Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3212 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender”, que tem como objetivo compreender como as crianças de seis anos estão vivendo e experimentando a infância no contexto de ensinar e aprender. A pesquisa é de cunho qualitativo e se dá sob a orientação da abordagem sócio-histórica. A investigação foi realizada em oito turmas de primeiro ano de uma escola municipal da cidade do Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, por meio de observações em sala de aula e no contexto escolar, registradas em diários de campo, e de entrevistas semiestruturadas com 41 crianças de quatro turmas. As análises dos dados evidenciam que as crianças gostam de brincar na sala de aula, que o lúdico e as diferentes linguagens estão sempre presentes nas práticas pedagógicas e que a formação continuada das professoras é fundamental para compreender essa nova modalidade de ensino. |
id |
FURG_79ef87b2f99d27a3b4142e6a0b8aca3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3212 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamentalPlaytime, activities and interactions of children in the first year of the elementary schoolBrincadeirasFormação continuada de professorasPesquisa com criançasPrimeiro ano do ensino fundamentalPlaytimeContinuing education for teachersResearch with childrenFirst year of the nine-year elementary schoolEste artigo apresenta os resultados da pesquisa “As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender”, que tem como objetivo compreender como as crianças de seis anos estão vivendo e experimentando a infância no contexto de ensinar e aprender. A pesquisa é de cunho qualitativo e se dá sob a orientação da abordagem sócio-histórica. A investigação foi realizada em oito turmas de primeiro ano de uma escola municipal da cidade do Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, por meio de observações em sala de aula e no contexto escolar, registradas em diários de campo, e de entrevistas semiestruturadas com 41 crianças de quatro turmas. As análises dos dados evidenciam que as crianças gostam de brincar na sala de aula, que o lúdico e as diferentes linguagens estão sempre presentes nas práticas pedagógicas e que a formação continuada das professoras é fundamental para compreender essa nova modalidade de ensino.This article presents the results of the study “Six-year-old children in the nine-year Elementary School: activities, dialogues, playtimes, imagination, and social interaction in the context of teaching and learning”, which has as main objective the understanding of how six-year-old children enrolled in nine-year Elementary School are living and experiencing childhood in the context of teaching and learning. This is a qualitative research and takes place under the light of social-historical approach. The study was conducted in eight classes of the first year on a public school in Rio Grande, in the state of Rio Grande do Sul, through participant observation in the classroom and school context. The data has been recorded in field diaries, and semi-structured interviews were used with 41 children of four different classrooms. The analysis of collected and produced data makes evident that children like to play in the classroom context, the importance and constant presence of playful activities and different languages in the everyday teaching practices, and that continuing education for teachers is essential to comprehend this new teaching modality.2013-04-15T18:44:49Z2013-04-15T18:44:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLON, Susana Inês; ALBUQUERQUE, Alana Soares. Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Revista de Educação PUC - Campinas, v. 17, n. 1, p. 55-63, 2012. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/250/233>. Acesso em: 1 abr. 2013.1519-3993http://repositorio.furg.br/handle/1/3212porMolon, Susana InêsAlbuquerque, Alana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-15T18:44:49Zoai:repositorio.furg.br:1/3212Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-15T18:44:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental Playtime, activities and interactions of children in the first year of the elementary school |
title |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental Molon, Susana Inês Brincadeiras Formação continuada de professoras Pesquisa com crianças Primeiro ano do ensino fundamental Playtime Continuing education for teachers Research with children First year of the nine-year elementary school |
title_short |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
title_full |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
title_sort |
Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
author |
Molon, Susana Inês |
author_facet |
Molon, Susana Inês Albuquerque, Alana Soares |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Alana Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molon, Susana Inês Albuquerque, Alana Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeiras Formação continuada de professoras Pesquisa com crianças Primeiro ano do ensino fundamental Playtime Continuing education for teachers Research with children First year of the nine-year elementary school |
topic |
Brincadeiras Formação continuada de professoras Pesquisa com crianças Primeiro ano do ensino fundamental Playtime Continuing education for teachers Research with children First year of the nine-year elementary school |
description |
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender”, que tem como objetivo compreender como as crianças de seis anos estão vivendo e experimentando a infância no contexto de ensinar e aprender. A pesquisa é de cunho qualitativo e se dá sob a orientação da abordagem sócio-histórica. A investigação foi realizada em oito turmas de primeiro ano de uma escola municipal da cidade do Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, por meio de observações em sala de aula e no contexto escolar, registradas em diários de campo, e de entrevistas semiestruturadas com 41 crianças de quatro turmas. As análises dos dados evidenciam que as crianças gostam de brincar na sala de aula, que o lúdico e as diferentes linguagens estão sempre presentes nas práticas pedagógicas e que a formação continuada das professoras é fundamental para compreender essa nova modalidade de ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-04-15T18:44:49Z 2013-04-15T18:44:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOLON, Susana Inês; ALBUQUERQUE, Alana Soares. Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Revista de Educação PUC - Campinas, v. 17, n. 1, p. 55-63, 2012. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/250/233>. Acesso em: 1 abr. 2013. 1519-3993 http://repositorio.furg.br/handle/1/3212 |
identifier_str_mv |
MOLON, Susana Inês; ALBUQUERQUE, Alana Soares. Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Revista de Educação PUC - Campinas, v. 17, n. 1, p. 55-63, 2012. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/250/233>. Acesso em: 1 abr. 2013. 1519-3993 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384413687775232 |