Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda Junior, Valdir José Andrade
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2136
Resumo: Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.
id FURG_79074e44a5808ac6de7a054505cd586e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2136
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RSEducação ambientalEnsino profissionalFormação continuada de professoresEnvironmental educationProfessional teachingTeachers’ continuing educationDissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.O presente estudo objetivou identificar conceitos e concepções dos docentes dos cursos superiores de tecnologia na área ambiental do CEFET-RS sobre educação ambiental e meio ambiente, ciência e tecnologia, saberes e afetos e também, relacionar essas concepções ao seu processo de formação continuada, na abordagem curricular desses cursos. Este estudo manteve coerência com a linha de pesquisa em Educação Ambiental Currículo e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Analisou-se, através de questionários (fechado e aberto) e de entrevista semi-estruturada a possibilidade de conexão entre educação ambiental, meio ambiente e a relação ser humano e natureza para atingir uma proposta integrada na solução dos problemas ambientais. Implícito no estudo, através dos procedimentos de coleta de dados, a pretensão de provocar uma reflexão crítica, realizada junto aos docentes em seu local de trabalho, nos cursos de Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental do CEFET-RS. As categorias mais evidentes neste estudo foram educação ambiental, educação profissional, ensino profissional, formação continuada, currículo, saberes e afetos. As análises deixaram clara a dicotomia entre teoria e prática, ciências sociais e ciências exatas, sociedade e natureza na concepção dos docentes investigados. As concepções expressas de meio ambiente e educação ambiental revelam a complexidade de sua aceitação em uma instituição de ensino com ênfase na prática. O estudo, baseado em uma educação ambiental como forma abrangente de educação, ao atingir os docentes, encaminha para que estes também venham a participar de um novo patamar no constatações que sinalizam para a compreensão da educação ambiental e daquilo que possa definir sua identidade no interior do CEFET-RS.The present study aimed to identify concepts and conceptions of teachers/professors from the Environmental Technology Undergraduate courses at the “Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul” (CEFET-RS) about environmental education and environment, science and technology, knowledge and affection, as well as to relate these conceptions to the continuing education process in the curricular approach of such courses. This study kept coherence with the research field in Environmental Education – Curriculum and Teacher Education of the Postgraduate Program in Environmental Education at the “Fundação Universidade de Rio Grande” (FURG). I analyzed, through questionnaires (close and open) and semi-structured interviews, the possibility of connection between environmental education, environment and the relation human being and nature in order to reach an integrated proposal towards the solution of environmental problems. Implicit in the study, through the data collection procedures, it is the intention to promote critical reflection among in-service teachers/professors from the Environmental Management and Environmental Sanitation courses, just in their place of work. The most evident categories in this investigation were environmental education, professional education, professional teaching, continuing education, curriculum, knowledge and affections. The analyses made clear the dichotomies between theory and practice, social sciences and exact sciences, society and nature, in the conceptions of the investigated teachers/professors. Their conceptions over environment and environmental education revealed the complexity of their acceptance in an institution traditionally based on practice. The study based on an environmental education as an ample form of education inspire teachers to engage in a new approach in the technological teaching in the environmental area, through continuing education, establishing a more participative and permanent pedagogical process in the institution and reinforcing a continuing critical action of awareness taken upon the educational and environmental problematic. Taking this into account, the information obtained through this research point to the fact that Environmental Technology Undergraduate courses should promote spaces for political-pedagogical discussions over the relation human/nature in order to make interdisciplinary possible in pedagogical practices as a way of curricular reconstruction as well as in affective peer approximation, through ethic and the new environmental rationality, also favoring the formation of collectives in such courses. Possibility transversally constructed to the higher education teaching, encouraging teachers’ continuing education under the perspective of pedagogical and environmental aspects. These are findings that point out to the understanding of environmental education and what can define its identity inside the institution where the data were collected.Giesta, Nagila CaporlinguaLacerda Junior, Valdir José Andrade2012-07-18T19:37:13Z2012-07-18T19:37:13Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLACERDA JUNIOR, Valdir José Andrade. Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.http://repositorio.furg.br/handle/1/2136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-12-13T17:22:32Zoai:repositorio.furg.br:1/2136Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-12-13T17:22:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
title Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
spellingShingle Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
Lacerda Junior, Valdir José Andrade
Educação ambiental
Ensino profissional
Formação continuada de professores
Environmental education
Professional teaching
Teachers’ continuing education
title_short Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
title_full Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
title_fullStr Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
title_full_unstemmed Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
title_sort Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS
author Lacerda Junior, Valdir José Andrade
author_facet Lacerda Junior, Valdir José Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giesta, Nagila Caporlingua
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda Junior, Valdir José Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino profissional
Formação continuada de professores
Environmental education
Professional teaching
Teachers’ continuing education
topic Educação ambiental
Ensino profissional
Formação continuada de professores
Environmental education
Professional teaching
Teachers’ continuing education
description Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2012-07-18T19:37:13Z
2012-07-18T19:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LACERDA JUNIOR, Valdir José Andrade. Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2136
identifier_str_mv LACERDA JUNIOR, Valdir José Andrade. Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187246111588352