A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neunfeld, Beatriz Hellwig
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7964
Resumo: A presente pesquisa se propõe, por um lado, à análise de como os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rodolfo Bersch, localizada no interior do município de São Lourenço do Sul, expressam suas memórias e olhares sobre o passado e suas identidades étnico-culturais. Por outro lado, também foram interrogados os registros orais da comunidade escolar e local em torno de suas opiniões sobre a relevância da cultura pomerana para o ensino de História na escola. Este estudo optou por um recorte temporal do tempo presente e, por isso, está concentrado nas narrativas dos alunos e comunidade registradas durante sessões de história oral, realizadas em 2015. Os estudantes são descendentes de imigrantes pomeranos e preservam muitos dos aspectos culturais trazidos pelos seus antepassados. Além disso, por meio da forma como estruturam suas visões sobre a cultura pomerana, foram apreendidos os componentes da consciência histórica expressos pelos jovens.
id FURG_7d564996958e76eb4540542982d4af65
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7964
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RSThe oral na escola: memories and the missedculture of traditional Pomeranian people and history of education in São Lourenço do Sul/RSConsciência históricaHistória oralCultura pomeranaHistorical consciousnessUnwritten historyPomeraniana cultureA presente pesquisa se propõe, por um lado, à análise de como os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rodolfo Bersch, localizada no interior do município de São Lourenço do Sul, expressam suas memórias e olhares sobre o passado e suas identidades étnico-culturais. Por outro lado, também foram interrogados os registros orais da comunidade escolar e local em torno de suas opiniões sobre a relevância da cultura pomerana para o ensino de História na escola. Este estudo optou por um recorte temporal do tempo presente e, por isso, está concentrado nas narrativas dos alunos e comunidade registradas durante sessões de história oral, realizadas em 2015. Os estudantes são descendentes de imigrantes pomeranos e preservam muitos dos aspectos culturais trazidos pelos seus antepassados. Além disso, por meio da forma como estruturam suas visões sobre a cultura pomerana, foram apreendidos os componentes da consciência histórica expressos pelos jovens.This research aims, firstly, to analyze how Students from the third grade of High School from Escola Estadual Rodolfo Bersch, located in County of São Lourenço do Sul, express their memories and views about the past and their ethnic and cultural identities. On the other hand, they were also considered oral records from the School and local community about their opinions, regarding the relevance of Pomeranian Culture to history teaching in school. In this study we chose a timeframe of this and therefore is concentrated in the narratives of students and community recorded during sessions of unwritten history, conducted in 2015. The students are descendants of Pomeranians immigrants, and preserve many of the cultural aspects brought by their ancestors. Besides that, through the way they structure their views on the Pomeranian Culture, the historical consciousness of the componentes reported by young people were recorded.Senna, Adriana Kivanski deNeunfeld, Beatriz Hellwig2019-08-14T19:13:51Z2019-08-14T19:13:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEUFEND, Beatriz Hellwig. 2016.109 f. A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/7964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-21T19:44:29Zoai:repositorio.furg.br:1/7964Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-21T19:44:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
The oral na escola: memories and the missedculture of traditional Pomeranian people and history of education in São Lourenço do Sul/RS
title A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
spellingShingle A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
Neunfeld, Beatriz Hellwig
Consciência histórica
História oral
Cultura pomerana
Historical consciousness
Unwritten history
Pomeraniana culture
title_short A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
title_full A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
title_fullStr A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
title_full_unstemmed A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
title_sort A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS
author Neunfeld, Beatriz Hellwig
author_facet Neunfeld, Beatriz Hellwig
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Senna, Adriana Kivanski de
dc.contributor.author.fl_str_mv Neunfeld, Beatriz Hellwig
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
História oral
Cultura pomerana
Historical consciousness
Unwritten history
Pomeraniana culture
topic Consciência histórica
História oral
Cultura pomerana
Historical consciousness
Unwritten history
Pomeraniana culture
description A presente pesquisa se propõe, por um lado, à análise de como os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rodolfo Bersch, localizada no interior do município de São Lourenço do Sul, expressam suas memórias e olhares sobre o passado e suas identidades étnico-culturais. Por outro lado, também foram interrogados os registros orais da comunidade escolar e local em torno de suas opiniões sobre a relevância da cultura pomerana para o ensino de História na escola. Este estudo optou por um recorte temporal do tempo presente e, por isso, está concentrado nas narrativas dos alunos e comunidade registradas durante sessões de história oral, realizadas em 2015. Os estudantes são descendentes de imigrantes pomeranos e preservam muitos dos aspectos culturais trazidos pelos seus antepassados. Além disso, por meio da forma como estruturam suas visões sobre a cultura pomerana, foram apreendidos os componentes da consciência histórica expressos pelos jovens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-14T19:13:51Z
2019-08-14T19:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEUFEND, Beatriz Hellwig. 2016.109 f. A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7964
identifier_str_mv NEUFEND, Beatriz Hellwig. 2016.109 f. A história oral na escola: memórias e esquecimento na cultura do povo tradicional Pomerano e no ensino de História em São Lourenço do Sul/RS. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187277453524992