Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1334 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. |
id |
FURG_7183543e20a4c2427ac853e769163dbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1334 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010Nine year-elementary education: an analysis of the contributions of dissertations and theses presented in the period 2006-2010Ensino FundamentalEnsino Fundamental de nove anosProdução acadêmicaElementary EducationNine-year Elementary EducationAcademic ProductionEste artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.This article presents the key results of a study involving the analysis of thirty-six Master’s Degree dissertations and fi ve Doctorate theses defended as part of the Postgraduate courses in Education, from 2006 to 2010, focusing on the subject of the nine-year Elementary Education. The aim is to investigate the academic production on this theme of research, and its main contributions to the fi eld of Education. The results of this investigation indicate that the academic production on the nine-year Elementary Education focuses on different aspects. Thus, fourteen different approaches were identifi ed, including the introduction of the nine-year Elementary Education policy; meanings attributed to the new system by teachers in Elementary Education; literacy and the ability to read and write; and childhood and the relations between Pre-school Education and Elementary Education.2011-11-04T12:37:37Z2011-11-04T12:37:37Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011.1984-7114http://repositorio.furg.br/handle/1/1334porNogueira, Gabriela MedeirosPeres, Eliane Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T12:37:37Zoai:repositorio.furg.br:1/1334Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T12:37:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 Nine year-elementary education: an analysis of the contributions of dissertations and theses presented in the period 2006-2010 |
title |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 |
spellingShingle |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 Nogueira, Gabriela Medeiros Ensino Fundamental Ensino Fundamental de nove anos Produção acadêmica Elementary Education Nine-year Elementary Education Academic Production |
title_short |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 |
title_full |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 |
title_fullStr |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 |
title_full_unstemmed |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 |
title_sort |
Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 |
author |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
author_facet |
Nogueira, Gabriela Medeiros Peres, Eliane Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Eliane Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Gabriela Medeiros Peres, Eliane Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Ensino Fundamental de nove anos Produção acadêmica Elementary Education Nine-year Elementary Education Academic Production |
topic |
Ensino Fundamental Ensino Fundamental de nove anos Produção acadêmica Elementary Education Nine-year Elementary Education Academic Production |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04T12:37:37Z 2011-11-04T12:37:37Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011. 1984-7114 http://repositorio.furg.br/handle/1/1334 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011. 1984-7114 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187252757463040 |