Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gabriela Medeiros
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peres, Eliane Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1334
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
id FURG_7183543e20a4c2427ac853e769163dbc
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1334
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010Nine year-elementary education: an analysis of the contributions of dissertations and theses presented in the period 2006-2010Ensino FundamentalEnsino Fundamental de nove anosProdução acadêmicaElementary EducationNine-year Elementary EducationAcademic ProductionEste artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.This article presents the key results of a study involving the analysis of thirty-six Master’s Degree dissertations and fi ve Doctorate theses defended as part of the Postgraduate courses in Education, from 2006 to 2010, focusing on the subject of the nine-year Elementary Education. The aim is to investigate the academic production on this theme of research, and its main contributions to the fi eld of Education. The results of this investigation indicate that the academic production on the nine-year Elementary Education focuses on different aspects. Thus, fourteen different approaches were identifi ed, including the introduction of the nine-year Elementary Education policy; meanings attributed to the new system by teachers in Elementary Education; literacy and the ability to read and write; and childhood and the relations between Pre-school Education and Elementary Education.2011-11-04T12:37:37Z2011-11-04T12:37:37Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011.1984-7114http://repositorio.furg.br/handle/1/1334porNogueira, Gabriela MedeirosPeres, Eliane Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T12:37:37Zoai:repositorio.furg.br:1/1334Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T12:37:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
Nine year-elementary education: an analysis of the contributions of dissertations and theses presented in the period 2006-2010
title Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
spellingShingle Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
Nogueira, Gabriela Medeiros
Ensino Fundamental
Ensino Fundamental de nove anos
Produção acadêmica
Elementary Education
Nine-year Elementary Education
Academic Production
title_short Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
title_full Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
title_fullStr Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
title_full_unstemmed Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
title_sort Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
author Nogueira, Gabriela Medeiros
author_facet Nogueira, Gabriela Medeiros
Peres, Eliane Teresinha
author_role author
author2 Peres, Eliane Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Gabriela Medeiros
Peres, Eliane Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Ensino Fundamental de nove anos
Produção acadêmica
Elementary Education
Nine-year Elementary Education
Academic Production
topic Ensino Fundamental
Ensino Fundamental de nove anos
Produção acadêmica
Elementary Education
Nine-year Elementary Education
Academic Production
description Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04T12:37:37Z
2011-11-04T12:37:37Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011.
1984-7114
http://repositorio.furg.br/handle/1/1334
identifier_str_mv NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011.
1984-7114
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187252757463040