A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Zélia de Fátima Seibt do
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vaz, Marta Regina Cezar, Svaldi, Jacqueline Sallete Dei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1176
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021
Resumo: O texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação.
id FURG_72b5654ee024c643c1efd8dfaacc7314
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1176
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúdeArt as technological comprehension process and resignificance of working in heacth careEl arte como herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en saludRecursos humanosArteTrabalhoSaúdeHealthWorkArtHuman resourcesSaludTrabajoO texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação.This text presents the result of a transversal dialogical process permeating the content of art, work, and health care mediated by sensory experiences in art-education as a technological process of understanding and re-significance of health care work. An art-education experiment developed with a group of a nursing and medical professionals from a Family Health Specialization of the Federal University of Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil, is described in full detail. The art-education technological process product in its significances is presented, based on the following experiences: Space-o-gram: for the other based upon itself; and Memory: retaking the work process, where the histories referred to the elements of the collective construction process, with its central theme as Family Health, articulated with the historical reality of the health care work, its synthesis, and re-significance.En este texto se presenta el resultado de un proceso dialógico transversal entre el conocimiento del arte, el trabajo y la salud, el cual es mediado por experiencias sensibles en arte-educación, como una herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en salud. Se describe en detalle una experiencia en arte-educación desarrollada con un grupo de profesionales de enfermería y medicina de un Curso de Especialización en Salud Familiar de la Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Se presenta el producto de un proceso tecnológico de arte-educación en su significante, a partir de las experiencias Espaçograma: para el otro a partir de sí mismo, y, Memoria: retomando el proceso de trabajo, donde las historias contadas se refirieron a los elementos del proceso de construcción colectiva, cuyo tema central fue la Salud Familiar, articulado con la realidad histórica del trabajo en salud, su síntesis y significación.2011-10-28T18:55:06Z2011-10-28T18:55:06Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTO, Zélia de Fátima Seibt; VAZ, Marta Regina Cezar; SVALDI, Jacqueline Sallete Dei. A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 568-576, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a21v18n3.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011.0104-0707http://repositorio.furg.br/handle/1/1176http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021porCouto, Zélia de Fátima Seibt doVaz, Marta Regina CezarSvaldi, Jacqueline Sallete Deiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-08T14:01:12Zoai:repositorio.furg.br:1/1176Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-08T14:01:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
Art as technological comprehension process and resignificance of working in heacth care
El arte como herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en salud
title A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
spellingShingle A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
Couto, Zélia de Fátima Seibt do
Recursos humanos
Arte
Trabalho
Saúde
Health
Work
Art
Human resources
Salud
Trabajo
title_short A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
title_full A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
title_fullStr A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
title_full_unstemmed A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
title_sort A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
author Couto, Zélia de Fátima Seibt do
author_facet Couto, Zélia de Fátima Seibt do
Vaz, Marta Regina Cezar
Svaldi, Jacqueline Sallete Dei
author_role author
author2 Vaz, Marta Regina Cezar
Svaldi, Jacqueline Sallete Dei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Zélia de Fátima Seibt do
Vaz, Marta Regina Cezar
Svaldi, Jacqueline Sallete Dei
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos humanos
Arte
Trabalho
Saúde
Health
Work
Art
Human resources
Salud
Trabajo
topic Recursos humanos
Arte
Trabalho
Saúde
Health
Work
Art
Human resources
Salud
Trabajo
description O texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-10-28T18:55:06Z
2011-10-28T18:55:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTO, Zélia de Fátima Seibt; VAZ, Marta Regina Cezar; SVALDI, Jacqueline Sallete Dei. A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 568-576, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a21v18n3.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011.
0104-0707
http://repositorio.furg.br/handle/1/1176
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021
identifier_str_mv COUTO, Zélia de Fátima Seibt; VAZ, Marta Regina Cezar; SVALDI, Jacqueline Sallete Dei. A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 568-576, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a21v18n3.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011.
0104-0707
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1176
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384373259927552