Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Joice Araújo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dias, Cleuza Maria Sobral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1448
Resumo: Este artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão, debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise, evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos.
id FURG_778d879becdf8745e900fe3b5412c082
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1448
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantisBoys versus girls: representations of gender in cartoons and TV series according to the children’s viewProduções televisivasCriançasRepresentações de gêneroTV showsChildrenGender representationsEste artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão, debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise, evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos.This article presents insights raised by an investigative experience concerning the television consumption in childhood. Such study aimed at learning the interactions established by children with such shows, identifying what is learned by them as viewers as they get the message and content from the media. Twentyfour children took part in this study, all of whom were students from public schools in the city of Rio Grande-RS. Under the orientation of qualitative approach’s assumptions, observations and interviews were carried out, in order to understand how the access to TV was processed within the family environment, as well as to find out the preferences of children concerning TV shows. As the study went on, reflective situations were proposed, debated and produced in the classroom, focusing on the cartoon Totally Spies (Três Espiãs Demais) and TV series Power Rangers Wild Force (Power Rangers Força Animal), which enabled us to unveil the interpretations of the group concerning to the plots and characters of such shows. Throughout the text, specifically, gender is focused as a category of analysis, highlighting that TV shows tailored to children build constructs based on oppositions and dualisms, teaching differentiated ways of being for girls and boys based on hegemonic cultural meanings.2011-11-30T05:43:43Z2011-11-30T05:43:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis. Educação, Santa Maria, v. 35, p. 533-546, 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2366/1430> Acesso em: 23 nov. 2011.1984-6444http://repositorio.furg.br/handle/1/1448porEsperança, Joice AraújoDias, Cleuza Maria Sobralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-08T15:13:23Zoai:repositorio.furg.br:1/1448Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-08T15:13:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
Boys versus girls: representations of gender in cartoons and TV series according to the children’s view
title Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
spellingShingle Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
Esperança, Joice Araújo
Produções televisivas
Crianças
Representações de gênero
TV shows
Children
Gender representations
title_short Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
title_full Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
title_fullStr Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
title_full_unstemmed Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
title_sort Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis
author Esperança, Joice Araújo
author_facet Esperança, Joice Araújo
Dias, Cleuza Maria Sobral
author_role author
author2 Dias, Cleuza Maria Sobral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Joice Araújo
Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Produções televisivas
Crianças
Representações de gênero
TV shows
Children
Gender representations
topic Produções televisivas
Crianças
Representações de gênero
TV shows
Children
Gender representations
description Este artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão, debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise, evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-11-30T05:43:43Z
2011-11-30T05:43:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis. Educação, Santa Maria, v. 35, p. 533-546, 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2366/1430> Acesso em: 23 nov. 2011.
1984-6444
http://repositorio.furg.br/handle/1/1448
identifier_str_mv ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis. Educação, Santa Maria, v. 35, p. 533-546, 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2366/1430> Acesso em: 23 nov. 2011.
1984-6444
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384380529704960