Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumann, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10972
Resumo: Um recorte desta pesquisa foi apresentado na I Jornada Científico-Cultural da UNICENTRO (2018) sob o título: “...Eu gosto de meninos e meninas”: gênero e altas habilidades/superdotação. // Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 62-70, Jul./Dez. 2018.
id FURG_881e3e1ec7e069b01e2c6e655e33c333
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10972
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotaçãoDesigualdad de género y altas capacidades/superdotaciónGender inequality and high abilities/giftednessAltas Habilidades/SuperdotaçãoGêneroEducaçãoAltas Habilidades/SuperdotaciónGéneroEducaciónHigh Abilities/GiftednessGenderEducationUm recorte desta pesquisa foi apresentado na I Jornada Científico-Cultural da UNICENTRO (2018) sob o título: “...Eu gosto de meninos e meninas”: gênero e altas habilidades/superdotação. // Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 62-70, Jul./Dez. 2018.Gênero e altas habilidades/superdotação (AH/SD), juntos, é um tema contemporâneos na educação e sociedade. Assim, o objetivo deste texto foi pensar sobre a desigualdade de gênero nas AH/SD. O método foi bibliográfico, a fonte foi o Google Acadêmico e a análise quanti-qualitativa. Os resultados foram que, de mil artigos, 3 foram sobre o tema. Os artigos apontam para que as questões de gênero prejudicam, principalmente, as meninas na identificação da superdotação e, consequentemente, não recebem atendimento educacional especializado. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a qual é influenciada pela heteronormatividade e por crenças pautadas numa ideia específica de racionalidade. Considera-se que discutir gênero é essencial para uma mudança social e que há imensa falta de estudos sobre identidades de gênero na superdotaçãoGénero y altas capacidades/superdotación, juntos, es un tema contemporáneo en la educación y sociedad. Así, el objetivo de este texto fue pensar sobre la desigualdad de género en la superdotación. El método fue bibliográfico, la fuente fue el Google Académico y el análisis fue cuanti-cualitativa. Los resultados fueran que, de mil artículos, 3 fueran sobre el tema. Ellos apuntan para que las cuestiones de género dañan, principalmente, las niñas en la identificación de la superdotación y, por eso, no tienen el atendimiento educacional especializado. Esto apunta para la desigualdad de género, la cual es influenciada por la heteronormatividade y mitos basados en una idea específica de racionalidad. Considerase que discutir género es esencial a un cambio social y que hay grande falta de estudios sobre identidades de género en la superdotación.Gender and high abilities/giftedness, together, are current subjects in education and society. Then the objective of this text was to think about inequality of gender in giftedness. Method was bibliographic, the source was Academic Google and analysis was quantitative and qualitative. Results were, among one thousand papers, 3 was about the subject. They points question around gender damage, especially, girls during identification of giftedness and, because that, they do not have specialized educational service. This points to inequality of gender that is influenced by heteronormativity and some myths based on a specific rationality. It considers to discuss gender is essential to a social change and there is a wide lack of studies about identities of gender.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:17:27Z2023-05-17T22:17:27Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEUMANN, P. Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 62–70, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1097210.14295/de.v6i2.8396porNeumann, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:17:27Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10972Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:17:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
Desigualdad de género y altas capacidades/superdotación
Gender inequality and high abilities/giftedness
title Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
spellingShingle Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
Neumann, Patrícia
Altas Habilidades/Superdotação
Gênero
Educação
Altas Habilidades/Superdotación
Género
Educación
High Abilities/Giftedness
Gender
Education
title_short Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
title_full Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
title_fullStr Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
title_sort Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
author Neumann, Patrícia
author_facet Neumann, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumann, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Altas Habilidades/Superdotação
Gênero
Educação
Altas Habilidades/Superdotación
Género
Educación
High Abilities/Giftedness
Gender
Education
topic Altas Habilidades/Superdotação
Gênero
Educação
Altas Habilidades/Superdotación
Género
Educación
High Abilities/Giftedness
Gender
Education
description Um recorte desta pesquisa foi apresentado na I Jornada Científico-Cultural da UNICENTRO (2018) sob o título: “...Eu gosto de meninos e meninas”: gênero e altas habilidades/superdotação. // Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 62-70, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01
2023-05-17T22:17:27Z
2023-05-17T22:17:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEUMANN, P. Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 62–70, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10972
10.14295/de.v6i2.8396
identifier_str_mv NEUMANN, P. Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 62–70, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8396
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187263571427328