A atividade criadora como processo político do trabalho: contribuições para uma educação ambiental transformadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagel, Thaís Guma
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9804
Resumo: Este trabalho aborda a importância da atividade criadora tensionada ao trabalho alienado, seja nas relações sociais ou nas relações com o meio ambiente. Nele, busquei enfocar a questão da atividade criadora como contribuição ao processo político do trabalho a partir dos princípios de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória visando a superação da alienação proposta pela sociedade pós-capitalista. Traz, como proposta teórica e metodológica, uma pesquisa bibliográfica qualitativa de análise de conteúdo, através de categorias analíticas e empíricas, de acordo com Maria Cecília Minayo, de artigos escolhidos dos jornais Le Monde Diplomatique Brasil e Brasil de Fato. Traz recortes da realidade relativos à constituição de cidadãos e cidadãs críticos(as) e participativos(as) capazes de transformação social e individual. A fundamentação teórica que contribui para a compreensão do tema e do objeto de pesquisa apresenta-se, principalmente, a partir de atividade criadora em Fayga Ostrower e da educação estética em Marly Meira, ao buscar relação com a teoria crítica e a Educação Ambiental transformadora. Abordei a Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, principalmente em Loureiro, através de sua procura por superar a alienação da sociedade que valoriza formas de reprodução do conhecimento e da conservação da realidade. A pesquisa proporcionou enfocar a temática da alienação na contemporaneidade do pensamento de István Mészáros e Ricardo Antunes, como forma de suprir a necessidade de problematizar a realidade historicamente construída. Marx, em seu tempo, reflete muito dos problemas da nossa atualidade e, com o auxílio de Mészáros, é possível problematizar a realidade a partir de sua historicidade, pois ele nos conduz a Marx de forma contextualizada, e seu papel nesta pesquisa é trazer o pensamento marxista à atualidade. Registrei, ainda, a contribuição neomarxista de Hardt e Negri sobre a constituição daquilo que eles denominam Império. Da mesma forma, busquei pesquisar, nessas mídias autodenominadas politicamente independentes, a relação entre atividade criadora e trabalho alienado, bem como suas repercussões socioambientais, como forma de Educação Ambiental não formal, na perspectiva de que tal processo não pode existir sem sujeitos pensantes e a complexidade de suas relações com outros sujeitos e com o mundo.
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Traz recortes da realidade relativos à constituição de cidadãos e cidadãs críticos(as) e participativos(as) capazes de transformação social e individual. A fundamentação teórica que contribui para a compreensão do tema e do objeto de pesquisa apresenta-se, principalmente, a partir de atividade criadora em Fayga Ostrower e da educação estética em Marly Meira, ao buscar relação com a teoria crítica e a Educação Ambiental transformadora. Abordei a Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, principalmente em Loureiro, através de sua procura por superar a alienação da sociedade que valoriza formas de reprodução do conhecimento e da conservação da realidade. A pesquisa proporcionou enfocar a temática da alienação na contemporaneidade do pensamento de István Mészáros e Ricardo Antunes, como forma de suprir a necessidade de problematizar a realidade historicamente construída. Marx, em seu tempo, reflete muito dos problemas da nossa atualidade e, com o auxílio de Mészáros, é possível problematizar a realidade a partir de sua historicidade, pois ele nos conduz a Marx de forma contextualizada, e seu papel nesta pesquisa é trazer o pensamento marxista à atualidade. Registrei, ainda, a contribuição neomarxista de Hardt e Negri sobre a constituição daquilo que eles denominam Império. Da mesma forma, busquei pesquisar, nessas mídias autodenominadas politicamente independentes, a relação entre atividade criadora e trabalho alienado, bem como suas repercussões socioambientais, como forma de Educação Ambiental não formal, na perspectiva de que tal processo não pode existir sem sujeitos pensantes e a complexidade de suas relações com outros sujeitos e com o mundo.This article addresses the importance of creative activity tensioned to alienated labor, whether in social relations or relations with the environment. In it, I tried to focus on the question of creative activity as a contribution to the political process of work based on the principles of an Environmental Education critical, transformative and emancipatory aimed at overcoming alienation by the proposed post-capitalist society. Brings, as a theory and methodology, a literature review of qualitative content analysis, through analytical and empirical categories, according to Maria Cecilia Minayo of selected articles from newspapers Le Monde Diplomatique Brazil and Brazil in fact. Bring clippings of reality concerning the establishment of critical citizens (as) and participatory (as) capable of individual and social transformation. The theoretical framework that contributes to the understanding of the subject and the object of research is presented, mainly from creative activity Fayga Ostrower and aesthetic education in Marly Meira, to seek relationship with critical theory and environmental education sector. Addressed the critical environmental education, transformative and emancipatory, Loureiro mainly through its demand to overcome the alienation from society that values forms of reproduction and preservation of knowledge of reality. The research provided focus on the theme of alienation in contemporary thought István Mészáros and Ricardo Antunes, as a way to address the need to question the reality historically constructed. Marx, in his time, reflects many of the problems of our modern society and with the aid of Meszaros, you can question the reality from its historicity, because it leads to Marx in a contextualized and its role in this research is to bring Marxist thought to the present. Registered, although the contribution of neo-Marxist Hardt and Negri on the constitution of what they call Empire. Likewise, I tried searching, these self-styled politically independent media, the relationship between creative activity and alienation in work, as well as their social and environmental impact as a form of non-formal environmental education in the expectation that such process can not exist without thinking subjects and complexity their relations with other subjects and the world.Castell, Cleusa Helena Guaita PeraltaPagel, Thaís Guma2021-12-13T19:28:54Z2021-12-13T19:28:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAGEL, Thaís Guma. A atividade criadora como processo político do trabalho: contribuições para uma educação ambiental transformadora. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/9804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-13T19:28:54Zoai:repositorio.furg.br:1/9804Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-13T19:28:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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