguiar deCorrêa, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira2020-04-07T15:44:43Z2020-04-07T15:44:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira. Arte educação e saúde mental : A relevância da arte como abordagem terapêutica na construção dos sujeitos. 2016. 80 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T15:44:43Zoai:repositorio.furg.br:1/8551Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T15:44:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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