Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Raquel Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8453
Resumo: A dinâmica de metamorfose de um agrupamento social analógico para o digital levou os profissionais da educação a muitas indagações sobre qual a melhor forma do sistema educacional avançar e acompanhar esse processo. Nesse percurso surgiu o modelo inovador de ensino, com uma prática orientada ao universo discente, apoiado por infraestruturas do tipo pedagógica, física e tecnológica. Os propósitos do método contemporâneo são o desenvolvimento do protagonismo, do trabalho colaborativo e da autonomia, por meio da personalização do processo instrutivo, concebendo, assim, um aluno apto para as competências da sociedade do século XXI. Este trabalho apresenta um framework conceitual como estratégia computacional para a construção de interfaces persuasivas educacionais. Utiliza elementos da computação e da psicologia, que baseados em estratégias emotivas de interface, induzem o usuário a consumir determinado conteúdo involuntariamente. Baseia-se na pesquisa exploratória e descritiva. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi utilizado para validação do framework conceitual desenvolvido, através da análise de sua interface de acordo com as recomendações de persuasão. Após a análise foi construído um protótipo do Moodle FURG persuasivo, no qual alguns usuários da plataforma interagiram e elencaram suas impressões. A solução apresentada denota que a interação explorada a partir das técnicas de indução, de acordo com as habilidades, necessidades e interesses pode transformar a realidade educacional, tornando a vida estudantil mais atrativa e aplicável.
id FURG_89cce169f483c7e24617deb3c144fb42
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8453
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensinoConceptual framework for the construction of educational persuasive interfaces : computational strategy in the innovative teaching modelEnsinoModelo inovador de ensinoEnsino inovadorInterfaces persuasivasEstratégias de ensinoEstratégias computacionais educacionaisTeachingInnovative teaching modelInnovative teachingPersuasive interfacesTeaching strategiesEducational computational strategiesA dinâmica de metamorfose de um agrupamento social analógico para o digital levou os profissionais da educação a muitas indagações sobre qual a melhor forma do sistema educacional avançar e acompanhar esse processo. Nesse percurso surgiu o modelo inovador de ensino, com uma prática orientada ao universo discente, apoiado por infraestruturas do tipo pedagógica, física e tecnológica. Os propósitos do método contemporâneo são o desenvolvimento do protagonismo, do trabalho colaborativo e da autonomia, por meio da personalização do processo instrutivo, concebendo, assim, um aluno apto para as competências da sociedade do século XXI. Este trabalho apresenta um framework conceitual como estratégia computacional para a construção de interfaces persuasivas educacionais. Utiliza elementos da computação e da psicologia, que baseados em estratégias emotivas de interface, induzem o usuário a consumir determinado conteúdo involuntariamente. Baseia-se na pesquisa exploratória e descritiva. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi utilizado para validação do framework conceitual desenvolvido, através da análise de sua interface de acordo com as recomendações de persuasão. Após a análise foi construído um protótipo do Moodle FURG persuasivo, no qual alguns usuários da plataforma interagiram e elencaram suas impressões. A solução apresentada denota que a interação explorada a partir das técnicas de indução, de acordo com as habilidades, necessidades e interesses pode transformar a realidade educacional, tornando a vida estudantil mais atrativa e aplicável.The dynamics of metamorphosis from an analogical to digital social grouping led education professionals to many inquiries about how the best way for the education system to move forward and follow that process. In this course the innovative model of teaching emerged, with a practice oriented to the student universe, supported by infrastructures of the pedagogical, physical and technological type. The purposes of the contemporary method are the development of protagonism, collaborative work and autonomy, through the customization of the instructional process, thus conceiving a student fit for the competencies of XXI century society. This work presents a conceptual framework as a computational strategy for the construction of persuasive educational interfaces. It uses elements of computation and psychology, which based on emotive interface strategies, induce the user to consume certain content involuntarily. It is based on exploratory and descriptive research. The Moodle virtual learning environment of the Federal University of Rio Grande (FURG) was used to validate the conceptual framework developed, through the analysis of its interface according to the recommendations of persuasion. After the analysis was built a prototype Moodle FURG persuasive, in which some users of the platform interacted and listed their impressions. The presented solution shows that the interaction explored from the techniques of induction, according to the abilities, needs and interests can transform the educational reality, making student life more attractive and applicable.Barwaldt, ReginaLeite, Raquel Machado2020-03-26T22:02:51Z2020-03-26T22:02:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Raquel Machado. Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-03-26T22:02:51Zoai:repositorio.furg.br:1/8453Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-03-26T22:02:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
Conceptual framework for the construction of educational persuasive interfaces : computational strategy in the innovative teaching model
title Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
spellingShingle Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
Leite, Raquel Machado
Ensino
Modelo inovador de ensino
Ensino inovador
Interfaces persuasivas
Estratégias de ensino
Estratégias computacionais educacionais
Teaching
Innovative teaching model
Innovative teaching
Persuasive interfaces
Teaching strategies
Educational computational strategies
title_short Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
title_full Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
title_fullStr Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
title_full_unstemmed Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
title_sort Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino
author Leite, Raquel Machado
author_facet Leite, Raquel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barwaldt, Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Raquel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Modelo inovador de ensino
Ensino inovador
Interfaces persuasivas
Estratégias de ensino
Estratégias computacionais educacionais
Teaching
Innovative teaching model
Innovative teaching
Persuasive interfaces
Teaching strategies
Educational computational strategies
topic Ensino
Modelo inovador de ensino
Ensino inovador
Interfaces persuasivas
Estratégias de ensino
Estratégias computacionais educacionais
Teaching
Innovative teaching model
Innovative teaching
Persuasive interfaces
Teaching strategies
Educational computational strategies
description A dinâmica de metamorfose de um agrupamento social analógico para o digital levou os profissionais da educação a muitas indagações sobre qual a melhor forma do sistema educacional avançar e acompanhar esse processo. Nesse percurso surgiu o modelo inovador de ensino, com uma prática orientada ao universo discente, apoiado por infraestruturas do tipo pedagógica, física e tecnológica. Os propósitos do método contemporâneo são o desenvolvimento do protagonismo, do trabalho colaborativo e da autonomia, por meio da personalização do processo instrutivo, concebendo, assim, um aluno apto para as competências da sociedade do século XXI. Este trabalho apresenta um framework conceitual como estratégia computacional para a construção de interfaces persuasivas educacionais. Utiliza elementos da computação e da psicologia, que baseados em estratégias emotivas de interface, induzem o usuário a consumir determinado conteúdo involuntariamente. Baseia-se na pesquisa exploratória e descritiva. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi utilizado para validação do framework conceitual desenvolvido, através da análise de sua interface de acordo com as recomendações de persuasão. Após a análise foi construído um protótipo do Moodle FURG persuasivo, no qual alguns usuários da plataforma interagiram e elencaram suas impressões. A solução apresentada denota que a interação explorada a partir das técnicas de indução, de acordo com as habilidades, necessidades e interesses pode transformar a realidade educacional, tornando a vida estudantil mais atrativa e aplicável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-26T22:02:51Z
2020-03-26T22:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Raquel Machado. Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8453
identifier_str_mv LEITE, Raquel Machado. Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187232709738496