Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Raquel Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9012
Resumo: Este trabalho buscou através dos olhares das crianças em situação de acolhimento compreender o ambiente institucional. A partir da abordagem Bioecológica do desenvolvimento humano, sociologia da infância e da educação ambiental foi possível traçar alguns propósitos que auxiliaram na aproximação com a problemática do estudo, sendo eles: Conhecer e compreender a organização do atendimento às crianças no cotidiano institucional na perspectiva da criança; investigar as concepções sobre infância que as crianças identificam no cotidiano institucional; Buscar os significados atribuídos para as experiências no ambiente institucional pelo o olhar das crianças. O estudo foi desenvolvido em duas casas de acolhimento do município de Rio Grande/RS, que recebem crianças asseguradas pela medida de proteção por determinação do Juizado da Infância e Juventude. Participaram desta investigação 5 crianças com idade entre 5 e 11 anos, vivenciando o acolhimento no mínimo à 6 meses. A metodologia de base foi à Inserção Ecológica. Como instrumento de produção dos dados foi utilizado o registro fotográfico como estratégia de narração, no qual os participantes receberam orientações para fotografar. Os registros foram semanais, os quais totalizaram 8 semanas e os participantes após registro fotográfico narraram ao pesquisador sua escolha. A Análise Textual Discursiva (ATD) orientou o processo de análise de dados. As crianças evidenciaram em suas narrativas o quanto as casas de acolhimento podem ser um lugar de brincadeiras, de moradia coletiva e, principalmente, de construção de vínculos entre as crianças. Esta proposta possibilitou compreendermos que o ambiente de acolhimento é percebido pelas crianças como possibilidade de relações, independente do tempo de estadia, pois as crianças vivem suas experiências na totalidade.
id FURG_8166a711c3da69363e5c3739b018cd7f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9012
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.CriançasCasa de acolhimentoEducação ambientalInserção ecológicaChildrenShelter housesEnvironmental educationEcological insertionEste trabalho buscou através dos olhares das crianças em situação de acolhimento compreender o ambiente institucional. A partir da abordagem Bioecológica do desenvolvimento humano, sociologia da infância e da educação ambiental foi possível traçar alguns propósitos que auxiliaram na aproximação com a problemática do estudo, sendo eles: Conhecer e compreender a organização do atendimento às crianças no cotidiano institucional na perspectiva da criança; investigar as concepções sobre infância que as crianças identificam no cotidiano institucional; Buscar os significados atribuídos para as experiências no ambiente institucional pelo o olhar das crianças. O estudo foi desenvolvido em duas casas de acolhimento do município de Rio Grande/RS, que recebem crianças asseguradas pela medida de proteção por determinação do Juizado da Infância e Juventude. Participaram desta investigação 5 crianças com idade entre 5 e 11 anos, vivenciando o acolhimento no mínimo à 6 meses. A metodologia de base foi à Inserção Ecológica. Como instrumento de produção dos dados foi utilizado o registro fotográfico como estratégia de narração, no qual os participantes receberam orientações para fotografar. Os registros foram semanais, os quais totalizaram 8 semanas e os participantes após registro fotográfico narraram ao pesquisador sua escolha. A Análise Textual Discursiva (ATD) orientou o processo de análise de dados. As crianças evidenciaram em suas narrativas o quanto as casas de acolhimento podem ser um lugar de brincadeiras, de moradia coletiva e, principalmente, de construção de vínculos entre as crianças. Esta proposta possibilitou compreendermos que o ambiente de acolhimento é percebido pelas crianças como possibilidade de relações, independente do tempo de estadia, pois as crianças vivem suas experiências na totalidade.This study lead to understand the institutional environment through the eyes of children in a shelter situation. According to the bioecological approach of human development, childhood sociology and environmental education, it was possible to outline some purposes that helped to establish a connection with the studys goals, which are: knowing and understanding the organization of children's care in institutional daily life from the perspective of the child; identifying the conceptions about childhood that the children and adolescents identify in the institutional daily life; find the meanings attributed to the experiences in the institutional environment through children's and adolescent's eyes. The study was carried out in two shelter houses in the city of Rio Grande / RS, which have children protected by a government law. Five children aged from 5 to 11 years old participated in this research, experiencing the shelter for at least 6 months. The basic methodology was the Ecological Insertion. As a data production tool, the photographic record was used as a narrative strategy, in which the participants were guided to photograph. The records were made weekly and it lasted 8 weeks. After that, the participants chose a picture and they described it to the researcher. Discourse Textual Analysis (DTA) guided the data analysis process. The children showed in their description how shelter houses can be a place of play, how they can be a collaborative home and, especially, how children can create bonds with each other. This study made it possible to understand that the institutional environment is seen by children as relationship possibilities, regardless the length of time they spent there because children live their experiences fully.Paludo, Simone dos SantosCruz, Raquel Cunha2020-09-22T17:35:15Z2020-09-22T17:35:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCRUZ, Raquel Cunha. Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças. 2017. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/9012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-22T17:35:15Zoai:repositorio.furg.br:1/9012Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-22T17:35:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
title Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
spellingShingle Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
Cruz, Raquel Cunha
Crianças
Casa de acolhimento
Educação ambiental
Inserção ecológica
Children
Shelter houses
Environmental education
Ecological insertion
title_short Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
title_full Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
title_fullStr Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
title_full_unstemmed Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
title_sort Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças.
author Cruz, Raquel Cunha
author_facet Cruz, Raquel Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paludo, Simone dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Raquel Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Casa de acolhimento
Educação ambiental
Inserção ecológica
Children
Shelter houses
Environmental education
Ecological insertion
topic Crianças
Casa de acolhimento
Educação ambiental
Inserção ecológica
Children
Shelter houses
Environmental education
Ecological insertion
description Este trabalho buscou através dos olhares das crianças em situação de acolhimento compreender o ambiente institucional. A partir da abordagem Bioecológica do desenvolvimento humano, sociologia da infância e da educação ambiental foi possível traçar alguns propósitos que auxiliaram na aproximação com a problemática do estudo, sendo eles: Conhecer e compreender a organização do atendimento às crianças no cotidiano institucional na perspectiva da criança; investigar as concepções sobre infância que as crianças identificam no cotidiano institucional; Buscar os significados atribuídos para as experiências no ambiente institucional pelo o olhar das crianças. O estudo foi desenvolvido em duas casas de acolhimento do município de Rio Grande/RS, que recebem crianças asseguradas pela medida de proteção por determinação do Juizado da Infância e Juventude. Participaram desta investigação 5 crianças com idade entre 5 e 11 anos, vivenciando o acolhimento no mínimo à 6 meses. A metodologia de base foi à Inserção Ecológica. Como instrumento de produção dos dados foi utilizado o registro fotográfico como estratégia de narração, no qual os participantes receberam orientações para fotografar. Os registros foram semanais, os quais totalizaram 8 semanas e os participantes após registro fotográfico narraram ao pesquisador sua escolha. A Análise Textual Discursiva (ATD) orientou o processo de análise de dados. As crianças evidenciaram em suas narrativas o quanto as casas de acolhimento podem ser um lugar de brincadeiras, de moradia coletiva e, principalmente, de construção de vínculos entre as crianças. Esta proposta possibilitou compreendermos que o ambiente de acolhimento é percebido pelas crianças como possibilidade de relações, independente do tempo de estadia, pois as crianças vivem suas experiências na totalidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-09-22T17:35:15Z
2020-09-22T17:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Raquel Cunha. Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças. 2017. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9012
identifier_str_mv CRUZ, Raquel Cunha. Educação Ambiental e os lugares das infâncias: uma nova interpretação para o acolhimento institucional através das crianças. 2017. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187241381462016