Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Juliana Votto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6972
Resumo: O presente estudo investiga os principais agentes envolvidos no processo de formação de professores e no ensino de literatura do município do Rio Grande, RS. A pesquisa propõe-se, inicialmente, discutir aspectos teóricos relacionados à escolarização da literatura, sobretudo no contexto brasileiro, bem como a formação de leitores e o próprio conceito de leitura. Aborda, ainda, a crise no ensino da disciplina e aponta possíveis caminhos alternativos, com especial atenção às contribuições da estética da recepção. Com relação à intervenção realizada, foram considerados sujeitos/objetos desta pesquisa: alunos e professores dos cursos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professores em atividade nas escolas estaduais do município. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, em uma fase considerada exploratória, e entrevistas com educadoras da rede estadual, na segunda fase. Na primeira etapa procurou-se traçar um perfil médio do professor de literatura na rede básica, bem como analisar o processo de formação dos acadêmicos de Letras no começo e no final do curso. Informações obtidas junto a dois professores universitários foram igualmente relevantes. Na segunda etapa, quatro educadoras da rede estadual foram selecionadas por zoneamento no município e entrevistadas em uma perspectiva qualitativa de viés interativo. O objetivo foi analisar as relações existentes entre hábitos de leitura, formação docente, orientações curriculares, legislação vigente, formação acadêmica e práticas de ensino e pesquisa de cada grupo em questão, procurando evidenciar possíveis desequilíbrios e cotejar a proposta metodológica da universidade com a prática de escolas secundárias. Nesse sentido, pretende-se também promover e fomentar o diálogo a respeito da lacuna evidenciada entre o ensino superior, representado pela universidade, e a educação básica no contexto do município.
id FURG_727feabf08e6d4f420a72154df39da2d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6972
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RSEnsino de literaturaFormação de leitoresFormação de professoresEnseignement de la littératureLa formation des lecteursLa formation des enseignantsLiterature teachingReaders developmentTeacher trainingO presente estudo investiga os principais agentes envolvidos no processo de formação de professores e no ensino de literatura do município do Rio Grande, RS. A pesquisa propõe-se, inicialmente, discutir aspectos teóricos relacionados à escolarização da literatura, sobretudo no contexto brasileiro, bem como a formação de leitores e o próprio conceito de leitura. Aborda, ainda, a crise no ensino da disciplina e aponta possíveis caminhos alternativos, com especial atenção às contribuições da estética da recepção. Com relação à intervenção realizada, foram considerados sujeitos/objetos desta pesquisa: alunos e professores dos cursos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professores em atividade nas escolas estaduais do município. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, em uma fase considerada exploratória, e entrevistas com educadoras da rede estadual, na segunda fase. Na primeira etapa procurou-se traçar um perfil médio do professor de literatura na rede básica, bem como analisar o processo de formação dos acadêmicos de Letras no começo e no final do curso. Informações obtidas junto a dois professores universitários foram igualmente relevantes. Na segunda etapa, quatro educadoras da rede estadual foram selecionadas por zoneamento no município e entrevistadas em uma perspectiva qualitativa de viés interativo. O objetivo foi analisar as relações existentes entre hábitos de leitura, formação docente, orientações curriculares, legislação vigente, formação acadêmica e práticas de ensino e pesquisa de cada grupo em questão, procurando evidenciar possíveis desequilíbrios e cotejar a proposta metodológica da universidade com a prática de escolas secundárias. Nesse sentido, pretende-se também promover e fomentar o diálogo a respeito da lacuna evidenciada entre o ensino superior, representado pela universidade, e a educação básica no contexto do município.Cette étude examine les principaux acteurs impliqués dans le processus de formation des enseignants et de l'enseignement de la littérature de Rio Grande, RS. La recherche vise à discuter d'abord les aspects théoriques liés à l'éducation de la littérature, en particulier dans le contexte brésilien, ainsi que la formation de lecteurs et le concept de la lecture. Aborde également la crise dans l'enseignement de la discipline et suggère des voies alternatives possibles, avec une attention particulière des contributions de l’esthétique de la réception. En ce qui concerne l'intervention effectuée, on a considéré comme des sujets / objets de cette recherche: les étudiants et les enseignants des cours de Lettres à l'Université fédérale de Rio Grande (FURG) et les enseignants qui travaillent dans les écoles publiques (coordonnées pour l’état du RS) de la ville. Pour réunir des données ont été utilisés des questionnaires, dans une étape considérée exploratoire, et des entrevues avec les éducateurs de l'état dans la deuxième phase. La première étape visait à attirer un profil moyen du professeur de littérature dans le réseau de base, ainsi qu’à analyser le processus de formation des étudiats de Lettres au début et à la fin du cours. Les informations obtenues à partir de deux professeurs universitaires étaient également pertinents. Dans la deuxième étape, quatre professeurs de l'état ont été sélectionnés pour le zonage municipal et interviewés dans une perspective qualitative dans un biais interactif. L'objectif était d'analyser les relations entre les habitudes de lecture, la formation des enseignants, des lignes directrices du curriculum, de la législation, la formation académique et des pratiques de l'enseignement et de la recherche de chaque groupe en question, en cherchant des déséquilibres possibles et en rassemblant la proposition méthodologique de l'université avec la pratique des écoles secondaires. En ce sens, nous avons l'intention de promouvoir et de favoriser le dialogue sur l'écart évident entre l'enseignement supérieur, représenté par l'université et l'éducation de base dans la municipalité.The present study investigates the main agents involved in teacher training process and Literature teaching of the City of Rio Grande, RS. The research aims to initially discuss the theoretical aspects related to the schooling of literature, especially in the Brazilian context, among with the formation of readers and the concept of reading. Addresses also the crisis in the teaching of this subject and suggests possible alternative paths, with special attention to the contribution of the reception aesthetics. Regarding the intervention performed, were considered subjects/objects of this research: students and teachers of languages school at the Federal University of Rio Grande (FURG) and active teachers in state schools in the municipality. As data collecting instruments were used questionnaires, in a considered exploratory phase, and interviews with state educators in the second phase. In the first stage it was sought to draw an average profile of the literature teacher of the basic education network and analyze the process of formation of language undergrads at the beginning and end of the course. Information obtained from two college professors were also relevant. In the second stage, four state school teachers were selected through zoning in the municipality and interviewed in a qualitative perspective of interactive bias. The scope was to analyze the relationship between reading habits, teacher training, curriculum guidelines, current legislation, academic and teaching practices and research of each group under analysis, pursuing to highlight possible imbalances and collate the methodological proposal of the university with the practice of secondary schools. In this sense, it is intended to promote and increase the dialogue about the evident gap between higher education, represented by the university, and basic education in a municipality context.Fornos, José Luís GiovanoniCruz, Juliana Votto2017-01-03T12:31:35Z2017-01-03T12:31:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCRUZ, Juliana Votto. Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS. 2016. 288 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras – História da Literatura) – Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/6972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-23T18:44:59Zoai:repositorio.furg.br:1/6972Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-23T18:44:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
title Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
spellingShingle Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
Cruz, Juliana Votto
Ensino de literatura
Formação de leitores
Formação de professores
Enseignement de la littérature
La formation des lecteurs
La formation des enseignants
Literature teaching
Readers development
Teacher training
title_short Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
title_full Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
title_fullStr Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
title_full_unstemmed Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
title_sort Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS
author Cruz, Juliana Votto
author_facet Cruz, Juliana Votto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fornos, José Luís Giovanoni
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Juliana Votto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Formação de leitores
Formação de professores
Enseignement de la littérature
La formation des lecteurs
La formation des enseignants
Literature teaching
Readers development
Teacher training
topic Ensino de literatura
Formação de leitores
Formação de professores
Enseignement de la littérature
La formation des lecteurs
La formation des enseignants
Literature teaching
Readers development
Teacher training
description O presente estudo investiga os principais agentes envolvidos no processo de formação de professores e no ensino de literatura do município do Rio Grande, RS. A pesquisa propõe-se, inicialmente, discutir aspectos teóricos relacionados à escolarização da literatura, sobretudo no contexto brasileiro, bem como a formação de leitores e o próprio conceito de leitura. Aborda, ainda, a crise no ensino da disciplina e aponta possíveis caminhos alternativos, com especial atenção às contribuições da estética da recepção. Com relação à intervenção realizada, foram considerados sujeitos/objetos desta pesquisa: alunos e professores dos cursos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professores em atividade nas escolas estaduais do município. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, em uma fase considerada exploratória, e entrevistas com educadoras da rede estadual, na segunda fase. Na primeira etapa procurou-se traçar um perfil médio do professor de literatura na rede básica, bem como analisar o processo de formação dos acadêmicos de Letras no começo e no final do curso. Informações obtidas junto a dois professores universitários foram igualmente relevantes. Na segunda etapa, quatro educadoras da rede estadual foram selecionadas por zoneamento no município e entrevistadas em uma perspectiva qualitativa de viés interativo. O objetivo foi analisar as relações existentes entre hábitos de leitura, formação docente, orientações curriculares, legislação vigente, formação acadêmica e práticas de ensino e pesquisa de cada grupo em questão, procurando evidenciar possíveis desequilíbrios e cotejar a proposta metodológica da universidade com a prática de escolas secundárias. Nesse sentido, pretende-se também promover e fomentar o diálogo a respeito da lacuna evidenciada entre o ensino superior, representado pela universidade, e a educação básica no contexto do município.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-03T12:31:35Z
2017-01-03T12:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Juliana Votto. Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS. 2016. 288 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras – História da Literatura) – Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6972
identifier_str_mv CRUZ, Juliana Votto. Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, RS. 2016. 288 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras – História da Literatura) – Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384356552966144