Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marco Aurélio de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10858
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 577-593, Jan./Jun. 2020.
id FURG_8d6c9fce308e503cd09de3eb30d97189
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10858
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolutionEscuela, género y abjección: desarrollos de la alegoría en animación X-Men: evoluciónSchool, gender and abjection: developments from the allegory in animation X-Men: evolutionX-MenGêneroAbjeçãoEscolaGéneroAbyecciónEscuelaGenderAbjectionSchoolRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 577-593, Jan./Jun. 2020.Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças, jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil. No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso no processo de aprendizagem. No que diz respeito à sexualidade, em especial a aquelas dissidentes da cisheteronormatividade, há poucos heróis que tratam esse assunto de forma explícita. Tal abordagem muitas vezes se dá sob a forma de alegorias. É o caso dos X-men que foram concebidos por Stan Lee como uma alegoria de minorias sociais da vida real. Esse artigo tem como proposta discutir, a partir do conceito de abjeção, como os mutantes são uma alegoria da vivência de alunos LGBTQI+ na escola através da série animada X-men: Evolution. Acreditamos que os X-men possam vir a ser um instrumento importante para educadores trabalharem a questão da homofobia e transfobia em sala de aula.Los superhéroes a lo largo de los años se han consagrado como entretenimiento para niños, jóvenes y adultos, a menudo con prejuicios contra la cultura inútil. Sin embargo, algunos educadores han abogado por su uso en el proceso de aprendizaje. Con respecto a la sexualidad, especialmente aquellos que disienten de la cisheteronormatividad, hay pocos héroes que aborden este tema explícitamente. Tal enfoque a menudo toma la forma de alegorías. Este es el caso de los X-men que fueron concebidos por Stan Lee como una alegoría de las minorías sociales de la vida real. Este artículo tiene como objetivo discutir, basado en el concepto de abyección, cómo los mutantes son una alegoría de la experiencia de los estudiantes LGBTQI + en la escuela a través de la serie animada X-men: Evolution. Creemos que los X-men pueden convertirse en una herramienta importante para que los educadores trabajen en la homofobia y la transfobia en el aula.Superheroes over the years have consecrated themselves as entertainment for children, young people and adults, often being prejudiced against useless culture. However, some educators have advocated its use in the learning process. With regard to sexuality, especially those dissenting from cisheteronormativity, there are few heroes who address this issue explicitly. Such an approach often takes the form of allegories. This is the case of the X-men that were conceived by Stan Lee as an allegory of real-life social minorities. This article aims to discuss, based on the concept of abjection, how mutants are an allegory of the experience of LGBTQI + students at school through the animated series X-men: Evolution. We believe that X-men can become an important tool for educators to work on homophobia and transphobia in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-18T01:32:47Z2023-04-18T01:32:47Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, M. A.; RIBEIRO, P. R. M. Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men Evolution. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 577–593, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11366. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11366. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085810.14295/de.v8i1.11366porCarvalho, Marco Aurélio deRibeiro, Paulo Rennes Marçalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-18T01:32:48Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10858Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-18T01:32:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
Escuela, género y abjección: desarrollos de la alegoría en animación X-Men: evolución
School, gender and abjection: developments from the allegory in animation X-Men: evolution
title Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
spellingShingle Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
Carvalho, Marco Aurélio de
X-Men
Gênero
Abjeção
Escola
Género
Abyección
Escuela
Gender
Abjection
School
title_short Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
title_full Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
title_fullStr Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
title_full_unstemmed Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
title_sort Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution
author Carvalho, Marco Aurélio de
author_facet Carvalho, Marco Aurélio de
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author_role author
author2 Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marco Aurélio de
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv X-Men
Gênero
Abjeção
Escola
Género
Abyección
Escuela
Gender
Abjection
School
topic X-Men
Gênero
Abjeção
Escola
Género
Abyección
Escuela
Gender
Abjection
School
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 577-593, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-18T01:32:47Z
2023-04-18T01:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, M. A.; RIBEIRO, P. R. M. Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men Evolution. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 577–593, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11366. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11366. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10858
10.14295/de.v8i1.11366
identifier_str_mv CARVALHO, M. A.; RIBEIRO, P. R. M. Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men Evolution. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 577–593, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11366. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11366. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11366
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187233792917504