Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Jussara Botelho
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2926
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2005.
id FURG_71d36204a302da99bdb85bfba384dbfb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2926
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadoresNon formal education and environmental education: experience in workers' lifeEducação Ambiental transformadoraEducação de adultosConscientizaçãoCidadaniaMudançaTransformed environmental educationAdults educationConsciousnessCitizenshipChangedDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2005.O presente estudo de caso tem como objetivo compreender os significados e os sentidos atribuidos por um grupo de trabalhadores e trabalhadoras às suas relações interpessoais e socioambientais a partir de uma experiência educacional promovida pelo Sindicato da Alimentação, por meio do Projeto Integrar, que certificou o ensino fundamental. A proposta é analisar as implicações e repercussões dessa experiência em suas vidas, envolvendo superações e permanências. O princípio orientador dessa construção é a dimensão ontológica do trabalho na constituição do ser humano, tendo a abordagem sócio-histórica – que compreende o sujeito através de sua atividade social e histórica e que se constitui a partir das relações sociais – como pano de fundo para a apreensão dos sujeitos pesquisados. O aporte teórico utilizado para construir e analisar os aspectos educacionais – ambiental e não formal – ancorou-se na pedagogia transformadora, a pedagogia do oprimido rumo a sua libertação. A abordagem qualitativa apoiou-se nos pressupostos dialéticos; a construção teórico- metodológica, os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados das entrevistas semi-estruturadas, foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador como categoria de análise e dos subtemas que dele emergiram, e se pautou na análise de conteúdo. Os dados analisados revelaram que para os pesquisados a experiência significou a superação da visão ingênua do mundo vivido, através da consciência crítica construída nas experiências cotidianas, na inserção comunitária como integrantes de sua classe e nas mediações inter e intrapsicológicas. As decisões coletivas que assumiram pautaram-se muito além das necessidades materiais, foram construídas como uma dimensão afirmativa da cidadania, da dignidade humana e da capacidade de dirigir seus destinos com autonomia, tendo, nesse caso, o fator subjetivo como campo de luta na superação das condições socioambientais adversas. Para que essa suposta transformação não se reduza a momentos, mostra-se necessário sua organização permanente enquanto classe trabalhadora, discutindo e avaliando constantemente os movimentos e transformações do real e, nesse sentido, redirecionando sua ação transformadora.This study of case paper aims to comprehend the means given for a male and female works group in their relationships and socio-environmental through the educational experience promoted by Feeding Union, through Integrar Project that certificated the primary school. The purpose is analyse the implications and repercussions from this experience in their lives and improve their critic consciousness. The concept of this construction is a real dimension of the work in human’s constitution, it has socio-historic approach – that comprehend the subject through it social and historic activities constituted in relationships – like a background that will apprehend searches subjects. The theoretical to build and analyse educational aspects – non-formal and environmental – was transformer educational, the pedagogy of the oppressed toward their freedom. The qualitative approach was in dialectical knowledge; theoretical-methodology build, the procedures to organise, analyse and interpret interviews semi-organized, before interpreted by Freire, using Tema Gerador and it other themes. The analysis showed that the experiences had surpassed naive vision of the world through a critic consciousness everyday, in their same socio-economic class community and relations inter and intra-psychologic to the searches. They had their decisions besides of the material need, but like a citizenship assertion, human dignity and capacity to guide their destinies with autonomy, the subjectivity is a battlefield to overcome contrary socio-environmental conditions. To this supposed transformation really work, be necessary it constantly organisation while work class, discussing and assessing all movements and transformations from real to the transformer actions.Molon, Susana InêsFranco, Jussara Botelho2012-12-02T12:57:35Z2012-12-02T12:57:35Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCO, Jussara Botelho. Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores. 2005. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005.http://repositorio.furg.br/handle/1/2926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-12-02T12:57:35Zoai:repositorio.furg.br:1/2926Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-12-02T12:57:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
Non formal education and environmental education: experience in workers' life
title Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
spellingShingle Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
Franco, Jussara Botelho
Educação Ambiental transformadora
Educação de adultos
Conscientização
Cidadania
Mudança
Transformed environmental education
Adults education
Consciousness
Citizenship
Changed
title_short Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
title_full Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
title_fullStr Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
title_full_unstemmed Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
title_sort Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores
author Franco, Jussara Botelho
author_facet Franco, Jussara Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Jussara Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental transformadora
Educação de adultos
Conscientização
Cidadania
Mudança
Transformed environmental education
Adults education
Consciousness
Citizenship
Changed
topic Educação Ambiental transformadora
Educação de adultos
Conscientização
Cidadania
Mudança
Transformed environmental education
Adults education
Consciousness
Citizenship
Changed
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2012-12-02T12:57:35Z
2012-12-02T12:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, Jussara Botelho. Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores. 2005. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2926
identifier_str_mv FRANCO, Jussara Botelho. Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores. 2005. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187236520263680