Radiações ionizantes e radiações não ionizantes no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Graciela Sasso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8562
Resumo: A importância de reformular os métodos de ensino e aprendizagem, a necessidade de estabelecer um ensino de qualidade em que os estudantes deixem de ser passivos e se tornem pessoas observadoras e críticas faz-se considerar que uma alternativa é a interligação dos conteúdos com o cotidiano e a utilização dos conceitos prévios dessas pessoas. Este trabalho vem como uma proposta alternativa para trabalhar radiações ionizantes e não ionizantes de uma maneira a relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos trabalhados em sala de aula através de unidades temática, que será entregue em forma de texto. Este trabalho seguirá uma sequência de dez momentos que articulam a organização do ensino e da aprendizagem. Pensou-se em explorar através de analise prévia, com um questionário, sobre o que os alunos do terceiro ano do ensino médio conheciam sobre radiações ionizantes e não ionizantes e quais os aspectos positivos e negativos eles conseguiam relacionar a este tema. Na sequência utilizaram-se como apresentação alguns textos retirados de revistas e internet sobre atualidades e que estavam relacionados com as radiações também foram trabalhadas aulas expositivas, com texto de apoio sobre os conceitos. Na assimilação foram trabalhadas a pesquisa, a organização e apresentação, pelos alunos, sobre assuntos que relacionados às radiações ionizantes, num primeiro momento foram pesquisados assuntos que relatavam aspectos negativos dessas radiações, os assuntos foram: Desastres nucleares mundiais, ênfase em Fukushima, Chernobyl, e Goiânia, no ano de 1987 e Bombas Nucleares, num segundo momento foram tratados os aspectos positivos das radiações ionizantes, foram utilizados os seguintes temas: aparelhos de raios x, esterilização e conservação de materiais através de radiações, tratamentos radiológicos e datação por carbono 14. Pessoas da comunidade falaram sobre temas relacionados a radiações, uma pessoa que trabalha com pacientes que realizam tratamento radiológico e uma física que trabalha com física médica. O trabalho terminou com um relatório realizado pelos alunos sobre as atividades realizadas durante o ano e novamente foi aplicado o questionário para verificar se houve aprendizagem. Como resultado pretendido haverá a elaboração de um material escrito que constará os textos trabalhados, as apresentações e os vídeos utilizados nas aulas que poderá ser utilizado por outros professores de física nas aulas de seminário da Área das Ciências da Natureza.
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Pensou-se em explorar através de analise prévia, com um questionário, sobre o que os alunos do terceiro ano do ensino médio conheciam sobre radiações ionizantes e não ionizantes e quais os aspectos positivos e negativos eles conseguiam relacionar a este tema. Na sequência utilizaram-se como apresentação alguns textos retirados de revistas e internet sobre atualidades e que estavam relacionados com as radiações também foram trabalhadas aulas expositivas, com texto de apoio sobre os conceitos. Na assimilação foram trabalhadas a pesquisa, a organização e apresentação, pelos alunos, sobre assuntos que relacionados às radiações ionizantes, num primeiro momento foram pesquisados assuntos que relatavam aspectos negativos dessas radiações, os assuntos foram: Desastres nucleares mundiais, ênfase em Fukushima, Chernobyl, e Goiânia, no ano de 1987 e Bombas Nucleares, num segundo momento foram tratados os aspectos positivos das radiações ionizantes, foram utilizados os seguintes temas: aparelhos de raios x, esterilização e conservação de materiais através de radiações, tratamentos radiológicos e datação por carbono 14. Pessoas da comunidade falaram sobre temas relacionados a radiações, uma pessoa que trabalha com pacientes que realizam tratamento radiológico e uma física que trabalha com física médica. O trabalho terminou com um relatório realizado pelos alunos sobre as atividades realizadas durante o ano e novamente foi aplicado o questionário para verificar se houve aprendizagem. Como resultado pretendido haverá a elaboração de um material escrito que constará os textos trabalhados, as apresentações e os vídeos utilizados nas aulas que poderá ser utilizado por outros professores de física nas aulas de seminário da Área das Ciências da Natureza.Master's dissertation submitted to the Graduate Program in the Course of Professional Master of Physical Education (MNPEF) as part of the requirements for obtaining the Master's degree in Physical Education.The importance of reformulating the teaching and learning methods, the need for quality education in which students are no longer passive and become observant people and critics do consider that an alternative is the interconnection of content with daily life and the use of previous concepts of these people. This work comes as an alternative proposal to work ionizing and non-ionizing a way to relate daily facts with the contents worked in the classroom through thematic units, which will be delivered in text form. This work will follow a sequence of ten times that articulate the organization of teaching and is learning. thought on exploring through minimum prior analysis with a questionnaire on the students of the third year of high school knew about ionizing and non-ionizing and which positive and negative aspects they could relate to this topic. Following it is used to display some texts taken from magazines and internet on updates and were related to the radiation lectures were also worked, with supporting text on the concepts. Assimilation were worked research, organization and presentation by students on issues related to ionizing radiation, at first were surveyed subjects who reported negative aspects of these radiations, the issues were: global nuclear disasters, emphasis in Fukushima, Chernobyl, and Goiânia, in 1987 and nukes, second the positive aspects of ionizing radiation were treated the following subjects were used: x-ray apparatus, sterilization and storage of materials through radiation, radiological treatments and carbon-14 dating. People in the community have talked about issues related to radiation, a person who works with patients undergoing radiologic treatment and a physicist working with medical physics. The work terminoucom a report carried out bystudents on activities undertaken during the year and again the questionnaire was applied to check whether there was learning. As intended result will be the development of a written material which will include the worked texts, presentations and videos used in classes that can be used by other physics teachers in seminary classes Area of Natural Sciences.Dytz, Aline GuerraFiuza, Graciela Sasso2020-04-07T16:11:59Z2020-04-07T16:11:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIUZA, Graciela Sasso. Radiações ionizantes e radiações não ionizantes no ensino médio.2016. 105 f.Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de estatística, matemática e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T16:12:00Zoai:repositorio.furg.br:1/8562Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T16:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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