O mito arquetípico de Don Juan e o gênero dramático espanhol: nuances e releituras do Siglo de oro à Edad de Plata
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8986 |
Resumo: | A tese intitulada “O mito arquetípico de Don Juan e o gênero dramático espanhol: nuances e releituras do Siglo de Oro à Edad de Plata” analisa o mito literário de Don Juan sob a perspectiva junguiana do arquétipo, assim como se propõe a fazer um perscurso histórico-literário das transformações deste mito, dentro do gênero dramático espanhol. O período escolhido para o estudo inicia-se no denominado “Século de Ouro” até a chamada “Idade de Prata” da literatura espanhola. As obras dramáticas fundamentais que compõem o corpus são as seguintes: El burlador de Sevilla y el convidado de piedra (1630), de Tirso de Molina, a qual inaugurou o mito literário do sedutor de mulheres, e No hay cosa como callar (1639), de Pedro Calderón de la Barca, ambas oriundas da estética barroca e dentro do teatro espanhol do período do Siglo de Oro. Na sequência, há a versão dramática do mito em No hay plazo que no se cumpla ni deuda que no se pague y convidado de piedra (1713), de Antonio de Zamora; posteriormente, ganha destaque e provém do período do Romantismo espanhol a peça teatral Don Juan Tenorio (1844), de José Zorrilla; e finalmente, como representativas da Edad de Plata, são relevantes as obras teatrais de autores da chamada Geração de 98, por meio de Las galas del difunto (1926), de Ramón del Valle-Inclán e El hermano Juan o el mundo es teatro (1929), de Miguel de Unamuno. |
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O mito arquetípico de Don Juan e o gênero dramático espanhol: nuances e releituras do Siglo de oro à Edad de PlataMito literário de Don JuanArquétipo junguianoTeatro EspanholMito literario de Don JuanArquetipo junguianoTeatro EspañolA tese intitulada “O mito arquetípico de Don Juan e o gênero dramático espanhol: nuances e releituras do Siglo de Oro à Edad de Plata” analisa o mito literário de Don Juan sob a perspectiva junguiana do arquétipo, assim como se propõe a fazer um perscurso histórico-literário das transformações deste mito, dentro do gênero dramático espanhol. O período escolhido para o estudo inicia-se no denominado “Século de Ouro” até a chamada “Idade de Prata” da literatura espanhola. As obras dramáticas fundamentais que compõem o corpus são as seguintes: El burlador de Sevilla y el convidado de piedra (1630), de Tirso de Molina, a qual inaugurou o mito literário do sedutor de mulheres, e No hay cosa como callar (1639), de Pedro Calderón de la Barca, ambas oriundas da estética barroca e dentro do teatro espanhol do período do Siglo de Oro. Na sequência, há a versão dramática do mito em No hay plazo que no se cumpla ni deuda que no se pague y convidado de piedra (1713), de Antonio de Zamora; posteriormente, ganha destaque e provém do período do Romantismo espanhol a peça teatral Don Juan Tenorio (1844), de José Zorrilla; e finalmente, como representativas da Edad de Plata, são relevantes as obras teatrais de autores da chamada Geração de 98, por meio de Las galas del difunto (1926), de Ramón del Valle-Inclán e El hermano Juan o el mundo es teatro (1929), de Miguel de Unamuno.La tesis denominada "El mito arquetípico de Don Juan y el género dramático español: matices y relecturas del Siglo de Oro a la Edad de Plata" analiza el mito literario de Don Juan bajo la perspectiva junguiana del arquetipo, así como se propone a hacer un recorrido histórico-literario de las transformaciones de este mito, dentro del género dramático español. El período elegido para el estudio se inicia en el denominado "Siglo de Oro" hasta la llamada "Edad de Plata" de la literatura española. Las obras dramáticas fundamentales, que componen el corpus, son las siguientes: El burlador de Sevilla y el convidado de piedra (1630), de Tirso de Molina, la cual inauguró el mito literario del seductor de mujeres, y No hay cosa como callar (1639), de Pedro Calderón de la Barca, ambas originarias de la estética barroca y dentro del teatro español del período del Siglo de Oro. A seguir, está la versión dramática del mito en No hay plazo que no se cumpla ni deuda que no se pague y convidado de piedra (1713), de Antonio de Zamora; y posteriormente, se destaca y proviene del período del Romanticismo español la obra teatral Don Juan Tenorio (1844), de José Zorrilla; y finalmente, como representativas de la Edad de Plata, son relevantes las obras teatrales de autores de la llamada Generación del 98, por medio de Las galas del difunto (1926), de Ramón del Valle-Inclán y El hermano Juan o el mundo es teatro (1929), de Miguel de Unamuno.Mousquer, Antônio CarlosCastillo, Carlos Giovani Dutra Del2020-09-18T13:59:43Z2020-09-18T13:59:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCASTILLO, Carlos Giovani Dutra de. O mito arquetípico de Don Juan e o gênero dramático espanhol: nuances e releituras do Siglo de oro à Edad de Plata. 2019. 412 f . Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-24T18:09:17Zoai:repositorio.furg.br:1/8986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-24T18:09:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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