Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thisoteine, George Miguel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Canasiro, Vitor Hugo Rossetti, Tanaka, Brenda Sayuri, Bortolozzi, Ana Cláudia, Gellis, Andre Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10801
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.540-562, Jan./Jun. 2021.
id FURG_83f8560fb268dfa6bf8fdf87a0eefb67
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10801
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”Hombres, violencia y consumo: análisis del hombre en los grupos virtuales Mgtow y la película “El club de la pelea”Men, violence and consumerism: analysis of masculinity in the mgtow virtual groups Mgtow and the filme “Fight Club”MasculinidadesMídiasViolênciaConsumismoMedios de comunicaciónViolenciaMasculinitiesMediaViolenceConsumerismRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.540-562, Jan./Jun. 2021.Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve por objetivo analisar as expressões de gênero da masculinidade a partir do grupo virtual masculino MGTOW (em portugûes: Homens seguindo seu próprio caminho) e do filme Clube da luta. As categorias resultantes da análise foram: (a) Discurso Consumista e (b) Discurso da Masculinidade Supremacista, ou seja, diante da dificuldade de se enquadrarem nos padrões de uma masculinidade hegemônica, os homens tendem a se envolverem em comportamentos de violência e consumismo. Pode-se dizer que as origens para esses discursos masculinos destrutivos, tanto na mídia internet atual, quanto no filme mais antigo, encontram-se na frustração de não conseguirem viver as expectativas que a cultura do patriarcado impõe, diferenciando-se apenas pela interface que se manifesta.Los actuales discursos de masculinidad surgidos en los medios virtuales se han convertido en vehículos para la difusión del odio hacia las mujeres y las conductas nocivas hacia los propios hombres. Este estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio tuvo como objetivo analizar las expresiones de género de la masculinidad en el grupo virtual masculino MGTOW (en español: Hombres siguiendo su propio camino) y en la película El Club de la pelea. Las categorías resultantes del análisis fueron: (a) Discurso del consumismo y (b) Discurso de la masculinidad supremacista, es decir, en vista de la dificultad de encajar en los patrones de una masculinidad hegemónica, los hombres tienden a incurrir en conductas de violencia y consumismo. Se puede decir que los orígenes de estos discursos masculinos destructivos, tanto en los medios de internet actuales como en la película más antigua, se encuentran en la frustración de no poder estar a la altura de las expectativas que impone la cultura del patriarcado, diferenciándose sólo en la interfaz que se manifiesta.The current discourses of masculinity that emerged in virtual media have become vehicles for the spread of hatred towards women and harmful conduct towards men themselves.This qualitative, descriptive and exploratory study aimed to analyze the gender expressions of masculinity in the virtual male group MGTOW (Men Going Their Own Way) and in the film Clube fight. The categories resulting from the analysis were: (a) Discourse of Consumerism and (b) Discourse of Supremacist Masculinity, that is, in view of the difficulty of fitting into the patterns of a hegemonic masculinity, men tend to engage in behaviors of violence and consumerism. It can be said that the origins for these destructive male discourses, both in the current internet media and in the oldest film, are found in the frustration of not being able to live up to the expectations that the culture of patriarchy imposes, differing only through the interface that manifests themselves.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-01T01:08:11Z2023-04-01T01:08:11Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTHISOTEINE, G. M.; CANASIRO, V. H. R.; TANAKA, B. S.; BORTOLOZZI, A. C.; GELLIS, A. L. Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 540–562, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13053. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13053. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080110.14295/de.v9i1.13053porThisoteine, George MiguelCanasiro, Vitor Hugo RossettiTanaka, Brenda SayuriBortolozzi, Ana CláudiaGellis, Andre Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-01T01:08:11Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10801Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-01T01:08:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
Hombres, violencia y consumo: análisis del hombre en los grupos virtuales Mgtow y la película “El club de la pelea”
Men, violence and consumerism: analysis of masculinity in the mgtow virtual groups Mgtow and the filme “Fight Club”
title Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
spellingShingle Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
Thisoteine, George Miguel
Masculinidades
Mídias
Violência
Consumismo
Medios de comunicación
Violencia
Masculinities
Media
Violence
Consumerism
title_short Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
title_full Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
title_fullStr Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
title_full_unstemmed Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
title_sort Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”
author Thisoteine, George Miguel
author_facet Thisoteine, George Miguel
Canasiro, Vitor Hugo Rossetti
Tanaka, Brenda Sayuri
Bortolozzi, Ana Cláudia
Gellis, Andre Luiz
author_role author
author2 Canasiro, Vitor Hugo Rossetti
Tanaka, Brenda Sayuri
Bortolozzi, Ana Cláudia
Gellis, Andre Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thisoteine, George Miguel
Canasiro, Vitor Hugo Rossetti
Tanaka, Brenda Sayuri
Bortolozzi, Ana Cláudia
Gellis, Andre Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidades
Mídias
Violência
Consumismo
Medios de comunicación
Violencia
Masculinities
Media
Violence
Consumerism
topic Masculinidades
Mídias
Violência
Consumismo
Medios de comunicación
Violencia
Masculinities
Media
Violence
Consumerism
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.540-562, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-04-01T01:08:11Z
2023-04-01T01:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv THISOTEINE, G. M.; CANASIRO, V. H. R.; TANAKA, B. S.; BORTOLOZZI, A. C.; GELLIS, A. L. Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 540–562, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13053. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13053. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10801
10.14295/de.v9i1.13053
identifier_str_mv THISOTEINE, G. M.; CANASIRO, V. H. R.; TANAKA, B. S.; BORTOLOZZI, A. C.; GELLIS, A. L. Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 540–562, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13053. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13053. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.13053
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187240836202496