As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Israel, Carolina López
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/268
Resumo: A vila do Rio Grande de São Pedro foi palco de intensas disputas entre Portugal e Espanha desde sua fundação pelos portugueses em 1737. Essas disputas tiveram seu momento culminante na invasão espanhola a Rio Grande em 1763 e que se prolongou numa ocupação que durou até 1777. Esse conflito mostra-nos uma idéia de fronteira de litígio constante entre portugueses e espanhóis. Ora, a historiografia regional brasileira, ao estudar a formação do Rio Grande do Sul, excluiu por muito tempo a presença espanhola na formação da Capitania. Neste trabalho pretendemos mostrar a importância da presença espanhola na formação da capitania, mas principalmente a sua presença na vila do Rio Grande de São Pedro, inclusive antes mesmo da ocupação. Para isso nos utilizamos de levantamento demográfico da região e de bibliografia especializada no assunto.
id FURG_7400a87a5fea8e9f1354575cb6554d93
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/268
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio GrandeRio Grande de São PedroFronteira colonial do Rio Grande do SulA vila do Rio Grande de São Pedro foi palco de intensas disputas entre Portugal e Espanha desde sua fundação pelos portugueses em 1737. Essas disputas tiveram seu momento culminante na invasão espanhola a Rio Grande em 1763 e que se prolongou numa ocupação que durou até 1777. Esse conflito mostra-nos uma idéia de fronteira de litígio constante entre portugueses e espanhóis. Ora, a historiografia regional brasileira, ao estudar a formação do Rio Grande do Sul, excluiu por muito tempo a presença espanhola na formação da Capitania. Neste trabalho pretendemos mostrar a importância da presença espanhola na formação da capitania, mas principalmente a sua presença na vila do Rio Grande de São Pedro, inclusive antes mesmo da ocupação. Para isso nos utilizamos de levantamento demográfico da região e de bibliografia especializada no assunto.2010-11-10T18:29:20Z2010-11-10T18:29:20Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfISRAEL, C. L. As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande. Biblos, Rio Grande, v. 20, p.51-64, 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/view/718/211>. Acesso em: 10 nov. 2010.http://repositorio.furg.br/handle/1/268porIsrael, Carolina Lópezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-04T02:45:20Zoai:repositorio.furg.br:1/268Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-04T02:45:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
title As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
spellingShingle As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
Israel, Carolina López
Rio Grande de São Pedro
Fronteira colonial do Rio Grande do Sul
title_short As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
title_full As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
title_fullStr As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
title_full_unstemmed As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
title_sort As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande
author Israel, Carolina López
author_facet Israel, Carolina López
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Israel, Carolina López
dc.subject.por.fl_str_mv Rio Grande de São Pedro
Fronteira colonial do Rio Grande do Sul
topic Rio Grande de São Pedro
Fronteira colonial do Rio Grande do Sul
description A vila do Rio Grande de São Pedro foi palco de intensas disputas entre Portugal e Espanha desde sua fundação pelos portugueses em 1737. Essas disputas tiveram seu momento culminante na invasão espanhola a Rio Grande em 1763 e que se prolongou numa ocupação que durou até 1777. Esse conflito mostra-nos uma idéia de fronteira de litígio constante entre portugueses e espanhóis. Ora, a historiografia regional brasileira, ao estudar a formação do Rio Grande do Sul, excluiu por muito tempo a presença espanhola na formação da Capitania. Neste trabalho pretendemos mostrar a importância da presença espanhola na formação da capitania, mas principalmente a sua presença na vila do Rio Grande de São Pedro, inclusive antes mesmo da ocupação. Para isso nos utilizamos de levantamento demográfico da região e de bibliografia especializada no assunto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-11-10T18:29:20Z
2010-11-10T18:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISRAEL, C. L. As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande. Biblos, Rio Grande, v. 20, p.51-64, 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/view/718/211>. Acesso em: 10 nov. 2010.
http://repositorio.furg.br/handle/1/268
identifier_str_mv ISRAEL, C. L. As relações de fronteira no início do Século XVIII a partir de um estudo demográfico de Rio Grande. Biblos, Rio Grande, v. 20, p.51-64, 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/view/718/211>. Acesso em: 10 nov. 2010.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409152684032