Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Deivid da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11456
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_8d384eea88cde7a2e0de23b7a6aed31c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11456
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em QuadrinhosEnsino de História"Espelhos de Príncipe"MaquiavelVoltaireHistória em Quadrinhos (HQ)History Teaching"Prince's Mirrors"MachiavelliVoltaireComics (HQ)Dissertação (mestrado)Os "Espelhos de Príncipe" foram manuais difundidos dos séculos XIII ao XVIII na Europa, principalmente na Itália e na França. Através deles, eram ditadas as formas de conduta que os Príncipes deveriam seguir para exercer um bom governo. Maquiavel, com sua obra "O Príncipe", e Voltaire, com sua obra "A Princesa de Babilônia", foram os principais expoentes dessa forma de pensar seus governos. Com base na teoria de Jörn Rüsen sobre consciência histórica, no sentido de que só se aprende a história a experienciando, surgiu a seguinte questão: como poderei dar a oportunidade de o aluno, do 1° e do 2° ano do Ensino Médio, experienciar esse passado em que Maquiavel e Voltaire expressaram suas ideias de como deveriam agir seus governantes para garantir um bom governo? Nessa perspectiva, busquei unir ensino de História e História em Quadrinhos (HQ) a partir de uma didática da História que possibilite ao aluno experienciar esses rastros do passado, já que, nos últimos anos, as HQs vêm adentrando com força no meio escolar e se tornando uma fonte não só de entretenimento, mas também de pesquisa histórica. E é nesse sentido que apresento como produto uma HQ, por meio de uma linguagem mais atrativa, e um manual, que é o próprio TCM, o qual irá auxiliar o professor para apresentar as ideias de Maquiavel e Voltaire aos seus alunos.The "Mirrors of Prince" were manuals disseminated from the 13th to the 18th centuries in Europe, mainly in Italy and France. Through them, the forms of conduct that the princes should follow to exercise a good government were dictated. Machiavelli, with his work "The Prince", and Voltaire, with his work "The Princess of Babylon", were the main exponents of this way of thinking in their governments. Based on Jörn Rüsen's theory of historical awareness, in the sense that history is only learned by experiencing it, the following question arose: how can I give the opportunity for the 1st and 2nd year of high school student to experience this past in which Machiavelli and Voltaire expressed their ideas of how their rulers should act to ensure a good government? From this perspective, I sought to unite the teaching of History and History in Comics (Comic) from didactics of History that allows the student to experience these traces of the past, since, in recent years, the comics have been entering the school environment with force and making it a source not only for entertainment but also for historical research. And it is in this sense that I present as a product a comic, through a more attractive language, and a manual, which is the TCM itself, which will help the teacher to present the ideas of Machiavelli and Voltaire to their students.Cardozo, José Carlos da SilvaTrindade, Deivid da Costa2024-02-15T02:44:00Z2024-02-15T02:44:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTRINDADE, Deivid da Costa. Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-15T02:44:01Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11456Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-15T02:44:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
title Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
spellingShingle Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
Trindade, Deivid da Costa
Ensino de História
"Espelhos de Príncipe"
Maquiavel
Voltaire
História em Quadrinhos (HQ)
History Teaching
"Prince's Mirrors"
Machiavelli
Voltaire
Comics (HQ)
title_short Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
title_full Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
title_fullStr Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
title_full_unstemmed Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
title_sort Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos
author Trindade, Deivid da Costa
author_facet Trindade, Deivid da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardozo, José Carlos da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Deivid da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
"Espelhos de Príncipe"
Maquiavel
Voltaire
História em Quadrinhos (HQ)
History Teaching
"Prince's Mirrors"
Machiavelli
Voltaire
Comics (HQ)
topic Ensino de História
"Espelhos de Príncipe"
Maquiavel
Voltaire
História em Quadrinhos (HQ)
History Teaching
"Prince's Mirrors"
Machiavelli
Voltaire
Comics (HQ)
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-02-15T02:44:00Z
2024-02-15T02:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, Deivid da Costa. Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11456
identifier_str_mv TRINDADE, Deivid da Costa. Os "Espelhos de Príncipes" em Maquiavel e Voltaire e o ensino de História por meio da História em Quadrinhos. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187240900165632