A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1176 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021 |
Resumo: | O texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação. |
id |
FURG_72b5654ee024c643c1efd8dfaacc7314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1176 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúdeArt as technological comprehension process and resignificance of working in heacth careEl arte como herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en saludRecursos humanosArteTrabalhoSaúdeHealthWorkArtHuman resourcesSaludTrabajoO texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação.This text presents the result of a transversal dialogical process permeating the content of art, work, and health care mediated by sensory experiences in art-education as a technological process of understanding and re-significance of health care work. An art-education experiment developed with a group of a nursing and medical professionals from a Family Health Specialization of the Federal University of Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil, is described in full detail. The art-education technological process product in its significances is presented, based on the following experiences: Space-o-gram: for the other based upon itself; and Memory: retaking the work process, where the histories referred to the elements of the collective construction process, with its central theme as Family Health, articulated with the historical reality of the health care work, its synthesis, and re-significance.En este texto se presenta el resultado de un proceso dialógico transversal entre el conocimiento del arte, el trabajo y la salud, el cual es mediado por experiencias sensibles en arte-educación, como una herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en salud. Se describe en detalle una experiencia en arte-educación desarrollada con un grupo de profesionales de enfermería y medicina de un Curso de Especialización en Salud Familiar de la Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Se presenta el producto de un proceso tecnológico de arte-educación en su significante, a partir de las experiencias Espaçograma: para el otro a partir de sí mismo, y, Memoria: retomando el proceso de trabajo, donde las historias contadas se refirieron a los elementos del proceso de construcción colectiva, cuyo tema central fue la Salud Familiar, articulado con la realidad histórica del trabajo en salud, su síntesis y significación.2011-10-28T18:55:06Z2011-10-28T18:55:06Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTO, Zélia de Fátima Seibt; VAZ, Marta Regina Cezar; SVALDI, Jacqueline Sallete Dei. A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 568-576, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a21v18n3.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011.0104-0707http://repositorio.furg.br/handle/1/1176http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021porCouto, Zélia de Fátima Seibt doVaz, Marta Regina CezarSvaldi, Jacqueline Sallete Deiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-08T14:01:12Zoai:repositorio.furg.br:1/1176Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-08T14:01:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde Art as technological comprehension process and resignificance of working in heacth care El arte como herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en salud |
title |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde |
spellingShingle |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde Couto, Zélia de Fátima Seibt do Recursos humanos Arte Trabalho Saúde Health Work Art Human resources Salud Trabajo |
title_short |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde |
title_full |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde |
title_fullStr |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde |
title_full_unstemmed |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde |
title_sort |
A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde |
author |
Couto, Zélia de Fátima Seibt do |
author_facet |
Couto, Zélia de Fátima Seibt do Vaz, Marta Regina Cezar Svaldi, Jacqueline Sallete Dei |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Marta Regina Cezar Svaldi, Jacqueline Sallete Dei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Zélia de Fátima Seibt do Vaz, Marta Regina Cezar Svaldi, Jacqueline Sallete Dei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos humanos Arte Trabalho Saúde Health Work Art Human resources Salud Trabajo |
topic |
Recursos humanos Arte Trabalho Saúde Health Work Art Human resources Salud Trabajo |
description |
O texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-10-28T18:55:06Z 2011-10-28T18:55:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COUTO, Zélia de Fátima Seibt; VAZ, Marta Regina Cezar; SVALDI, Jacqueline Sallete Dei. A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 568-576, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a21v18n3.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011. 0104-0707 http://repositorio.furg.br/handle/1/1176 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021 |
identifier_str_mv |
COUTO, Zélia de Fátima Seibt; VAZ, Marta Regina Cezar; SVALDI, Jacqueline Sallete Dei. A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 568-576, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a21v18n3.pdf>. Acesso em: 28 out. 2011. 0104-0707 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1176 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187242879877120 |